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Melhora geral dos calçamentos de todo o bairro

admin admin  •  10/07/2020  •  Pinheiros  •  Código da proposta: 451

3. CALÇADAS EM SÃO PAULO Permitir que as cidades tenham informações coerentes das calçadas, entendimento da legislação pelo Munícipe e transparência. Criação do Código de Fiscalização Municipal com a reunião de toda a legislação vigente quanto à fiscalização, Criação de Sistema de georreferenciamento e Visão Computacional para gerir as calçadas, Colaboração coletiva e abertura dos dados sobre as calçadas. O ordenamento do solo e subsolo urbanos melhorará a paisagem paulistana como um todo, com a cooperação das concessionárias e o acesso à rede subterrânea por meio de eixos removíveis. A alteração do sistema de redes, com o compartilhamento das galerias entre as redes de infraestrutura/utilidades urbanas e o seu georreferenciamento em carta única são necessidades exigidas nas legislações. O estímulo a outros usos das calçadas proporcionará um ambiente onde as pessoas possam se sentir confortáveis e novos caminhos para o futuro das cidades. Vegetação, canteiros verdes das calçadas, Mobiliário urbano: bancos, expositores, equipamentos de ginástica e tecnologias diversas que visem melhorar a qualidade de vida das cidades. A drenagem eficiente proporcionará a resiliência das calçadas. Calçadas com inclinação transversal, jardins de chuva, canteiros verdes A padronização garantirá espaço suficiente para que as pessoas transitem e permaneçam nas calçadas. Confere conforto e segurança aos deslocamentos a pé. Calçadas com dimensionamento adequado e superfícies qualificadas A acessibilidade universal oferece um espaço urbano que todas as pessoas podem utilizar. Rebaixamento da calçada Piso tátil Inclinação longitudinal Conexões seguras, propiciam deslocamentos a pé contínuos e conectados com outros meios de transporte. Conectividade, esquinas, faixa de travessia de pedestres, pontos de parada e estações do transporte coletivo Sinalização coerente, promove a comunicação entre as pessoas e o espaço urbano. Sinalização informativa, semáforos para pedestres Segurança permanente, convida as pessoas a conviverem mais com a cidade. Iluminação pública, fachadas ativas E por fim mudar a Governança das Calçadas em São Paulo, responsabilidade de construção das calçadas. Adaptar o normativo da Lei federal Nº 13.204/2015 que institui o acordo de cooperação com organizações da sociedade civil sem fins lucrativos, por exemplo Cooperativas de serviços e infraestrutura, para que somente a Administração Pública, as empresas e pessoas que possuam acordos de cooperação com a Prefeitura, que disponibilizará a orientação técnica, como por exemplo, Cooperativas de Calceteiros, executem a readequação, construção, reconstrução e conservação de calçadas com os padrões e técnicas adequadas, e através de sistemas e várias operações digitais, estas organizações da sociedade civil, façam os contratos online com financiamentos em muitas parcelas aos proprietários de imóveis, através de diversos meios de pagamento. ZELADORIA URBANA E MELHORIAS DE BAIRRO 1. REVISÃO DAS PLACAS DE IDENTIFICAÇÃO DAS RUAS E PRAÇAS E NOVO PROJETO DE SINALIZAÇÃO PARA PEDESTRES Há muitas placas de identificação de ruas e praças da cidade de São Paulo inexistentes, inclinadas, tortas ou apagadas. Solicitamos a revisão das placas e também uma melhora dos projetos de sinalização para pedestres da cidade de São Paulo, que podem utilizar mapas, textos, símbolos e pictogramas para fornecer uma orientação clara. Há maneiras de fazer as várias partes da paisagem urbana mais fáceis de ler e entender. Por exemplo, mapas fornecem um foco claro para informações relevantes que precisamos entender, permitem e facilitam compreender a territorialidade, a gestão ou representação do espaço e dos fenômenos que nele ocorrem. A busca de caminhos num percurso abrange todas as maneiras pelas quais as pessoas se orientam no espaço físico e navegam de um lugar para outro. Informações históricas sinalizadas sobre ruas, avenidas, praças carregam ao longo do caminho o laço da memória afetiva, raízes e memórias, que são erodidas diariamente diante das intensas e rápidas mudanças.
Proposta viável

