Javascript não suportado Orçamento cidadão

Participe+

Início

Propostas para a Subprefeitura Itaim Paulista

População: 386.734
Área: 21,7 km²
Mais informações da Subprefeitura
Mais informações da Subprefeitura

A Subprefeitura Itaim Paulista apresenta uma densidade de 0,018 habitantes por m². São 120.135 domicílios em seu território, sendo que 6,71% deles estão localizados em favelas (2017). Seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0,725 (2010). Para cada pessoa em idade ativa, há 0,09 empregos formais nesta Subprefeitura (2016). Você pode acessar mais informações sobre esta Subprefeitura e seus distritos acessando seus Planos Regionais, aqui e aqui.

*Dados disponíveis em ObservaSampa

Não eleita

Construção de locais recreativos em áreas públicas e reinício do Ruas Abertas

10/07/2020  •  admin  •  Itaim Paulista

Destinar verba para a construção de quadras e parquinhos (playground) em praças e áreas públicas, além de bancos, bebedouros e banheiros públicos próximo desses equipamentos. Criação de atividades culturais aos finais de semana e à noite em praças e áreas públicas. Reinício do programa Ruas Abertas, com gestão da Prefeitura, com o bloqueio de vias para os veículos motorizados e a abertura de vias para pedestres e ciclistas, com incentivo às atividades físicas. Sugiro que parte da verba da subprefeitura seja destinada para a reforma e instalação de equipamentos de ginástica ('academia ao ar livre') e bebedouros em praças e calçadas, além da reforma de quadras em áreas públicas e eventos culturais e esportivos como o antigo Programa Ruas Abertas. Fazer acalmamento de tráfego próximo de praças e parques com a ampliação das calçadas, estrangulamento de vias, criação de travessias de pedestres elevadas, instalação de lombadas e redução das velocidades.
Nenhum apoio
Viável
Eleita

Implantar equipamentos de saúde na região como UPA e URSI

10/07/2020  •  admin  •  Itaim Paulista

Obter terrenos, projetar, licitar, garantir a fonte de financiamento e construir a UPA do Itaim Paulista. Criar programas e ações que utilizem medicina tradicional chinesa/prática natural nas unidades de saúde da prefeitura regional do Itaim Paulista/Vila Curuçá. Implantar 2 unidades de referência a saúde do idoso (URSI), uma em cada distrito da prefeitura regional do Itaim Paulista/Vila Curuçá. Implantar ao menos 2 Centros Dia a população idosa já prefeitura regional do Itaim Paulista/Vila Curuçá. Implantar 2 unidades de instituições de longa permanência do idoso - ILPI, sendo uma delas, geriátrica. Implantar 1 centro especializado de reabilitação para garantir atendimento às pessoas com deficiência.
Nenhum apoio
Não eleita

Fortalecer programas de saúde da família na Subprefeitura

10/07/2020  •  admin  •  Itaim Paulista

Fortalecimento dos programas de saúde da família na subprefeitura Prefeitura deve voltar a distribuir camisinhas femininas e lubrificantes íntimos como fazia em gestões anteriores, da mesma forma que faz a distribuição de preservativos masculinos até hoje. Criação de campanhas para que as pessoas deixem o carro na garagem e façam viagens curtas (até 4 km) a pé ou de bicicleta, como forma de reduzir a poluição atmosférica, reduzir o sedentarismo, melhorar a saúde física e reduzir os gastos com doenças crônicas como hipertensão e diabetes. Melhorar o aplicativo do SUS quanto ao cadastro de vacinas já aplicadas, exames já feitos, bem como o agendamento de consultas e acompanhamentos. Aumentar a quantidade de funcionários públicos nas AMAs e UBSs por concurso público, assim como destinar verbas para compra e troca de equipamentos antigos. Contratar mais funcionários e mais médicos, de modo a distribuir a carga horária de funcionamento do sistema de saúde. Mais médicos, cada qual com uma carga horária menor, se traduz em menos erros, menor exaustão, menor burnout e melhor qualidade de atendimento. Fazer acalmamento de tráfego próximo de AMAs, UBSs, UPAs, hospitais e clínicas médicas na área da subprefeitura com a ampliação das calçadas, estrangulamento de vias, criação de travessias de pedestres elevadas, instalação de lombadas e redução das velocidades.
Nenhum apoio
Não eleita

