Javascript não suportado Orçamento cidadão
Início

Propostas para a Subprefeitura Pirituba/Jaraguá

População: 591.255

Área: 54,7 km²

Etapa atual

Monitoramento

Mais informações da Subprefeitura

A Subprefeitura Pirituba/Jaraguá apresenta uma densidade de 0,011 habitantes por m². São 190.996 domicílios em seu território, sendo que 8,92% deles estão localizados em favelas (2017). Seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0,787 (2010). Para cada pessoa em idade ativa, há 0,14 empregos formais nesta Subprefeitura (2016). Você pode acessar mais informações sobre esta Subprefeitura e seus distritos acessando seus Planos Regionais, aqui e aqui.

*Dados disponíveis em ObservaSampa

Não eleita

Criar jardins de chuva no viário, para reter a chuva e diminuir as enchentes

10/07/2020  •  admin  •  Pirituba/Jaraguá

Criar jardins de chuva no viário, principalmente removendo vagas de estacionamento de locais alagáveis ou por onde a água escoa para os fundos de vale, de forma a reter essa chuva e diminuir as enchentes
Nenhum apoio
Não eleita

Cartão Merenda para os alunos de escola pública, mesmo após a quarentena

10/07/2020  •  admin  •  Pirituba/Jaraguá

Importante que i Cartão Merenda seja distribuído para todos os alunos de escola pública, sem exceção, com recursos para todos no período de Quarentena. Esse recurso, mesmo após o final do de quarenta, deve continuar a ser depositado para uso dos alunos em períodos de férias ou mesmo feriados prolongados e greves para garantir o mínimo para todos.
Nenhum apoio
Não eleita

Implementar políticas voltadas para a moradia na região do Jaraguá

10/07/2020  •  admin  •  Pirituba/Jaraguá

Por sua estreita relação com saúde pública (ainda mais explícita nesse período de Pandemia) e com a violência, ao dar espaço para traficantes, a questão de moradia é a mair urgente da cidade. Na região de Jaraguá ainda há áreas que podem ser desapropriadas e receberem moradias populares. A forma dessas moroadias, garantindo o menor custo possível e maior qualidade, deve ser discutida com engenheiros e arquitetos da USP e principalmente com grupos de lideranças locais. Acredito que essa discussão inicial deve começar nas escolas e nos CEUs, juntamente com a definição das áreas desapropriaveis. Na falta de recurso deve ser buscado contribuições obrigatórias das grandes empresas da região e voluntárias dos moradores com maior renda. Garanto que há grande interesse nisso na região pois iria valorizar todas as moradias, ampliar a segurança e aumentar os lucros do comércio local
Nenhum apoio
Inviável
Eleita

Dobrar o numero de salas para diminuir o numero de alunos por metro quadrado

10/07/2020  •  admin  •  Pirituba/Jaraguá

Dobrar o numero de salas para diminuir o numero de alunos por metro quadrado. Toda pesquisa em educação aponta que esse fator é um dos mais relevantes que influenciam na qualidade do aprendizado. Há duas formas de faze-lo: ou duplica-se o numero de escolas, ou se cria um novo ciclo de horários para usar as salas já existentes. Em qualquer cenário, será necessário aumentar o número de professores da rede.
Nenhum apoio
Viável
Eleita

Equipar com aparelhos audiovisuais salas de aulas e equipamentos da cultura

10/07/2020  •  admin  •  Pirituba/Jaraguá

Equipar as salas de aula das escolas públicas e demais equipamentos públicos de cultura com aparelho audiovisual (no mínimo um projetor de imagem com entrada USB que reproduza som) e produzir cursos online de capacitação autoinstrucional para os professores da rede e os gestores de espaços culturais possam manejar os aparelhos.
Nenhum apoio
Não eleita

Ampliar o programa de jovens monitores em espaços culturais e bibliotecas

10/07/2020  •  admin  •  Pirituba/Jaraguá

Ampliar o programa de jovens monitores em outras bases, selecionando universitários de baixa renda da cidade para oferecerem ciclos de leitura e discussão de textos nas bibliotecas e casas de cultura, em troca de uma pequena bolsa ou ajuda de custo. Esses mesmos selecionados deverão ficar a cargo de reproduzirem sessões de cineclube, com discussões, nos espaços escolares que possuam equipamento audiovisual.
Nenhum apoio
Não eleita

Inclusão de serviço de implante dentário e aparelho odontológico nos CEOs

10/07/2020  •  admin  •  Pirituba/Jaraguá

Olá.

