Javascript não suportado Maior policiamento comunitário da GCM e presença da Defesa Civil
Início
Voltar

Maior policiamento comunitário da GCM e presença da Defesa Civil

admin admin  •  10/07/2020  •  Cidade Tiradentes  •  Código da proposta: 354

Aumentar os investimentos em iluminação pública. Reforçar a iluminação de LED. Criar postes de iluminação especificamente na altura dos pedestres, iluminando mais as pessoas que circulam à noite do que os carros (que já tem farol próprio).

Instalar iluminação LED em vielas, escadarias, calçadas, becos, travessas, passarelas e ciclovias/ciclofaixas.

Aumentar programas de policiamento comunitário da Guarda Civil Metropolitana em contato com moradores, participação em eventos, palestras e mais rondas a pé e de bicicleta.

Aumentar a presença da Defesa Civil em escolas, clubes, associações de bairros e outras organizações para conscientizar a população de áreas mais vulneráveis e com histórico de desastres naturais (como enchentes, deslizamentos de terra, etc).

Aumentar a presença de guardas civis nas ruas de forma amigável, criando relacionamento com as comunidades.Sugiro que parte da verba da subprefeitura seja destinada para a implantação de iluminação em praças, calçadas, passarelas, vielas e escadarias.

Instalar mais câmeras em áreas com histórico de violência, vandalismo e atropelamentos/colisões de veículos.

Instalar iluminação de LED em áreas com histórico de violência, vandalismo e atropelamentos/colisões de veículos, priorizando as calçadas, travessias de pedestres, escadarias, travessas e ciclovias.

Proposta viável

Compromisso

Revisão e atualização constante do planejamento dos Roteiros Diários de Policiamento - RDP e dos Cartões de Itinerário Prioritário - CIC da Inspetoria 27 (Cidade Tiradentes), da Guarda Civil Metropolitana, considerando os dados criminais oficiais e outras formas de sinalização da demanda por policiamento da população afetada.

Manutenção dos programas da Coordenação Municipal de Defesa Civil - COMDEC na região, com acompanhamento pela Divisão de Defesa Civil de Cidade Tiradentes.

Disponibilidade de técnicos para subsidiar estudos de viabilidade da Subprefeitura de Cidade Tiradentes sobre a implantação de câmeras de vigilância eletrônica e iluminação em pontos críticos para a segurança.


Você precisa acessar sua acessar sua conta ou se registrar nova conta para fazer um comentário
  • Marivaldo Silva da Luz

    Atualização do piso salarial,mais concursos para ingressar na GCM e mais condições de serviço. Ou seja,valorização do Seu profissional de Segurança Pública Municipal.

    Nenhuma resposta
    • Vanessa Rodrigues

      Acho que a valorização Salarial seria a primeira meta estão há muito tempo desvalorizados, salário inicial inferior a um salário mínimo só aqui no município de São Paulo existe...

      Nenhuma resposta
      • Humberto Mérola

        Ubs Wamberto/Ipesp: Importante que seja implantado regras de ronda de viatura no local indicado, faça necessário segurança da Guarda Metropolitana!

        Nenhuma resposta

          Responsável

          Secretaria Municipal de Segurança Urbana

          • Análise de viabilidade técnica

            Viável

            (O presente Parecer considerou a proposta total ou parcialmente viável)

            A proposta se enquadra parcialmente nas atribuções da Secretaria Municipal de Segurança Urbana - SMSU, conforme o artigo 2º do Decreto nº 58.199/2018, e considerando que esta Secretaria é a responsável operação da Guarda Civil Metropolitana e da Defesa Civil, e pela integração municipal das câmeras de vigilância.

