Javascript não suportado Orçamento cidadão

Participe+

Início

Propostas para a Subprefeitura Sapopemba

População: 289.284

Área: 13,5 km²

Etapa atual

Monitoramento

Mais informações da Subprefeitura

A Subprefeitura Sapopemba apresenta uma densidade de 0,021 habitantes por m². São 92.078 domicílios em seu território, sendo que 19,85% deles estão localizados em favelas (2017). Para cada pessoa em idade ativa, há 0,09 empregos formais nesta Subprefeitura (2016). Você pode acessar mais informações sobre esta Subprefeitura e seus distritos acessando seus Planos Regionais, aqui e aqui.

*Dados disponíveis em ObservaSampa

Não eleita

Melhorias no transporte público e terminais de ônibus e ampliação de ciclovias

10/07/2020  •  admin  •  Sapopemba

Ciclovias , melhorias no transporte público e terminais de ônibus
Nenhum apoio
Não eleita

Criação de Centros de cidadania

10/07/2020  •  admin  •  Sapopemba

Centros de cidadania
Nenhum apoio
Inviável
Eleita

Implantação de hortas urbanas em terrenos ociosos

10/07/2020  •  admin  •  Sapopemba

Uma reportagem foi exibida pela TV câmara de São Paulo a respeito de um projeto de hortas urbanas em terrenos ociosos da cidade, a cargo de uma subprefeitura em parceria com associações, cooperativas e sobretudo uma empresa municipal que converte as sobras de podas das árvores da cidade em adubo (https://www.youtube.com/watch?v=NfEM6biWbSs). Esse projeto é importante em múltiplos sentidos. Gera renda e emprego aquecendo a economia da cidade a partir de um relarivamente baixo investimento, além de contribuir para a segurança e saúde alimentar, a redução de custos para o consumidor e para a administração pública (essa produção poderia abastecer as escolas e demais repartições públicas por exemplo), a educação e equilíbrio ambiental. O projeto faz cumprir a lei da função social da propriedade, ao mesmo tempo. O potencial de ganho de escala é enorme, se houver um esforço conjunto em toda subprefeitura por reproduzir o caso mostrado em reportagem, organizando os interessados em produzir e cuidando de todas as fases integradas da cadeia de produção, do fornecimento de sementes ao local da cidade em que se instalarão novas feiras.
Nenhum apoio
Não eleita

Mais verba para os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS e CREAS)

10/07/2020  •  admin  •  Sapopemba

Destinar mais verba para os Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e os Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), além de aumentar a quantidade de funcionários através de concurso público e tornar as relações dos funcionários mais próximas das pessoas atendidas por eles. Fazer acalmamento de tráfego próximo dos CRAS e CREAS com a ampliação das calçadas, estrangulamento de vias, criação de travessias de pedestres elevadas, instalação de lombadas e redução das velocidades.
Nenhum apoio
Não eleita

Incentivo ao uso da bicicleta e outras medidas sustentáveis em escolas e CEUs

10/07/2020  •  admin  •  Sapopemba

As escolas e os CEUs precisam de bicicletários para que as crianças e os funcionários possam ir de bicicleta. É preciso retomar o projeto Rota Escolar Segura, da CET, e fazer intervenções nos arredores das escolas, de acalmamento de tráfego, alargamento de calçadas e criação de ciclovias, para que todos possam chegar à escola preferencialmente caminhando ou pedalando, e em segurança. Reforçar os programas de compra de alimentos orgânicos da merenda escolar. Expandir o ensino integral para as escolas de níveis infantil, fundamental e médio. Criação de atividades culturais aos finais de semana e à noite nas escolas, para públicos diferenciados, para criar vínculos entre a escola e a comunidade local, fazendo com que a população valorize e auxilie o equipamento público. Abertura do espaço das escolas para que alunos, familiares e vizinhos possam utilizar a área das escolas como quadras e parquinhos para lazer. Isso reforçará o relacionamento entre a escola e as comunidades, permitindo que os cidadãos valorizem e cuidem do equipamento público. Contratação de mais funcionários (professores, orientadores, auxiliares, pessoal de limpeza e cozinha) com concursos públicos. Ampliação da verba destinada para reformas e manutenção dos edifícios, assim como compra, troca e manutenção de equipamentos. Destinar parte da verba para que todas escolas da rede municipal criem hortas em suas áreas internas para ensinar às crianças sobre educação alimentar e possibilitar a distribuição do que for colhido entre funcionários, alunos, suas famílias e vizinhos. Fazer acalmamento de tráfego próximo das escolas com a ampliação das calçadas, estrangulamento de vias, criação de travessias de pedestres elevadas, instalação de lombadas e redução das velocidades.
Nenhum apoio
Não eleita

