Javascript não suportado Implantação de Infraestrutura Verde, na forma que especifica
Início
Voltar

Implantação de Infraestrutura Verde, na forma que especifica

Prof. Carlos Loiola Prof. Carlos Loiola  •  20/04/2021  •  •  Código da proposta: 501

Implantação de Infraestrutura Verde, do tipo jardins de chuva, biovaletas, canteiro pluvial, pavimentos permeáveis, caminhos verdes, entre outros. Fazendo uso do "Guia Metodológico Para Implantação de Infraestrutura Verde", criado pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) para auxiliar os gestores públicos. (O Guia não coube em anexo, mas é fácil encontrá-lo na internet.)

Tendo isso implementado, prestará serviços ambientais do tipo Cultural ( Recreação, Saúde física e mental, Experiência natural, entre outros) e Regulador ( Aumento da drenagem natural, Diminuição da sobrecarga do sistema de drenagens convencionais, Redução do efeito das ilhas de calor, Melhoria da qualidade do ar, Redução de ruído, entre outros).

Implantação de Infraestrutura Verde
Implantação de Infraestrutura Verde

Proposta viável

Compromisso

Consolidar e sistematizar o conjunto de ações que vem sendo realizadas na cidade, principalmente pelas Subprefeituras.


Você precisa acessar sua acessar sua conta ou se registrar nova conta para fazer um comentário

      Responsável

      Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente

      • Análise de viabilidade técnica

        Viável

        Embora todas as técnicas/soluções citadas tenham o objetivo de qualificar a cidade sob a perspectiva ambiental, sob a perspectiva técnica e operacional, a SVMA não tem competência direta para a implementação desses projetos a serem, porventura, desenvolvidos conforme a descrição acima e, em particular, com base no “Guia Metodológico para Implantação de Infraestrutura Verde", criado pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT). Não obstante, a SVMA confirma que vários dos serviços ambientais por ela providos coadunam-se com as disposições do referido documento, em particular, os serviços de planejamento e implantação de parques e unidades de conservação; a manutenção de parques urbanos, lineares e unidades de conservação; o plantio de árvores; e a produção e provisão de mudas arbóreas e arbustivas. Além disso, a SVMA, por meio da Coordenação de Planejamento Ambiental, vem buscando consolidar e sistematizar um conjunto de soluções baseadas na natureza, análogas ao IPT, sob uma perspectiva conceitual, com vistas a subsidiar as políticas públicas sob competência da SVMA.

      Códigos da proposta

      Número SEI: 6017.2021/0022567-3

      Ações orçamentárias: 94.10.7127

    • 01/01/2022

      Monitoramento atualizado para
      Orçamento para o compromisso aprovado

      IMAGEM_TESTE.jpg

    • 31/05/2022

      Monitoramento atualizado para
      Em estudo/análise

      "Solicitação de informações encaminhada à secretária da SMSUB. Ainda sem retorno. LOA 2022 (solicitação encaminhada para SVMA-G por CPA em 2021): “Contratação de estudos para a implementação de ações do PLANPAVEL”(dotação 27.10.18.541.3005.7127.44903900.00/ valor 400.000,00). A Ação 26 do Planpavel, ""Levantar as intervenções públicas que adotam Soluções Baseadas na Natureza, para divulgação e para subsidiar a definição de critérios de manutenção e de avaliação de desempenho"", se relaciona com a proposta 501 do Orçamento Cidadão."

    • 30/09/2022

      Monitoramento atualizado para
      Em andamento

    • 07/02/2023

      Monitoramento atualizado para
      Concluída

      Foi elaborado mapeamento da infraestrutura verde implantado na Subprefeitura Mooca a partir de dados da PMSP e solicitada atualização a SMSUB de novas implantações; II) Está em andamento a elaboração de caderno de diretrizes por Subprefeitura indicando as áreas prioritárias de implantação de jardins de chuva a partir do estudo da bacia hidrográfica, conforme referência o "Guia Metodológico para implantação de Infraestrutura verde" elaborado pelo do IPT - instituto de pesquisa tecnológica. A previsão é que os dados sejam disponibilizados no site da SVMA até o final de março de 2023.

    Voltar para o Início