Implantar áreas verdes e financiar terrenos para parques

10/07/2020  •  admin  •  Itaim Paulista

Criar um sistema de contrapartida para fins de implamentação de áreas verdes e financiamento de terrenos para parques. Implementar, readequar e requalificar com ações prioritárias os parques, praças, parques lineares e demais espaços públicos, principalmente as áreas existentes em fundos de vale, para que os recursos naturais sejam preservados e a população possa usufruir de tais locais na prefeitura regional do Itaim Paulista/Vila Curuçá. Ampliar o sistema de área verde na prefeitura regional do Itaim Paulista/Vila Curuçá. Plantar 2 mil mudas de árvores ao ano em passeios públicos, canteiros centrais e no sistema de áreas verdes e também em áreas particulares (terrenos/condomínios, etc). Criar um projeto piloto na prefeitura regional do Itaim Paulista/Vila Curuçá que culmine num programa que pontencialize a geração de renda com a cadeia de produtos recicláveis. Polo catalisador de oportunidades que: Conecte os programas existentes, serviços, saúde, educação, habitação e ação social, Amplie a acessibilidade das paisagens para fins de turismo e educacional, Urbanize os espaços não ocupados - protegendo espaços não ocupados de serem engolidos pelo desenvolvimento urbano e impedindo a ocupação não planejada, Assegure os serviços e produção de produtos reciclados inseridos na cadeia produtiva da região, Crie política de crédito ambiental para dar sustentabilidade ao programa, Potencialize a coleta seletiva.

Nenhum apoio
Não eleita

Investimentos em Esportes e Lazer

10/07/2020  •  admin  •  Itaim Paulista

O Itaim Paulista precisa de mais investimento no Esporte e Lazer da Juventude do Bairro que fica Abandonada sem pespequitivas de Vida Saldavel...
Nenhum apoio
Não eleita

Investimento em bibliotecas públicas, casas e centros culturais

10/07/2020  •  admin  •  Itaim Paulista

Destinar mais verbas para bibliotecas públicas, casas e centros culturais, eventos organizados pela comunidade e a abertura de ruas para lazer aos domingos e feriados. Estender o horário de funcionamento de bibliotecas, casas de cultura, centros culturais e demais espaços públicos de cultura. Permitir o uso de espaços públicos de cultura por particulares mediante pagamento, que será destinado à melhorias nos espaços públicos de cultura. Fazer acalmamento de tráfego próximo das casas de cultura, centros culturais, museus, teatros, cinemas e bibliotecas com a ampliação das calçadas, estrangulamento de vias, criação de travessias de pedestres elevadas, instalação de lombadas e redução das velocidades. Instalar iluminação de LED nos equipamentos culturais, tanto em áreas internas quanto externas. Instalar iluminação de LED nas vias onde se encontram os equipamentos culturais.
Nenhum apoio
Não eleita

