Participe+

Voltar

Criação do Passeio do Uberabinha - parque linear situado em Moema

admin admin  •  10/07/2020  •  Vila Mariana  • 

Código da proposta: 352

Criação do “Passeio do Uberabinha”, um parque linear/caminho verde no Distrito Moema, ao longo do trajeto do córrego Uberabinha, exclusivo para pedestres, ciclistas e outros modais de transporte ativo, ligando a Av. Helio Pelegrino à Av. Ibirapuera, passando por vielas atualmente degradadas e faixas não edificantes subutilizadas, com uma extensão total aproximada de 1,1 km. Esta sugestão já foi apresentada como contribuição para os Planos de Ação das Subprefeituras em Fevereiro/20, cuja devolutiva está ainda pendente, estando alinhada aos objetivos e diretrizes definidos nos referidos Planos de Ação para aquele perímetro, mas que não serão postas em execução no presente ano. Adicionalmente, a mesma sugestão foi também apresentada, em 2019, por ocasião da consulta pública para a LOA 2020, em ofício elaborado pelo Conselho Participativo da Vila Mariana, contendo estudo com as principais demandas da região. O “Passeio do Uberabinha” pode resolver ou mitigar diversos problemas daquela localidade, tais como a requalificação de espaços públicos, melhora na circulação de pedestres e ciclistas, promoção do convívio social e valorização de passeios públicos como áreas de uso comum, recuperação e conservação ambiental de cursos d’água, manejo de águas pluviais e combate a enchentes. Mais detalhes desta sugestão, com fotos e mapa, estão na contibuição enviada ao Plano de Ação da Subprefeitura da Vila Mariana, cuja versão em formato PDF que pode ser baixada no seguinte link: https://www.dropbox.com/s/lx1tezhxuv3eh8g/Ficha_de_Contribuicoes_Planos_de_Acao_das_Subprefeituras_2020_Passeio_do_Uberabinha.pdf?dl=0


Você precisa acessar sua conta ou se registrar para fazer um comentário
  • DTabach

    As pessoas que vieram aqui para dizer que são contra a proposta de revitalização de área degradada, por julgar que o poder público não é capaz de fazer isso, são a favor de que para a área? De mantê-la como está, isto é, degradada? De privatizar o espaço público, transformando-o em particular, para compensar a suposta incapacidade da prefeitura? Fora essas duas hipóteses, arrisco dizer que na verdade elas não são contra a proposta, apenas não a compreenderam. Até porque as questões levantadas nas outras propostas mais votadas desta subprefeitura — requalificação de calçadas e outras vias, obras de combate a enchentes, conservação de áreas verdes, acalmamento de tráfego —estão todas contempladas na proposta do passeio do Uberabinha.

    Nenhum voto  |  Eu concordo 0 Eu discordo 0
    Nenhuma resposta
    • CHARLES GROISMAN

      Este assunto das enchentes devido o Riacho Uberabinha foi soterrado e canalizado nao preservando as varzeas e o solo impermeavel no processo de urbanizacao. O moviimento mundial eh integracao dos rios invisiveis soterrados ( nao eh esgoto) a paisagem urbana. A proposta de um Parque Linear com jardins de chuva aproveitamento da agua para reuso com a despoluicao do corrego. A integracao da natureza, os rios revitalizados, nao sendo tratados como uma vala de esgoto ao ceu aberto, valoriazaria o emprendimento e patrimonio imobiliario e nao o contrario. Pessoas ao assumirem o papel como cidadao no exercicio de sua cidadania e politica nao necessariamente institucional sao ferramentas de transformacao e o fazer da nossa cidade 🌃 um espaço para pessoas e comunidade de entorno. As pessoas chegaram antes dos carros como os Rios que formaram as cidades pela proxidade com os cursos de agua e seu acesso tambem. SP sao mais de 500 rios e cursos de agua soterrados.