            A Guarda Civil Metropolitana já atua com base nos princípios do policiamento comunitário e resolução de problemas. A demanda por reforço do patrulhamento policial (ronda) nas modalidades a pé ou bicicleta, pode ser atendida por meio de adaptação do planejamento dos Roteiros Diários de Policiamento - RDP e do Cartões de Itinerário Prioritário - CIC que orientam o planejamento operacional da Inspetoria 27, que detém a jurisdição sobre a região, observada a evolução nos indicadores de segurança urbana da região. Reforços ulteriores dependerão de aumento do efetivo e da quantidade de viaturas, o que implicaria contratações e aquisições, com impacto orçamentário e financeiro.
            A Coordenação Municipal da Defesa Civil - COMDEC, por sua vez, já desenvolve programas de instrução e conscientização em escolas municipais, com a visitação de Geólogos da Divisão de Prevenção, bem como já tem implementados diversos Planos de Contingência – PLANCON para situações de risco para populações vulneráveis a desastres naturais e tecnológicos, em áreas de risco localizadas nas 32 regiões administrativas de São Paulo, acompanhados pelos 32 Diretores de Defesa Civil da COMDEC. Além disso, a COMDEC também está aplicando Curso EAD específico para os professores da rede pública municipal, sobre Defesa Civil. De modo que a demanda já tem sido atendida, dentro da capacidade operacional e do planejamento da COMDEC.

            Em relação às câmeras de vigilância, a SMSU tem adotado a estratégia do Programa City Câmeras, que consiste em agregar, em uma plataforma pública online, links para visualização de imagens de câmeras digitais disponibilizados por particulares e de órgãos públicos, reduzindo, desse modo, os custos com instalação e manutenção de equipamentos próprios, e expandindo a quantidade e cobertura efetiva da vigilância por câmeras sobre território da Cidade, disponibilizando, com baixo custo para a Prefeitura, imagens de segurança para toda a municipalidade, para os órgãos de segurança (GCM, Polícia Militar e Polícia Civil), e judiciais. A SMSU fomenta a instalação de parques de câmeras digitais compatíveis com a plataforma City Câmeras por empreendimentos, associações comerciais, moradores, bem como pelos órgãos públicos, municipais ou não. De modo que a ampliação das câmeras na localidade demanda pode ser promovida pela Subprefeitura de Cidade Tiradentes, com auxílio técnico da SMSU.

            O investimento e manutenção em iluminação pública é uma atribuição da Secretaria Municipal de Subprefeitura - SMSUB, através do Departamento de Iluminação Pública - ILUME.

            Considerando, porém, o impacto positivo da iluminação sobre a segurança efetiva e sensação de segurança da população, a Subprefeitura poderia elaborar um plano integrado para expansão e modernização da iluminação de pontos críticos para a segurança, contando com auxílio da SMSU para sua identificação e acompanhamento com medidas de policiamento e vigilância eletrônica (câmeras), o que implicará impacto orçamentário e financeiro, mesmo que não por parte da SMSU.

             

          • Análise de viabilidade jurídica

            Viável

            (O presente Parecer considerou a proposta total ou parcialmente viável)

            Não vislumbramos óbices jurídicos ao atendimento da demanda vez que estão inseridas dentro do escopo, atribuições e competência da Secretaria Municipal de Segurança Urbana  nos termos da legislação vigente. Salientando-se que para a efetiva implementação das pretendidas solicitações deverão ser observadas as ponderações relativas de cunho técnico e orçamentário.

          • Análise de viabilidade orçamentária

            Viável

            (O presente Parecer considerou a proposta total ou parcialmente viável)

            As ações descritas já correspondem a atividades e despesas regularmente realizadas pela Guarda Civil Metropolitana, pela Coordenação Municipal de Defesa Civil, e pela Coordenação de Políticas Integradas e Parcerias, da Secretaria Municipal de Segurança Urbana.

          Códigos da proposta

          Número SEI: 6017.2020/0031634-0; 6017.2020/0040386-3

          Ações orçamentárias: 38.10.2112; 38.10.2192

        Progresso

        4%

        Policiamento na Região da Cidade Tiradentes de Jan a Mai

        94%

        Voltar para o Início