Responsável
(O presente Parecer considerou a proposta total ou parcialmente viável)
As diretrizes para formação da rede de corredores de ônibus a ser implantada já foi estabelecida no Plano de Mobilidade de São Paulo (PlanMob 2015).
Quanto à implantação de VLT, ainda não existem estudos avançados para sua implantação na cidade de São Paulo, tornando-se inviável já para o ano de 2021.
A regulamentação do Programa Bike SP está em análise diante da nova concessão do transporte público municipal.
Já há um estudo para implantação de bicicletários em terminais urbanos de transporte coletivo e em estações de transporte sobre trilhos.
Em relação às faixas exclusivas de ônibus, mais 38 km de faixas de ônibus serão implantados ainda em 2020. Novas faixas de ônibus demandariam novos estudos, tendo em vista que grande parte das vias que poderiam receber faixas de ônibus, dentro dos critérios técnicos estabelecidos pela SPTrans, já o receberam nos últimos anos. A determinação do horário de funcionamento e dos locais necessários decorre da demanda horária de coletivos por cada sentido de circulação nos dias úteis e, em certos casos, em alguns períodos dos finais de semana.
O Plano Cicloviário Municipal, lançado ao final de 2019, já prevê a expansão da rede cicloviária da cidade num horizonte de curto e médio prazos, abrangendo diversas regiões e tendo como premissa a promoção da conexão com as infraestruturas cicloviárias já existentes e com o transporte público de grande capacidade.
Diversos projetos de acalmamento de tráfego para promoção da segurança viária já estão em andamento, como São Miguel, Lapa, Pari, Cidade Tiradentes, entre outros. Projetos desse tipo terão continuidade em 2021.
Demais propostas carecem de estudos específicos pelas áreas técnicas da SMT e de suas empresas vinculadas
(O presente Parecer considerou a proposta total ou parcialmente viável)
Esta demanda está contemplada na proposta orçamentária da SMT para 2021
Número SEI: 6017.2020/0031637-5; 6017.2020/0040402-9
Ações orçamentárias: 98.20.1097; 98.20.3757
Monitoramento atualizado para
Orçamento para o compromisso aprovado
Monitoramento atualizado para
Em estudo/análise
O primeiro passo para a expansão da rede cicloviária será dado por meio do relançamento dos Editais de Concorrência Pública nº 002/SMT/2020 e 003/SMT/2020, que foram suspensos para resolução de quesitos do TCM. No que se refere aos projetos para segurança viária, haverá a contratação de obras para a Área Calma de São Miguel.
Monitoramento atualizado para
Em fase de contratação
Licitação em curso (fase interna) para contratação do detalhamento dos projetos e execução das obras da Área Calma de São Miguel. No que se refere a estruturas cicloviárias para a Subprefeitura de São Miguel, as obras para implantação de nova estrutura cicloviária na Av Jacu Pêssego, no trecho entre Av São Miguel e R Américo Sugai, encontram-se em fase externa de licitação (Concorrência 002/SMT/2020 - processo SEI 6020.2020/0004562-9).
Monitoramento atualizado para
Parcialmente concluída
O projeto de acalmamento de tráfego em São Miguel encontra-se em fase de preparo de licitação para contratação de obra e obtenção de cotações orçamentárias.
Levar em consideração a dinâmica das bacias hidrográficas da cidade, protegendo áreas hoje ocupadas de forma irregular, incentivar a geração de empregos no eixo Porto - Aeroporto. Não é correto permitir que a população fique mais de duas horas no trajeto para o trabalho. Firmar parcerias fortes com a USP LESTE, FATECS ITAQUERA E ZL, INSTITUTO FEDERAL E UNIFESP ----- U R G E N T E !!! Estamos rodeados por elas, cade o retorno!!!