3. CALÇADAS EM SÃO PAULO Permitir que as cidades tenham informações coerentes das calçadas, entendimento da legislação pelo Munícipe e transparência. Criação do Código de Fiscalização Municipal com a reunião de toda a legislação vigente quanto à fiscalização, Criação de Sistema de georreferenciamento e Visão Computacional para gerir as calçadas, Colaboração coletiva e abertura dos dados sobre as calçadas. O ordenamento do solo e subsolo urbanos melhorará a paisagem paulistana como um todo, com a cooperação das concessionárias e o acesso à rede subterrânea por meio de eixos removíveis. A alteração do sistema de redes, com o compartilhamento das galerias entre as redes de infraestrutura/utilidades urbanas e o seu georreferenciamento em carta única são necessidades exigidas nas legislações. O estímulo a outros usos das calçadas proporcionará um ambiente onde as pessoas possam se sentir confortáveis e novos caminhos para o futuro das cidades. Vegetação, canteiros verdes das calçadas, Mobiliário urbano: bancos, expositores, equipamentos de ginástica e tecnologias diversas que visem melhorar a qualidade de vida das cidades. A drenagem eficiente proporcionará a resiliência das calçadas. Calçadas com inclinação transversal, jardins de chuva, canteiros verdes A padronização garantirá espaço suficiente para que as pessoas transitem e permaneçam nas calçadas. Confere conforto e segurança aos deslocamentos a pé. Calçadas com dimensionamento adequado e superfícies qualificadas A acessibilidade universal oferece um espaço urbano que todas as pessoas podem utilizar. Rebaixamento da calçada Piso tátil Inclinação longitudinal Conexões seguras, propiciam deslocamentos a pé contínuos e conectados com outros meios de transporte. Conectividade, esquinas, faixa de travessia de pedestres, pontos de parada e estações do transporte coletivo Sinalização coerente, promove a comunicação entre as pessoas e o espaço urbano. Sinalização informativa, semáforos para pedestres Segurança permanente, convida as pessoas a conviverem mais com a cidade. Iluminação pública, fachadas ativas E por fim mudar a Governança das Calçadas em São Paulo, responsabilidade de construção das calçadas. Adaptar o normativo da Lei federal Nº 13.204/2015 que institui o acordo de cooperação com organizações da sociedade civil sem fins lucrativos, por exemplo Cooperativas de serviços e infraestrutura, para que somente a Administração Pública, as empresas e pessoas que possuam acordos de cooperação com a Prefeitura, que disponibilizará a orientação técnica, como por exemplo, Cooperativas de Calceteiros, executem a readequação, construção, reconstrução e conservação de calçadas com os padrões e técnicas adequadas, e através de sistemas e várias operações digitais, estas organizações da sociedade civil, façam os contratos online com financiamentos em muitas parcelas aos proprietários de imóveis, através de diversos meios de pagamento. ZELADORIA URBANA E MELHORIAS DE BAIRRO 1. REVISÃO DAS PLACAS DE IDENTIFICAÇÃO DAS RUAS E PRAÇAS E NOVO PROJETO DE SINALIZAÇÃO PARA PEDESTRES Há muitas placas de identificação de ruas e praças da cidade de São Paulo inexistentes, inclinadas, tortas ou apagadas. Solicitamos a revisão das placas e também uma melhora dos projetos de sinalização para pedestres da cidade de São Paulo, que podem utilizar mapas, textos, símbolos e pictogramas para fornecer uma orientação clara. Há maneiras de fazer as várias partes da paisagem urbana mais fáceis de ler e entender. Por exemplo, mapas fornecem um foco claro para informações relevantes que precisamos entender, permitem e facilitam compreender a territorialidade, a gestão ou representação do espaço e dos fenômenos que nele ocorrem. A busca de caminhos num percurso abrange todas as maneiras pelas quais as pessoas se orientam no espaço físico e navegam de um lugar para outro. Informações históricas sinalizadas sobre ruas, avenidas, praças carregam ao longo do caminho o laço da memória afetiva, raízes e memórias, que são erodidas diariamente diante das intensas e rápidas mudanças.
acho interessante também colocarmos um limite máximo de tamanho para vagas em calcadas. Muitos empreendimentos desconsideram completamente o espaço que um carro ocupa na calçada, impedindo o seu livre movimento. Lojas que não terem este tamanho mínimo devem apagar completamente seus estacionamento e deixar o espaço completamente livre para pedestres. O melhor local para ver isso é na Rua Fradique Coutinho.
