Javascript não suportado Orçamento cidadão
Início
Voltar

Índice de propostas

Etapa atual

Etapa 08 - Monitoramento

Exibir resultados

Regulamentar o Programa BikeSP, mais bicicletários e corredores de ônibus

10/07/2020  •  Participe+  •  M'Boi Mirim

Regulamentar e destinar verba para o programa BikeSP! É um programa muito importante, que dá incentivos para que as pessoas usem a bicicleta ao invés do automóvel ou do transporte público. Reduz aglomerações e lotação, e reduz a poluição e os atropelamentos. Estima-se que a economia gerada no SUS é aprox. 24 vezes maior que o investimento público feito. Ampliação da rede cicloviária da subprefeitura, que ainda é muito pouca e torna difícil fazer 100% do caminho até o emprego de bicicleta. Criação de bicicletários públicos nos terminais urbanos de transporte coletivo para possibilitar intermodalidade. Ampliação de faixas e corredores de ônibus existentes para a criação de serviços expressos. Ampliação da rede de faixas e corredores de ônibus. Nenhuma avenida com mais de 2 pistas que tenha linhas de ônibus pode deixar de ter uma faixa exclusiva para os coletivos. Ampliar o horário das faixas de ônibus existentes, que devem valer o dia todo em ambos sentidos das vias. Ampliar as calçadas de maior fluxo da subprefeitura, garantindo acessibilidade para cadeirantes, continuidade de acesso, e instalando lombofaixas para facilitar as travessias e acalmar o trânsito. Criação de ciclovias com largura mínima de 2,5m para comportar ultrapassagens seguras e pessoas se deslocando lado a lado, assim como se caminha na calçada. Criação de mais áreas de acalmamento de tráfego próximo às estações de Metrô, pontos de ônibus, escolas, praças e parques. Utilizar espaço viário (asfalto) para ampliar calçadas e criar ciclovias. Transformação das faixas exclusivas de ônibus em sistema VLT com embarque nas estações em toda a avenida 23 de Maio / Corredor Norte-Sul Destinar verba da Subprefeitura para a criação de mais ciclovias, ampliação de calçadas e obras de acalmamento de tráfego próximo à escolas, praças, parques, estações da CPTM/Metrô e pontos de ônibus. Diminuir impostos de empresas que se instalem próximo a ciclovias, corredores de ônibus e estações de CPTM/Metrô desde que elas incentivem o uso do transporte público e mobilidade ativa, pagando vale-transporte e auxílios para compras de bicicletas e não vale-gasolina ou vale-estacionamento. Aumentar impostos municipais de empresas que distribuem vale-gasolina e vale-estacionamento. A arrecadação desses impostos deve ser direcionada à melhorias no transporte público coletivo como a construção de corredores de ônibus, ciclovias e melhorias nas calçadas. Fazer acalmamento de tráfego próximo das escolas, praças, parques, museus, cinemas, teatros, UBSs, AMAs, UPAs, centros de compras, igrejas/templos religiosos, lares de idosos e clínicas médicas com a ampliação das calçadas, estrangulamento de vias, criação de travessias de pedestres elevadas, instalação de lombadas e redução das velocidades.
25 votos

Apoio à agricultura urbana e periurbana, com incentivo à criação de novas hortas

10/07/2020  •  Participe+  •  Ermelino Matarazzo

Apoio à agricultura urbana e periurbana, com fortalecimento às hortas existentes e incentivo à criação de novas hortas . Retomada e ampliação do programa POT Hortas e Viveiros e criação de novos programas de apoio e incentivo com especial atenção à inserção e capacitação de mulheres agricultoras.

Retomada do Programa de Agricultura Urbana e Periurbana PROAURP, criado pela Lei Municipal 13.727/2004 e regulamentado pelo Decreto 51.801/2010 e atualmente abandonado pela PMSP.

