Javascript não suportado 4a Etapa do Projeto Piloto de Arborização de Calçadas (PPAC)

Participe+

Início
Voltar

4a Etapa do Projeto Piloto de Arborização de Calçadas (PPAC)

Descrição

Em junho de 2017 a Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) e o Conselho Regional de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz (CADES) da Subprefeitura Vila Mariana iniciaram o desenvolvimento do Projeto Piloto de Arborização de Calçadas (PPAC) (https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/subprefeituras/vila_mariana/cadesvm/index.php?p=103509).

O principal objetivo do PPAC é desenvolver uma metodologia para propor melhorias no ambiente urbano de forma participativa (envolvendo poder público e sociedade civil), replicável nas Subprefeituras da cidade.

Os princípios norteadores para definir as estratégias e soluções de design ecológico, mobilidade ativa e abordagem participativa e comunitária, são: cidade para pessoas, requalificação de espaços público, urbanismo tático, visão zero acidentes com estratégias de acalmamento do trânsito, soluções baseadas em natureza com infraestrutura verde e vagas verdes para plantio de árvores.

A seleção do território para o desenvolvimento do projeto buscou identificar uma área com diversidade de situações e desafios em relação às calçadas para arborização, e que tivesse uma movimentação significativa de pedestres. Como resultado, o local escolhido é um quadrilátero situado no distrito da Saúde delimitado pelas ruas Paracatu, Mauro, Fagundes Dias e Av. Jabaquara, no qual se inserem as ruas das Uvaias, Trentino Antônio Tardochi, Décio, Prof. José Cuce, Urânio e Dr. Isaías Salomão, e onde está situada a estação Saúde da linha azul do metrô.

A 4ª etapa do PPAC abrange toda extensão da rua das Uvaias e foi dividida em quatro trechos de intervenção. Nesta consulta Pública convidamos a sociedade civil a colaborar enviando sugestões ou dúvidas sobre a proposta de execução do 1º Trecho: esquina da Rua das Uvaias e com a Rua Décio. As melhorias propostas no 1º Trecho são:

  1. Ampliação da calçada da esquina da rua das Uvaias com rua Décio;
  2. Implantação de rampas de acessibilidade e de faixas de travessia de pedestres na rua das Uvaias e na rua Décio;
  3. Implantação de vagas verdes para o plantio de árvores na rua das Uvaias;
  4. Implantação de infraestrutura verde (jardins de chuva) na rua das Uvaias;

Participe agora! De 04/11/2020 até 10/11/2020 ficará aberta a Consulta Pública sobre  a 4a Etapa do Projeto Piloto de Arborização de Calçadas (PPAC) de São Paulo!

Para participar, baixe e leia o documento da 4a Etapa do Projeto Piloto de Arborização de Calçadas, disponível em "documentos adicionais", aqui nesta página. Após isso, entre na aba "Debates", ao lado. Nela, você poderá dar a sua opinião sobre o conteúdo proposto.

Você poderá dar sua opinião de duas formas:

- Escrever sua contribuição no campo "Resposta Aberta".  Fique à vontade para deixar seus comentários, sugestões e dúvidas.

- Marcar a caixa "apoiar", para indicar brevemente se você concorda com o projeto.

Voltar para o Início