      Nenhum voto  |  Eu concordo 0 Eu discordo 0
      Nenhuma resposta
      • Vanessa Guarino

        Sou contra o projeto!
        Entendo que Moema tem outras necessidades de infraestrutura básica, como saneamento básico (enchentes) e pavimentação das vias. Resido ao lado de uma das vielas (entre Rua Pintassilgo e Av. Hélio Pelegrino), e constato diariamente a falta de conservação e uma constante utilização dessa área para tráfico e consumo de drogas.

        Nenhum voto  |  Eu concordo 0 Eu discordo 0
        Nenhuma resposta
        • Sergio Murilo de Carvalho

          Sou contra esse projeto, o poder público não consegue manter nem as vielas existentes, as vias públicas cada dia mais degradadas, buracos em toda a região, a falta de conservação é evidente e sistêmica. Evidenciamos um crescente aumento da falta de segurança na região, as vielas, só servem para acampamento dos moradores de rua, tráfico e consumo de drogas, descarte de entulhos e lixo, fezes de cães e humanos, quase sempre pisoteadas pelos moradores da região, tudo registrado nas fotos, reclamações e ações policiais, mas sem qualquer perspectiva de solução. O perigo aumenta durante a noite pela falta da iluminação pública e conservação, infelizmente, os roubos e furtos já fazem parte da rotina diária.

          Nenhum voto  |  Eu concordo 0 Eu discordo 0
          Nenhuma resposta
          • CHARLES GROISMAN

            Projeto da proposta muito bem elaborado.

            Nenhum voto  |  Eu concordo 0 Eu discordo 0
            Nenhuma resposta
            • FCastro

              Os prédios por onde esta viela passa cercaram e privatizaram um espaço público, que poderia estar trazendo benefícios para o bairro e para a cidade, e os moradores desses prédios se mobilizaram para atacar a ideia.
              A proposta visa, entre outros objetivos, reverter a degradação da aérea de que eles reclamam, mas, na compreensão limitada e mesquinha de certos moradores do bairro, os bens públicos estão melhores nas mãos privadas, isto é, nas suas próprias mãos.
              Vote contra esta proposta se você é a favor de que os ricaços de Moema continuem fazendo uso particular de uma viela pública para estacionar seus carros e fazer churrasco com os amigos.

              Nenhum voto  |  Eu concordo 0 Eu discordo 0
              Nenhuma resposta
              • Marcia Rocha Monteiro

                A idéia parece interessante, mas não sou favorável devido ao risco de degradação pelo mau uso e descuido do poder público que ameaçariam nossa segurança.

                Nenhum voto  |  Eu concordo 0 Eu discordo 0
                Nenhuma resposta
                • ANGELA ELISA ELISA PEPINO

                  Sou totalmente contra esse projeto. Moro na região há mais de 30 anos e esse espaço não tem controle do Estado. É comumente usado por traficante de drogas que se aproveitam da escola ali próxima e de adultos da região, passeadores de cães que não recolhem os dejetos e ja tivemos pro diversas vezes moradores de rua acampando e cozinhando no local. É um trecho bem perigoso, principalmente no cair da noite. Ideia maravilhosa mas ainda falta muita maturidade do administradores públicos para esse projeto.

                  Nenhum voto  |  Eu concordo 0 Eu discordo 0
                  Nenhuma resposta
                  • Milton Takayanagi

                    sou contra o projeto e morador vizinho ao rio Uberabinha. Percebo que os trechos mantidos pelo poder público são muito mal conservados. A idéia de tornar "Viela Sanitária", dentro da legislação, como já acontece em um trecho, e deixar cada vizinho cuidar da área, creio ser a melhor alternativa, pois terão o maior interesse em manter em bom estado de conservação. E sem custos para a prefeitura.

                    Nenhum voto  |  Eu concordo 0 Eu discordo 0
                    Nenhuma resposta
                    • ANDRÉ PAGLIARO

                      Sou contra esta passagem. podem observar nas fotos como fica a aparencia quando se trata de administração publica. servirá somente para pontos de venda e uso de drogas, e também para roubos e furtos no nosso bairro. temos outras ações muito mais importantes como as obras para impedir alagamentos.

                      Nenhum voto  |  Eu concordo 0 Eu discordo 0
                      Nenhuma resposta
                      Não há fases definidas