Javascript não suportado O que é Participe+? -Participação cidadã
Início

O Participe+ é a casa dos processos participativos online da cidade de São Paulo

O Participe+ existe para proporcionar um ambiente para a discussão e formulação de políticas públicas municipais de maneira colaborativa entre população e governo. Para isso, disponibilizamos três formatos de participação:

- Consultas Públicas;
- Orçamento Cidadão; e
- Votações.

Quem cuida deste espaço

O Participe+ é gerido pela equipe de Governo Aberto da cidade de São Paulo, que faz parte da Secretaria de Governo. Mas este é um espaço de todas e todos!

Ficou com alguma dúvida ou tem uma sugestão? Entre em contato conosco pelo e-mail participemais@prefeitura.sp.gov.br.

Não esqueça também de conferir nosso FAQ, onde as respostas às dúvidas mais frequentes que recebemos estão disponíveis.


Histórico e desenvolvimento

O Participe+ é uma conquista da participação social na cidade de São Paulo, sendo um fruto do Compromisso 3 do 2º Plano de Ação em Governo Aberto. O 2º Plano de Ação foi criado com extensa participação social em 2018 e implementado entre 2019 e 2020 pela Prefeitura e sociedade civil do Fórum de Gestão Compartilhada, sob coordenação da equipe de Governo Aberto. No Plano de Ação em Governo Aberto, Prefeitura e sociedade civil trabalham juntos para melhorar a transparência, participação social, inovação e prestação de contas públicas na cidade.

O desenvolvimento do Participe+ foi realizado a partir de uma cooperação entre a Prefeitura de São Paulo e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). O portal utiliza o software livre CONSUL, elaborado pela Prefeitura de Madri e utilizado por dezenas de governos e instituições ao redor do mundo. Isso significa que qualquer município, estado, nação ou instituição pode usar livremente o código e fortalecê-lo! Se quiser mais informações sobre a experiência de São Paulo, entre em contato conosco pelo participemais@prefeitura.sp.gov.br que ficaremos felizes em ajudar!

Voltar para o Início