16 votos

Criação de um hospital, de uma UPA e de um CAPS Infantil no bairro Cangaíba

10/07/2020  •  Participe+  •  Penha

Para o Cangaíba: Precisamos urgentemente de um Hospital no Bairro, precisamos de uma UPA 24 horas, precisamos de um CAPS Infantil...
52 votos

Instalar mais ciclovias para reduzir o uso do automóvel e a poluição atmosférica

10/07/2020  •  Participe+  •  Santana/Tucuruvi

Instalar mais ciclovias para reduzir o uso do automóvel e reduzir a poluição atmosférica. São 8 mortes por dia no município devido à poluição atmosférica, é preciso restringir o uso do carro e dar infraestrutura segura para que as pessoas adotem as alternativas. Precisamos de mais plantio de árvores nas ruas para fazer sombras e refrescar. Mas sem bloquear as calçadas que são muito estreitas. Plantem mais árvores nas avenidas, mas tirem vagas de estacionamento e alarguem as calçadas para fazer esse plantio sem prejudicar a circulação de pessoas. Estudar o desenterramento dos diversos rios na cidade, muitos dos quais foram canalizados para fazer avenidas para carros, com capacidade pífia. É mais interessante aflorar os rios, resolvendo assim problemas de inundação, e dar garantia de prioridade para o transporte coletivo e mobilidade ativa nas faixas que sobrarem, o que aumenta a capacidade do viário e reduz o trânsito. Reverter aquele erro horrível que foi considerar Paredes Verdes (como aquele cemitério de plantas na 23 de Maio e no minhocão) como compensação ambiental. Reativação e expansão da rede de trólebus, cujos ônibus elétricos são menos poluentes e menos barulhentos que os ônibus a diesel convencionais. Obrigatoriedade de toda construção ou ampliação de casa, prédio ou edificação implantar ao menos 1 árvore para cada 1 metro quadrado de solo que será impermeabilizado. Sugiro que parte da verba da subprefeitura seja destinada para o plantio de mudas de árvores e flores em calçadas e canteiros, criação de jardins de chuvas e rotatórias verdes. Sugiro que parte da verba da subprefeitura seja destinada para a colocação de lixeiras e de mudas de árvores em áreas ociosas do asfalto. Caso a calçada seja estreita, é necessário que sejam usadas vagas de estacionamento no leito carroçável.
30 votos

Retomar projeto Rota Escolar Segura

10/07/2020  •  Participe+  •  Perus

As escolas e os CEUs precisam de bicicletários para que as crianças e os funcionários possam ir de bicicleta. É preciso retomar o projeto Rota Escolar Segura, da CET, e fazer intervenções nos arredores das escolas, de acalmamento de tráfego, alargamento de calçadas e criação de ciclovias, para que todos possam chegar à escola preferencialmente caminhando ou pedalando, e em segurança. Reforçar os programas de compra de alimentos orgânicos da merenda escolar. Expandir o ensino integral para as escolas de níveis infantil, fundamental e médio. Criação de atividades culturais aos finais de semana e à noite nas escolas, para públicos diferenciados, para criar vínculos entre a escola e a comunidade local, fazendo com que a população valorize e auxilie o equipamento público. Abertura do espaço das escolas para que alunos, familiares e vizinhos possam utilizar a área das escolas como quadras e parquinhos para lazer. Isso reforçará o relacionamento entre a escola e as comunidades, permitindo que os cidadãos valorizem e cuidem do equipamento público. Contratação de mais funcionários (professores, orientadores, auxiliares, pessoal de limpeza e cozinha) com concursos públicos. Ampliação da verba destinada para reformas e manutenção dos edifícios, assim como compra, troca e manutenção de equipamentos. Destinar parte da verba para que todas escolas da rede municipal criem hortas em suas áreas internas para ensinar às crianças sobre educação alimentar e possibilitar a distribuição do que for colhido entre funcionários, alunos, suas famílias e vizinhos. Fazer acalmamento de tráfego próximo das escolas com a ampliação das calçadas, estrangulamento de vias, criação de travessias de pedestres elevadas, instalação de lombadas e redução das velocidades.
15 votos

