Javascript não suportado Orçamento cidadão
Início

Propostas para a Subprefeitura Lapa

População: 507.154

Área: 40,1 km²

Etapa atual

Monitoramento

Mais informações da Subprefeitura

A Subprefeitura Lapa apresenta uma densidade de 0,013 habitantes por m². São 177.145 domicílios em seu território, sendo que 1,52% deles estão localizados em favelas (2017). Seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0,768 (2010). Para cada pessoa em idade ativa, há 0,78 empregos formais nesta Subprefeitura (2016). Você pode acessar mais informações sobre esta Subprefeitura e seus distritos acessando seus Planos Regionais, aqui e aqui.

*Dados disponíveis em ObservaSampa

Não eleita

Reforma de escolas do bairro

10/07/2020  •  admin  •  Lapa

Reforma escolas, principalmente a EMEF Dilermando Dias dos Santos na Leopoldina
Nenhum apoio
Não eleita

Atendimento às demandas habitacionais das comunidades no entorno da Água Branca

10/07/2020  •  admin  •  Lapa

Atendimento das populações das comunidades da Água Branca e continuação da Rua Quirino dos Santos/Rua Rubens Porta Nova, com a construção de moradia na própria região.
Nenhum apoio
Não eleita

Melhores condições e papel mais ativo das bibliotecas e Centros de Informática

10/07/2020  •  admin  •  Lapa

Acho que as bibliotecas deveriam ter um papel mais forte na Educação. Mais participação dos alunos de escolas públicas nos Centros de Informática, por exemplo. As bibliotecas precisam fazer parcerias com as UBS para cederem espaço para fisioterapias e terapias de modo geral. Além de oferecerem mais cursos para população de baixa renda. Atualmente são espaços ociosos.
Nenhum apoio
Inviável
Eleita

Usar prédios e hotéis abandonados para Centros de Acolhimento e Assistência

10/07/2020  •  admin  •  Lapa

Que seja aproveitado os prédios e hotéis abandonados, na zona oeste, para criar/fundar Centros de Acolhimentos e Atendimento, para cidadaões com baixa condição social, como os moradores de rua. Esta proposta tem por finalidade re-incluir, preparar miilhares de pessoas na cidade São Paulo para serem úteis à sociedade. Neste Centro deve haver oficinas profissionalizantes, cursos de alfabetização, espaço cultural, de lazer esporte, apoio para os atendimentos no que se refere a atenção básica aos cidadãos. A proposta está sendo feita por Maria Ester Xavier Pereira do Valle, Conselheira e cidadã na Lapa, com proposito de aplicação inicial na zona oeste (Lapa) , mas propomos que seja expandido para as demais zonas de São Paulo.
Nenhum apoio
Não eleita

Criação de hortas urbanas para conversão de sobras de podas em adubo

10/07/2020  •  admin  •  Lapa

Uma reportagem foi exibida pela TV câmara de São Paulo a respeito de um projeto de hortas urbanas em terrenos ociosos da cidade, a cargo de uma subprefeitura em parceria com associações, cooperativas e sobretudo uma empresa municipal que converte as sobras de podas das árvores da cidade em adubo (https://www.youtube.com/watch?v=NfEM6biWbSs). Esse projeto é importante em múltiplos sentidos. Gera renda e emprego aquecendo a economia da cidade a partir de um relarivamente baixo investimento, além de contribuir para a segurança e saúde alimentar, a redução de custos para o consumidor e para a administração pública (essa produção poderia abastecer as escolas e demais repartições públicas por exemplo), a educação e equilíbrio ambiental. O projeto faz cumprir a lei da função social da propriedade, ao mesmo tempo. O potencial de ganho de escala é enorme, se houver um esforço conjunto em toda subprefeitura por reproduzir o caso mostrado em reportagem, organizando os interessados em produzir e cuidando de todas as fases integradas da cadeia de produção, do fornecimento de sementes ao local da cidade em que se instalarão novas feiras.
Nenhum apoio
Viável
Eleita

Atendimento às demandas habitacionais das comunidade da região

10/07/2020  •  admin  •  Lapa

Ponte do Remédio mais de 400 famílias para comunidade Humaitá PIU VLVL - habitação para mais de 850 famílias das comunidades: Linha, Nove e Cingapura Madeirite Comunidade da Água Branca - mais de 1000 famílias das comunidades do Sapo e Aldeinha esperando Comunidade Jaguaré - Precisa urgente de um programa de Habitação
Nenhum apoio
Não eleita