Compromisso

Temos como compromisso continuar executando o que está definido para a atualidade, inclusive, respeitando o orçamento aprovado para 2021, buscando implantar, segundo dispõe o PEC/2019 (Lei nº 14.675/08 e demais regulamentações), uma padronização nas calçadas, bem como  atender aos direitos dos vulneráveis, como, mas não só, os deficientes, gestantes, idosos, que, através das correntes obras, visam garantir maior acessibilidade nos passeios públicos, permitindo-lhes, em patamar igualitário, exercer o seu direito fundamental à locomoção com maior qualidade.


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  • João Pedro Bittencourt

    acho interessante também colocarmos um limite máximo de tamanho para vagas em calcadas. Muitos empreendimentos desconsideram completamente o espaço que um carro ocupa na calçada, impedindo o seu livre movimento. Lojas que não terem este tamanho mínimo devem apagar completamente seus estacionamento e deixar o espaço completamente livre para pedestres. O melhor local para ver isso é na Rua Fradique Coutinho.

    Nenhuma resposta
    • Marcos M. Campos

      Um outro ponto: as fiações precisam começar a ser postas sob as ruas, para a melhoria das calçadas e da paisagem urbana

      Nenhuma resposta
      • riqueben

        O recém feito na Rua Teodoro Sampaio entre H. Schaumann e Hospital das Clínicas está um desastre. O antigo piso, que de fato precisa ajustes, foi retirado, em vez de consertado. O novo piso em cimento foi construído sem cuidados na execução. Resultado: remoção de um piso de boa qualidade que apenas necessitava melhorias de execução, porém cumpria funções ambientais importantes de um piso semi-permeável. O novo piso já está deteriorado e se desmanchando em várias partes. Dupla perda de materiais, duplo impacto ambiental no consumo de recursos. Além de ignorarem a necessidade de calçadas que contribuam para uma gestão das águas de escoamento. Quando os critérios ambientais vão entrar em todas as fases de projeto, execução, e manutenção da infraestrutura pública de maneira holística? Projetos mal-feitos e executados tem um péssimo desempenho ambiental E econômico pois necessitarão de manutenções mais frequentes e ignoram os custos ambientais.

        Nenhuma resposta

          Responsável

          Secretaria Municipal das Subprefeituras

          • Análise de viabilidade técnica

            Viável

            (O presente Parecer considerou a proposta total ou parcialmente viável)

            Proposta parcialmente viável, tendo em vista a obrigatoriedade da Prefeitura em executar a padronização de calçadas contempladas no Plano Emergencial de Calçadas – PEC/2019.

          • Análise de viabilidade orçamentária

            Viável

            (O presente Parecer considerou a proposta total ou parcialmente viável)

          Códigos da proposta

          Número SEI: 6017.2020/0031641-3; 6017.2020/0040378-2

          Ações orçamentárias: 51.10.2341

        • 01/01/2021

          Monitoramento atualizado para
          Orçamento para o compromisso aprovado

        • 20/09/2021

          Monitoramento atualizado para
          Não iniciada

          Não houve recursos empenhados para realização de calçadas e acessibilidades em áreas publicas

        • 01/01/2022

          Monitoramento atualizado para
          Concluída

          Ação Administrativa - Fiscalização das Calçadas irregulares em atendimento a legislação (CPDU) - Equipe de logradouros, realiza manutenção de calçadas e acessibilidades em areas publicas (CPO). Processo de licitação em andamento para a execução de calçadas inseridas no PEC, onde inclui intervenções na Subprefeitura de Pinheiros .

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