Mais agentes da CET e planejamento e desenvolvimento de projetos e intervenções

10/07/2020  •  admin  •  Itaim Paulista

Precisamos que o orçamento preveja abertura de concurso para mais agentes da CET. Tanto maior número de agentes em campo quanto de planejamento e desenvolvimento de projetos e intervenções. A maior parte das infrações não é detectada, tanto que a maior parte das multas é emitida por radares, não por agentes. E quase que todas as multas são emitidas só no centro da cidade, precisamos de mais agentes para garantir as leis de trânsito em todo o município, principalmente na periferia. Alterar a lei dos aplicativos (99, Uber, etc) para que a Taxa de Rodagem seja destinada a um fundo exclusivo de mobilidade, prevendo obras de mobilidade (como a construção de corredores de ônibus e ciclovias) e subsídio à tarifa de ônibus Criar a Taxa de Mobilidade Urbana, em que todas as empresas pagariam diretamente aos cofres municipais o valor do vale-transporte por cada funcionário registrado na empresa, similar ao proposto em Porto Alegre e ao já praticado tanto na França quanto em Vargem Grande Paulista, aqui na Região Metropolitana de São Paulo. Incluir no orçamento a criação do Programa de Retreinamento de Cobradores, estabelecendo prazos para a automatização da cobrança e das informações de trajeto nos ônibus, eliminando a função do cobrador e garantindo treinamento em outras funções, mantendo o emprego e aumentando a remuneração total destes trabalhadores. O cronograma deve acompanhar a taxa natural de turn-over da função. Recriação da Inspeção Veicular, até que seja substituída por uma Inspeção Veicular Metropolitana ou Estadual, porque não é aceitável que continuem morrendo 8 paulistanos POR DIA devido à poluição atmosférica automotiva, além de sobrecarregar o SUS. Incluir no orçamento a criação do Programa Pedalar até a Escola. Uma complementação dos programas Rota Escolar Segura (que precisa ser retomado) para que alunos das escolas públicas vão de bicicleta até a escola. O programa deve prever orçamento/parcerias para a construção de bicicletários nas escolas públicas, bem como aulas para ensinar as crianças a pedalar. Monitores podem fazer os trajetos acompanhando as crianças, similar aos programas piloto como Ônibus a pé / Pedibus. As escolas devem receber medidas de acalmamento de tráfego e limitação de velocidade nos seus arredores. Criação de programa similar ao Pedala Servidor, de Pernambuco. Incentivos aos servidores públicos que vão ao trabalho todos os dias de bicicleta, como um dia de folga no mês e crédito consignado para compra de bicicletas. Além de servidores estaduais de Pernambuco, se beneficiam de programas similares os funcionários do MPF-PE, e os servidores municipais de Salvador. Ver DOM Salvador 9 de fev 2017 p. 5 SECRETARIA DA CIDADE SUSTENTÁVEL E INOVAÇÃO - SECIS Portaria 003/2017 http://www.dom.salvador.ba.gov.br./index.php?option=com_content&view=article&id=5444 Comissionar estudo pela implementação de Pedágio Urbano na área do rodízio de veículos Atrelar o preço da Zona Azul ao valor de duas passagens do Sistema de Transporte Coletivo (valor da tarifa não subsidiada) de modo que os reajustes da tarifa de ônibus não ultrapassem os reajustes (inexistentes) do estacionamento rotativo Ampliação do rodízio, seja para mais números de placas, seja ampliação dos horários, seja a proposta de todos os dias placas PARES 6-8AM e ÍMPARES 8-10AM / PARES 4-6PM e ÍMPARES 6-8PM Aumento exponencial emergencial e imediato do IPTU progressivo sobre imóveis vagos e desocupados, aplicado em todo o território e cumprindo a sua função social e podendo ser utilizados para abrigo e isolamento de pessoas com Covid-19. Ampliar o enterramento de fiação elétrica e de telecomunicações na cidade. Aumentar a quantidade de vagas de Zona Azul e destinar o valor arrecadado para a implantação de faixas/corredores de ônibus, implantação de ciclovias, melhorias nos terminais de ônibus, ampliação e reforma de calçadas. Fazer acalmamento de tráfego próximo de praças parques, escolas, UBSs,UPAs e AMAs com a ampliação das calçadas, estrangulamento de vias, criação de travessias de pedestres elevadas, instalação de lombadas e redução das velocidades. Instalar iluminação por LED, bancos e lixeiras em todas praças da subprefeitura. Instalar lixeiras em todos postes localizados na subprefeitura, assim como aumentar a quantidade de vezes que os sacos são trocados e retirados pelas equipes de limpeza urbana. Orientar as equipes que trocam os sacos das lixeiras a colocar os sacos no leito viário (asfalto) e não nas calçadas. Instalar bancos em todas calçadas, com no máximo a cada 250 metros entre cada um deles. Realizar concurso público para fiscais da Prefeitura e da Subprefeitura para aumentar a capacidade de fiscalização na cidade.
Nenhum apoio
Viável
Eleita