Casa de Cultura no Jd.Peri/Jd.Antártica/Favela do Sapo/Sucupira/Campo do Guarani

10/07/2020  •  Participe+  •  Casa Verde

A minha sugestão é que os equipamentos de cultura realmente chegasse em nossas comunidades. Que hoje em dia não tem o assesso. No Jardim Peri, Jardim Antártica,Favela do Sapo,Sucupira,Campo do Guarani não tem assesso pois o CCJ e distante das comunidades.Seria bom termos Casa de Cultura em cada bairro.
31 votos

Implantação de Clube Desportivo da Comunidade no Parque Cavalo Branco

10/07/2020  •  Participe+  •  M'Boi Mirim

um CDC no parque cavalo branco no extremo sul , com campo de futebol oficial aberto para fazermos campeonatos, uma quadra poliesportiva oficial coberta para atende mobilidades esportivas como basquete, futsal, handebol e volei, com vestiário, refeitorio banheiros com banho, uma academia ao ar livre, uma secretária, uma cantina, uma sala para as reuniões com a comunidade, tudo com mobilidade para as pessoas com deficiência fisica.
14 votos

Expansão do sistema de água e esgoto. Construir banheiros/bebedouros públicos

10/07/2020  •  Participe+  •  Cidade Ademar

Destinar orçamento para as obras de expansão do sistema de esgotos e tratamento de água, para que 100% dos domicílios tenham acesso a àgua, esgoto, e tenham seu esgoto tratado._x000D_ Construir banheiros e bebedouros públicos em todos distritos da subprefeitura._x000D_ Criação de canteiros e jardins de chuva para permeabilizar o solo e evitar alagamentos.
42 votos

100% de cobertura de esgoto e acesso universal à água limpa

10/07/2020  •  Participe+  •  Pinheiros

Queremos 100% de cobertura de esgoto e de acesso a água limpa Especialmente na situação atual, ficou clara a importância do saneamento ambiental para além do combate já sabido de doenças como a hepatite A, febre tifóide, febre amarela, diarreia, cólera, amebíase e malária, visto que essas enfermidades podem ser provocadas pelo contato com o esgoto (parasitas presentes em dejetos humanos), consumo de alimentos ou água contaminada. O agravamento das condições das pessoas podem oferecer condições quase ideais para o cultivo de doenças, incluindo aquelas que podem atingir proporções epidêmicas ou pandêmicas. É preciso considerar um efeito real do ambiente na saúde, passando por uma mudança do tratamento passivo para um envolvimento ativo analisando as condições, causas, ligações e soluções para os problemas de saúde. Precisamos redirecionar nossos recursos de atividades que exacerbam a crise para aqueles que a superam, sem compromisso, não seremos capazes de instituir mudanças que devem beneficiar todos os indivíduos. Por exemplo, alguns bairros podem ter uma atmosfera de desconfiança, perigo e condições para o cultivo de doenças. Melhorias, transformações da qualidade urbanística do ambiente construído levam necessariamente ao suporte e promoção de uma ampla gama de benefícios: econômicos, uma melhor qualidade de vida, como por exemplo passar o tempo em torno de pessoas, refrescando o espírito e, às vezes, levando a uma ação mais ativa social e política. Independente se uma comunidade é rica ou pobre, ela precisa de ambientes bem construídos onde as pessoas podem se reunir fisicamente, livremente de forma confortável, ir e ficar o tempo que quiser e falar sobre o que elas precisam falar. As pessoas precisam de outros lugares além de sua casa ou local de trabalho, que apoiem as necessidades da comunidade, onde se sintam confortáveis sem gastar muito dinheiro.
172 votos

Reforma das calçadas das pistas laterais da Avenida Vereador José Diniz

10/07/2020  •  Participe+  •  Santo Amaro

Sugiro a reforma das calçadas das pistas laterais da Avenida Vereador José Diniz, especialmente os trechos entre as esquinas da Avenida Jornalista Roberto Marinho e a Rua José dos Santos Júnior. O piso das calçadas está com muitas rachaduras e como são subidas/descidas as pessoas escorregam nas pedras com frequência.
48 votos
Voltar ao topo