Criar jardins de chuva no viário para reter a chuva e diminuir as enchentes

10/07/2020  •  admin  •  Sapopemba

Criar jardins de chuva no viário, principalmente removendo vagas de estacionamento de locais alagáveis ou por onde a água escoa para os fundos de vale, de forma a reter essa chuva e diminuir as enchentes
Nenhum apoio
Viável
Eleita

Urbanização de favelas e construção de moradias

10/07/2020  •  admin  •  Sapopemba

Urbanização de favelas e construção de moradia
Nenhum apoio
Não eleita

Aumentar os investimentos em iluminação pública, com lâmpadas LED

10/07/2020  •  admin  •  Sapopemba

Aumentar os investimentos em iluminação pública. Reforçar a iluminação de LED. Criar postes de iluminação especificamente na altura dos pedestres, iluminando mais as pessoas que circulam à noite do que os carros (que já tem farol próprio). Instalar iluminação LED em vielas, escadarias, calçadas, becos, travessas, passarelas e ciclovias/ciclofaixas. Aumentar programas de policiamento comunitário da Guarda Civil Metropolitana em contato com moradores, participação em eventos, palestras e mais rondas a pé e de bicicleta. Aumentar a presença da Defesa Civil em escolas, clubes, associações de bairros e outras organizações para conscientizar a população de áreas mais vulneráveis e com histórico de desastres naturais (como enchentes, deslizamentos de terra, etc). Aumentar a presença de guardas civis nas ruas de forma amigável, criando relacionamento com as comunidades.Sugiro que parte da verba da subprefeitura seja destinada para a implantação de iluminação em praças, calçadas, passarelas, vielas e escadarias. Instalar mais câmeras em áreas com histórico de violência, vandalismo e atropelamentos/colisões de veículos. Instalar iluminação de LED em áreas com histórico de violência, vandalismo e atropelamentos/colisões de veículos, priorizando as calçadas, travessias de pedestres, escadarias, travessas e ciclovias.
Nenhum apoio
Viável
Eleita

Melhorias nas UBS de Sapopemba, com foco em prevenção e saúde da família

10/07/2020  •  admin  •  Sapopemba

Solicito proposta orçamentária na implementação de melhorias nas ubs da região de Sapopemba em aumento e desenvolvimento de medicina de prevenção a doenças de base e progama médico família. Disponibilizar orçamento compatível com a proposta
Nenhum apoio
Não eleita

Criar feiras e incentivos à comercialização de produtos orgânicos

10/07/2020  •  admin  •  Sapopemba

Incentivar que os feirantes e mercados ofereçam produtos produzidos na cidade de São Paulo com redução de impostos, criar e organizar feiras de orgânicos em todos distritos da cidade, sobretudo fora do Centro Expandido. Incentivar pequenos mercados e lojas de bairro a comercializar bens orgânicos e alimentos saudáveis com parcerias com produtores da região metropolitana de São Paulo. Criar e organizar mais feiras de orgânicos em todos distritos da subprefeitura. Autorizar que cidadãos plantem hortas em canteiros de calçada, jardins públicos, canteiros centrais de vias, praças e parques. Destinar parte da verba para que todas escolas da rede municipal criem hortas em suas áreas internas para ensinar às crianças sobre educação alimentar e possibilitar a distribuição do que for colhido entre funcionários, alunos, suas famílias e vizinhos.
Nenhum apoio
Voltar para o Início