O recém feito na Rua Teodoro Sampaio entre H. Schaumann e Hospital das Clínicas está um desastre. O antigo piso, que de fato precisa ajustes, foi retirado, em vez de consertado. O novo piso em cimento foi construído sem cuidados na execução. Resultado: remoção de um piso de boa qualidade que apenas necessitava melhorias de execução, porém cumpria funções ambientais importantes de um piso semi-permeável. O novo piso já está deteriorado e se desmanchando em várias partes. Dupla perda de materiais, duplo impacto ambiental no consumo de recursos. Além de ignorarem a necessidade de calçadas que contribuam para uma gestão das águas de escoamento. Quando os critérios ambientais vão entrar em todas as fases de projeto, execução, e manutenção da infraestrutura pública de maneira holística? Projetos mal-feitos e executados tem um péssimo desempenho ambiental E econômico pois necessitarão de manutenções mais frequentes e ignoram os custos ambientais.
Nenhuma resposta
Responsável
Secretaria Municipal das Subprefeituras
Análise de viabilidade técnica
Viável
(O presente Parecer considerou a proposta total ou parcialmente viável)
Proposta parcialmente viável, tendo em vista a obrigatoriedade da Prefeitura em executar a padronização de calçadas contempladas no Plano Emergencial de Calçadas – PEC/2019.
Análise de viabilidade orçamentária
Viável
(O presente Parecer considerou a proposta total ou parcialmente viável)
Códigos da proposta
Número SEI: 6017.2020/0031641-3; 6017.2020/0040378-2
Ações orçamentárias: 51.10.2341
01/01/2021
Monitoramento atualizado para
Orçamento para o compromisso aprovado
20/09/2021
Monitoramento atualizado para
Não iniciada
Não houve recursos empenhados para realização de calçadas e acessibilidades em áreas publicas
01/01/2022
Monitoramento atualizado para
Concluída
Ação Administrativa - Fiscalização das Calçadas irregulares em atendimento a legislação (CPDU) - Equipe de logradouros, realiza manutenção de calçadas e acessibilidades em areas publicas (CPO). Processo de licitação em andamento para a execução de calçadas inseridas no PEC, onde inclui intervenções na Subprefeitura de Pinheiros .
acho interessante também colocarmos um limite máximo de tamanho para vagas em calcadas. Muitos empreendimentos desconsideram completamente o espaço que um carro ocupa na calçada, impedindo o seu livre movimento. Lojas que não terem este tamanho mínimo devem apagar completamente seus estacionamento e deixar o espaço completamente livre para pedestres. O melhor local para ver isso é na Rua Fradique Coutinho.
Um outro ponto: as fiações precisam começar a ser postas sob as ruas, para a melhoria das calçadas e da paisagem urbana
O recém feito na Rua Teodoro Sampaio entre H. Schaumann e Hospital das Clínicas está um desastre. O antigo piso, que de fato precisa ajustes, foi retirado, em vez de consertado. O novo piso em cimento foi construído sem cuidados na execução. Resultado: remoção de um piso de boa qualidade que apenas necessitava melhorias de execução, porém cumpria funções ambientais importantes de um piso semi-permeável. O novo piso já está deteriorado e se desmanchando em várias partes. Dupla perda de materiais, duplo impacto ambiental no consumo de recursos. Além de ignorarem a necessidade de calçadas que contribuam para uma gestão das águas de escoamento. Quando os critérios ambientais vão entrar em todas as fases de projeto, execução, e manutenção da infraestrutura pública de maneira holística? Projetos mal-feitos e executados tem um péssimo desempenho ambiental E econômico pois necessitarão de manutenções mais frequentes e ignoram os custos ambientais.