Intervenção de controle de cheias em bacias dos córregos da região

10/07/2020  •  admin  •  Itaim Paulista

Elaboração de projeto Básico e viabilização do ínicio da intervenção de controle de cheias em bacias dos córregos: Ribeirão Água Vermelha, Ribeirão Lajeado, Córrego Itaim, Córrego tijuco preto, Córrego Três Pontes e respectivos afluentes. Intervir nos pontos de alagamentos por meio do programa de redução de alagamentos - PRA. Desenvolver o programa de drenagem e manejo das águas pluviais. Redução do escoamento de águas por meio superficial face ausência de galerias e ou por conta de obstrução das existentes. Instituir mecanismos de estímulo à instalação de sistema de coleta e reutilização de áuas servidas em edificações públicas e privadas. Criar a São Paulo Águas: Constituem objeto da SP ÁGUAS: I - integrar as ações do Município no planejamento, implantação e operação dos sistemas de abastecimento público, coleta e tratamento de esgotos, drenagem e manejo de águas que afluem ao Município de São Paulo, II - a execução de programas e obraas definidos pela administração, para a diminuição do risco de inundações na cidade, captação, armazenamento e reuso de água de chuva, definir quem deve fazer pelo tamanho da área ocupada, III - a despoluição dos córregos urbanos que atrevessam o território municipal, em integração com as concessionárias de serviços de saneamento estadual e municipais, considerando em especial as fontes de poluição difusa, tratamento, armazenamento e reuso de águas cinza, proveniente do sistema produtivo das indústrias, comércios, serviços (hotel, motel, lavanderias e condomínios residenciais), IV - o controle do assoreamento dos rios urbanos, incluindo as consequências do transporte de sedimentos pelos rios integrantes da rede de macrodrenagem paulistana, em estreita colaboração com as instâncias de gestão dos recursos hídricos estaduais, V - implantar medidas não estruturais da controle de inundações, tais como o monitoramento em tempo real e sistemas de alerta associados a planos de contingência, implantar medidas de controle de cheias e da produção de sedimentos nas suas fontes, fomentar o aumento de permeabilidade e de áreas verdes, promover a redução de lançamentos de resíduos sólidos no sistema de drenagem, implantar e avaliar os resultados de medidas que favoreçam a recuperação ambiental das bacias urbanas sujeitas a impactos sobre as águas superficiais e subterrâneas, VI - implantar serviços eficientes de manutenção e operação dos sistemas de drenagem urbana na cidade, VII - preservar e recuperar as áreas com interesse para drenagem, principalmente várzeas, faixas sanitárias, fundos de vale e cabeceiras de drenagem, VII - preservar e recuperar as áreas com interesse para drenagem, principalmente várzeas, faixas sanitárias, fundos de vale e cabeceiras de drenagem, VIII - desenvolver e acompanhar as ações do Plano Diretor de Drenagem e Manejo de Águas Pluviais e dos Programas de Bacias com a utilização de indicadores de desempenho a serem definidos por instruções normativas, IX - estimular a participação social da população o planejamento, implantação e operação das ações de drenagem e de manejo das águas pluvias, em especial na minoração das inundações e alagamentos, X - incentivar a participação da iniciativa privada na implantação das ações propostas para o controle das inundações urbanas, desde que compatível com o interesse público. § 1º. Para a consecução de seus objetivos ,a SP ÁGUAS poderá, direta ou indiretamente, desenvolver toda e qualquer atividade econômica correlata ao seu objeto social, inclusive aderir, alienar e promover a desapropriação de imóveis após competente declaração de utilidade pública pelo Poder Executivo, bem como realiza financiamentos e outras operações de crédito e celebrar convênios com entidades públicas. § 2º. A SP ÁGUAS terá também como objetivo prestar serviços, executar, gerenciar e acompanhar obras de manejo das águas pluviais e de controle de inundações da cidade, em cooperação com entidades em que o Poder Público seja controlador (Este projeto está sendo desenvolvido pela SP Urbanismo/SMDU).
Nenhum apoio
Não eleita

Aumentar o número de salas de aula

10/07/2020  •  admin  •  Itaim Paulista

Dobrar o numero de salas para diminuir o numero de alunos por metro quadrado. Toda pesquisa em educação aponta que esse fator é um dos mais relevantes que influenciam na qualidade do aprendizado. Há duas formas de faze-lo: ou duplica-se o numero de escolas, ou se cria um novo ciclo de horários para usar as salas já existentes. Em qualquer cenário, será necessário aumentar o número de professores da rede.
Nenhum apoio
Não eleita

Construção de Centro de Iniciação Esportiva

10/07/2020  •  admin  •  Itaim Paulista

Construir 1 centro de iniciação esportiva na prefeitura regional de Itaim Paulista /Vila Curuçá. Criar academia para pessoas com necessidades especiais. Ampliar a instalação de academias ao ar livre e firmar parceria com terceiros para manutenção das mesmas.
Nenhum apoio
Voltar para o Início