Javascript não suportado Orçamento cidadão

Participe+

Início

Propostas para a Subprefeitura Mooca

População: 359.019

Área: 35,2 km²

Etapa atual

Monitoramento

Mais informações da Subprefeitura

A Subprefeitura Mooca apresenta uma densidade de 0,01 habitantes por m². São 125.828 domicílios em seu território, sendo que 0,93% deles estão localizados em favelas (2017). Seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0,869 (2010). Para cada pessoa em idade ativa, há 0,91 empregos formais nesta Subprefeitura (2016). Você pode acessar mais informações sobre esta Subprefeitura e seus distritos acessando seus Planos Regionais, aqui e aqui.

*Dados disponíveis em ObservaSampa

Não eleita

Implantação total do Parque Vila Ema

10/07/2020  •  admin  •  Mooca

Incluir o Parque Vila Ema neste plano. Apesar de feito uma boa parte, restam ainda resguardar as áreas protegidas e limpeza para que não se deteriore.
Nenhum apoio
Não eleita

Construção de locais recreativos em áreas públicas (exemplo Pq. Sampaio Moreira)

10/07/2020  •  admin  •  Mooca

Destinar verba para a construção de quadras e parquinhos (playground) em praças e áreas públicas, além de bancos, bebedouros e banheiros públicos próximo desses equipamentos.

Criação de atividades culturais aos finais de semana e à noite em praças e áreas públicas.

Reinício do programa Ruas Abertas, com gestão da Prefeitura, com o bloqueio de vias para os veículos motorizados e a abertura de vias para pedestres e ciclistas, com incentivo às atividades físicas.

Sugiro que parte da verba da subprefeitura seja destinada para a reforma e instalação de equipamentos de ginástica ('academia ao ar livre') e bebedouros em praças e calçadas, além da reforma de quadras em áreas públicas e eventos culturais e esportivos como o antigo Programa Ruas Abertas.

Fazer acalmamento de tráfego próximo de praças e parques com a ampliação das calçadas, estrangulamento de vias, criação de travessias de pedestres elevadas, instalação de lombadas e redução das velocidades. É urgente que se dê uma destinação ao C. E. E. Brigadeiro Eduardo Gomes (Parque Sampaio Moreira) "candidato" a CEU Carrão.

Em 2016 as obras foram iniciadas e logo interrompida. A partir de então, equipamentos usados na obra foram roubados, o entulho ficou acumulado e as edificações pela metade estão abandonadas, a piscina foi desfeita.

Seja o que for feito no local, precisa ser feito logo.

Estranho tornarem um espaço público que era intensamente utilizado para a prática de esporte e artes, por famílias com crianças e passeios com cães ao lado da estação do metrô Carrão, em um lugar abandonado.

Nenhum apoio
Não eleita

Incentivo à agricultura familiar pela compra da produção destes agricultores

10/07/2020  •  admin  •  Mooca

São Paulo ganhou o Mayor's Challenge da Bloomberg com a sua iniciativa de mapeamento dos pequenos agricultores urbanos. Durante a pandemia de Corona e na recuperação em 2021 a prefeitura deveria comprar a produção destes agricultores, garantindo renda e cadeia de produção, contratar essa horda de entregadores (com direitos assegurados e sem pagar por entrega, o que incentiva a pressa e a direção perigosa) atualmente presos no subemprego, contratar pequenos restaurantes para processar, cozinhar e embalar a comida, e deveria distribuir estes alimentos de graça para as pessoas em quarentena, em grupos de risco e de desempregadas/baixa renda, para garantir que estas pessoas fiquem bem e em casa, isoladas e garantindo que não propaguem o vírus.

Incentivar que os feirantes e mercados ofereçam produtos produzidos na cidade de São Paulo com redução de impostos, criar e organizar feiras de orgânicos em todos distritos da cidade, sobretudo fora do Centro Expandido.

Incentivar pequenos mercados e lojas de bairro a comercializar bens orgânicos e alimentos saudáveis com parcerias com produtores da região metropolitana de São Paulo.

Criar e organizar mais feiras de orgânicos em todos distritos da subprefeitura.

Liberar os cidadãos para que eles plantem hortas em canteiros de calçada, jardins públicos, canteiros centrais de vias, praças e parques.

Destinar parte da verba para que todas escolas da rede municipal criem hortas em suas áreas internas para ensinar às crianças sobre educação alimentar e possibilitar a distribuição do que for colhido entre funcionários, alunos, suas famílias e vizinhos.

Nenhum apoio
Inviável
Eleita

Implantação de UBS/AMA na Subprefeitura

10/07/2020  •  admin  •  Mooca

Solicitação referente ao previsto no DEMONSTRATIVO DOS PROGRAMAS E AÇÕES ANEXO II DA LEI Nº 16.773/2017:

AÇÃO 9656 - E196 - CONSTRUÇÃO DE AMA NO BAIRRO DO TATUAPÉ, EM PARTE DA ÁREA DO PARQUE DO TATUAPÉ ENTRE AS RUAS SÃO FELIPE, SANTA ELVIRA E AV.CONDESSA ELIZABETH DE ROBIANO. Aparelhamento para fisioterapia na UBS Belém, Av. Ceslo Garcia

