Descrição
A Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SMIT) gerencia o Sistema Integrado de Atendimento ao Cidadão - SIAC com o objetivo de inovar na prestação de serviços à população, estimular a desburocratização e garantir o direito de um atendimento de qualidade, padronizado, ágil e acessível.
Nos próximos anos, a Prefeitura quer avançar na digitalização dos serviços públicos e caminhar na direção do estabelecimento de um Portal único de serviços (do termo, em inglês, “one-stop shop”). Além disso, a Prefeitura quer aprimorar, por meio do uso de um sistema tecnológico, os fluxos de trabalho internos dos serviços públicos solicitados nos canais que compõem o SIAC. Este é o objetivo do Edital de contratação aqui disponível em Consulta Pública.
Para isso, é necessário contratar uma nova solução tecnológica e serviços especializados de transformação, design e automação de serviços públicos. Desse modo, a análise e redesenho de processos e serviços serão realizados considerando as especificidades da solução tecnológica contratada e os novos fluxos de trabalho são implementados.
Espera-se alcançar como benefícios da nova contratação:
Previamente à Consulta Pública atual, a SMIT realizou os seguintes processos participativos:
Informações adicionais
Segundo a Política de Atendimento ao Cidadão (Decreto Municipal nº 58.426/2018), a Prefeitura tem a responsabilidade de promover inovações na prestação dos serviços à população, estimular a desburocratização e assegurar o direito dos cidadãos ao atendimento de qualidade, padronizado, ágil e acessível.
Para isso, a Prefeitura institucionalizou o Sistema Integrado de Atendimento ao Cidadão – SIAC, reunindo os canais de atendimento para requisição de serviços e informações municipais. O SIAC é composto pelo portal eletrônico SP156, central SP156, aplicativo SP156, Chat, praças de atendimento das Subprefeituras, unidades do Descomplica SP e demais canais integrados ao SP156.
Atualmente a SMIT conta com um único contrato que inclui as Centrais de Atendimento e os canais digitais do Portal SP156 (online e aplicativo). A atual contratação já foi um grande avanço para a Prefeitura e para a construção de uma agenda de atendimento ao cidadão com qualidade. As principais conquistas desde a implantação da atual solução em 2016 são:
No entanto, considerando os novos desafios impostos pela digitalização e automação de serviços públicos, bem como os avanços tecnológicos, a Prefeitura considerou mais vantajoso dividir o serviço em dois contratos:
Para participar, entre na aba "Revisão", ao lado. Nela, você poderá dar a sua opinião sobre o conteúdo proposto. Você deverá indicar se os itens devem ser mantidos, revisados ou excluídos.
Durante o período da consulta pública cada pessoa poderá contribuir à medida da sua disponibilidade. Todas as vezes que acessar o sistema conseguirá ver suas contribuições, alterá-las se necessário e ainda incluir a avaliação de outros itens. É possível se manifestar apenas sobre os itens que desejar. Lembre-se que após o período de participação, as sugestões estarão disponíveis aqui no Participe+, nominalmente.