Gostaria de solicitar a inclusão da linha de serviço de IMPLANTE DENTÁRIO & APARELHO ODONTOLÓGICO aos CEOs, com o subsídio do valor que é repassado pelo Governo Federal.

Obrigado.

Nenhum apoio
Não eleita

Implantação de CRAS e NCI no Jd.Bandeirantes e Comunidade da Doutor Campos Mello

10/07/2020  •  admin  •  Pirituba/Jaraguá

Equipamento solicitado: Centro de referencia de assistência Social (CRAS) e Núcleos de Convivência do Idoso (NCI).

Local: Rua João Aires, ao lado da EMEF Estação Jaraguá ou Final da Rua Doutor Campos Mello ou praça da Rua Alto do Rio Bravo.

Comunidade do Jardim Bandeirantes encontra-se isolada, sem nenhum equipamento de saúde, assistência social e para o idoso.

Comunidade da Doutor Campos Mello necessita desses equipamentos devido ao grande numero de pessoas que encontra-se em alta vulnerabilidade social.

Nenhum apoio
Inviável
Eleita

Criação de Parque Municipal no entorno do Pico do Jaraguá

10/07/2020  •  admin  •  Pirituba/Jaraguá

Proponho que as terras no entorno do Pico do Jaraguá, que estão fora do Parque Estadual e proximas as terras do indigenas, sejam desapropriadas pelo poder publico e tranformadas em PArque Municipal. Que aPMSP não autorize empreendimentos que comprometa a cultura indígena da região.
Nenhum apoio
Não eleita

Aulas de música para aprender a tocar instrumento no contraturno escolar

10/07/2020  •  admin  •  Pirituba/Jaraguá

Programa de aulas de música para aprender a tocar algum instrumento no contra turno: fazer ensino integral sem custo e fomentar cadeias produtivas locais, autossuficientes e retroalimentadas.

As atividades culturais são privilegiadas como poucas outras atividades produtivas, uma vez que requerem poucos recursos materiais para ocorrer, no mais das vezes, necessitando de zero importação, além de gerar um ciclo virtuoso da elevação do padrão subjetivo e intelectual da nação inteira. Nesse sentido, o poder público municipal deve fomentar a cultura garantindo recursos suficientes para o seu financiamento de ponta a ponta, retroalimentando a demanda que porventura ocorra a partir da organização das cadeias produtivas (para fantasias e demais enfeites de palco, por exemplo, e para instrumentos musicais)

Na primeira ponta: o município aprova a lei que obriga o sistema de ensino a coordenar-se com atividades de extensão que devem ser oferecidas obrigatoriamente no contraturno escolar, nas escolas, bibliotecas públicas, casas de cultura ou demais espaços públicos, como forma de oferecer um ensino integral a baixo custo e manter a juventude segura, envolvida em atividades espiritualmente elevadas. Essas atividades serão, notadamente, aulas de música em que aprenderão a tocar algum instrumento de sua escolha, dentre os quais possam ser fabricados a partir de técnicas facilmente reproduzíveis e capazes de serem organizadas a nível municipal, além de aulas de teatro e dramaturgia, mas não somente.

Na última ponta: depois de organizada a cadeia produtiva que deve produzir insumos materiais e formar profissionais (recursos humanos) para levar a cabo os projetos de extensão cultural, o município deve garantir a demanda dessa produção, comprando de si mesmo. A prefeitura deve fornecer de graça a todo aluno o instrumento e demais insumos.

Nenhum apoio
Voltar para o Início