Construção de UBS Parque São Jorge. Fazer uma UBS e Hospital na Vila Invernada

Nenhum apoio
Não eleita

Mais vagas em escolas de ensino fundamental I e II e em creches noturnas

10/07/2020  •  admin  •  Mooca

Dobrar o numero de salas para diminuir o numero de alunos por metro quadrado. Toda pesquisa em educação aponta que esse fator é um dos mais relevantes que influenciam na qualidade do aprendizado. Há duas formas de faze-lo: ou duplica-se o numero de escolas, ou se cria um novo ciclo de horários para usar as salas já existentes. Em qualquer cenário, será necessário aumentar o número de professores da rede. Mais vagas em escolas de ensino fundamental I e II e em creches noturnas para as mães que trabalham nos comércios, shoppings até 23h00
Nenhum apoio
Não eleita

Construção de Habitação de Interesse Social e Moradia Popular na subprefeitura

10/07/2020  •  admin  •  Mooca

Necessário criar políticas de construção de HIS e HMP na subprefeitura. Há muitos terrenos vagos e ociosos, e o IPTU Progressivo e os decretos de Parcelamento, Edificação e Uso Compulsórios devem ser aplicados na subprefeitura para evitar a especulação e espaços vazios, favorecendo a retomada econômica e aliviando aluguéis. O perímetro de aplicação da PEUC e IPTU Progressivo precisa incluir toda esta subprefeitura, principalmente junto aos corredores de transporte coletivo. Prefeitura precisa regulamentar o Plano Municipal de Habitação, inclusive a modalidade de Aluguel Social. Tem terrenos públicos e terrenos vazios aqui que precisam receber recursos para receber moradia, tanto na modalidade Moradia para Aquisição, quanto de Aluguel Social. Destinar verba para construção de habitação aqui. Criação de um canal de denúncias de fácil acesso para que moradores possam denunciar problemas de acessibilidade ou descumprimento das normas do código de obras e edificações para a prefeitura, preferencialmente pelo 156, de forma anônima para que os moradores de aluguel não sofram retalhação dos proprietários. Fiscalização de acessibilidade internas, calçadas e bicicletários em todas obras em andamento ou que sejam aprovadas pela Prefeitura e órgãos públicos municipais para que todas construções sigam os padrões exigidos. Utilização da verba de compensação viária para a ampliação e reforma de calçadas, implantação de ciclovias, implantação de faixas de ônibus, melhorias em pontos e terminais de ônibus, implantação de bicicletários públicos, etc para melhor qualificar os locais de habitação com uma cidade voltada para pessoas. Exigir que todas construções novas, ampliadas e/ou reformadas incluam bicicletários de fácil acesso nos quais as bicicletas devem permanecer com as duas rodas no chão. Remanejamento da comunidade do Esmaga Sapo, localizada na Rua Santo Antônio do Pinhal
Nenhum apoio
Não eleita

Reforma da galeria localizada na Av. Celso Garcia ao lado do nº 3200

10/07/2020  •  admin  •  Mooca

Reforma da galeria localizada na Av. Celso Garcia ao lado do nº 3200 e do Hipermercado CARREFOUR
Nenhum apoio
Inviável
Eleita

Obras de saneamento na rede fluvial em ruas e córregos do bairro

10/07/2020  •  admin  •  Mooca

Obras na rede fluvial da Rua Urumajó, Rua Icaraí X Rua Raul da Rocha Medeiros, que estão assoreando

Galeria fluvial da Rua Santa Terezinha e Rua Arnaldo Cintra

Canalização do córrego e galerias fluviais da Rua do Tatuapé

Rede de esgoto na Rua Cirino de Abreu

Nenhum apoio
Não eleita

Mais verba para os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS e CREAS)

10/07/2020  •  admin  •  Mooca

Destinar mais verba para os Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e os Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), além de aumentar a quantidade de funcionários através de concurso público e tornar as relações dos funcionários mais próximas das pessoas atendidas por eles._x000D_ Fazer acalmamento de tráfego próximo dos CRAS e CREAS com a ampliação das calçadas, estrangulamento de vias, criação de travessias de pedestres elevadas, instalação de lombadas e redução das velocidades.
Nenhum apoio
Não eleita

Aumentar os investimentos em iluminação pública, por exemplo na Vila Invernada

10/07/2020  •  admin  •  Mooca

Aumentar os investimentos em iluminação pública. Reforçar a iluminação de LED. Criar postes de iluminação especificamente na altura dos pedestres, iluminando mais as pessoas que circulam à noite do que os carros (que já tem farol próprio).

Instalar iluminação LED em vielas, escadarias, calçadas, becos, travessas, passarelas e ciclovias/ciclofaixas.

Aumentar programas de policiamento comunitário da Guarda Civil Metropolitana em contato com moradores, participação em eventos, palestras e mais rondas a pé e de bicicleta.

Aumentar a presença da Defesa Civil em escolas, clubes, associações de bairros e outras organizações para conscientizar a população de áreas mais vulneráveis e com histórico de desastres naturais (como enchentes, deslizamentos de terra, etc).

Aumentar a presença de guardas civis nas ruas de forma amigável, criando relacionamento com as comunidades.Sugiro que parte da verba da subprefeitura seja destinada para a implantação de iluminação em praças, calçadas, passarelas, vielas e escadarias.

Instalar mais câmeras em áreas com histórico de violência, vandalismo e atropelamentos/colisões de veículos.

Instalar iluminação de LED em áreas com histórico de violência, vandalismo e atropelamentos/colisões de veículos, priorizando as calçadas, travessias de pedestres, escadarias, travessas, passarelas e ciclovias. Na Vila Invernada precisa Iluminar as ruas, poda das árvores e limpeza da Praça na Rua Capitão Lorena que está abandonada e precisando revitalização e uma Caçamba com Tampa (lixeira) na praça.

Nenhum apoio
Voltar para o Início