Implantação de viela sanitária localizada entre as ruas Rifaína e Mundo Novo

10/07/2020  •  admin  •  Lapa

Prezad@s, venho por este meio solicitar encarecidamente que sejam alocados recursos para a zeladoria de uma viela sanitária abandonada pelos setor público, ao qual já existem inúmeros casos de enchentes com graves acidentes que ocorrem constantemente. Trata-se de uma viela sanitária localizada entre as rua Rifaina (entre os números 288 e 292) e Mundo Novo/Praça Barão de São Borja, que nas últimas décadas foi ocupada irregularmente, com construções e falta de manutenção. Um caso emblemático ocorreu no ano imóvel da Praça Barão de São Borja, 86/85A, quando a viela foi entupida por lixo e um muro caiu na residência, por conta da força da água represada, situação que quase levou a morte dos moradores deste imóvel. A defesa civil foi acionada nesse momento, salvando uma senhora idosa. A orientação é que seja feita uma avaliação/análise técnica do terreno onde a viela sanitária está a céu aberto, e seja feita uma obra de minimização/contenção dos riscos iminentes a cada temporada de chuvas. Além da não manutenção e fiscalização da viela citada, pesa o fato de que todo fluxo das águas pluviais e do descarte de águas dos prédios da rua Rifaina, recaem sobre essa viela. Além disso, com o fluxo das águas, todo lixo deixado na rua nos dias de coleta, são arrastados para a viela, o que causa o entupimento e torna o local propício para o aparecimento de agentes de doenças, como ratos e escorpiões.
Nenhum apoio
Não eleita

Revitalização de vielas e travessas do bairro

10/07/2020  •  admin  •  Lapa

Revitalizar as vielas e travessas da lapa. Manutenção, vias e corrimãos.
Nenhum apoio
Não eleita

Implantação de programas em Educação Alimentar e Agricultura Familiar

10/07/2020  •  admin  •  Lapa

1- Implantar, fazer cumprir e expandir os programas voltados para SAN na região:- Feiras livres com disponibilidade de venda de produtos da agricultura familiar e agroecológica, - Sacolões municipais, - Centros de Referência em SAN- CRESANs, - Escola- estufa,- Banco de Alimentos,- Restaurantes Populares,- Hortas 1.1 Ativação e fomento das Escola-Estufas (para produção, divulgação e distribuição de mudas e ensino de horticultura), 1.2 Incentivo/Subsídio aos orgânicos nos mercados municipais e feiras livres da Lapa para maior acesso da população, 1.3 Estabelecer mecanismos para diminuição do desperdício de alimentos na comercialização e transporte, em feiras públicas, supermercados, mercados e etc, utilizando-se de medidas educativas e punitivas, 1.4 Destinar recursos para institucionalizar Restaurantes Populares, de preferência de base agroecológica como Política Pública de atenção aos grupos em situação de Insegurança Alimentar e Nutricional nos territórios 2 - Institucionalizar como item de orçamento a Implantação de cozinha comunitária no Mercado da Lapa nas bases do Programa de fomento “Cozinhando pela Vida” 3 -Ampliar e fortalecer com força de trabalho e recursos orçamentários, o PROAURP (Programa de agricultura Urbana e Periurbana), 4 - Facilitar o acesso ao alimento orgânico e da agricultura familiar nos terminais modais de transporte coletivo, 5 - Rever a proposta de transferência - saída do CEAGESP da Leopoldina considerando a questão socioambiental e a segurança alimentar, dentro de um processo participativo e transparente de consulta pública com a comunidade 6 - Promover campanhas de educação para a população conhecer os canais e espaços de denúncia de violações ao Direito Humano à Alimentação Adequada - DHAA, 7 - Criar rede de comunicação virtual sobre temas de SAN no município Instituir Programa de Parcerias de projetos/pesquisas sobre SAN, entre Instituições de ensino Técnico e Superior e Poder Público na região
Nenhum apoio
Não eleita

Mais investimento nos equipamento sociais (CREAS e CRAS)

10/07/2020  •  admin  •  Lapa

Manutenção de todos os CRAS e CREAS e investimento do orçamento em profissionais capacitados para atuarem nesses espaços de acolhimento e orientação a pessoas em situaçao de vulnerabilidade social e psiquica! Atendimento personalizado aos doentes mentais (sem hipótese alguma reabertura de manicômios) e às crianças e jovens vítimas de violências diversas. Contrataçao de profissionais que façam treinamento com os funcionários sobre violações de Direitos Humanos.
Nenhum apoio
Voltar para o Início