Javascript não suportado Construção de bibliotecas
Início
Voltar

Construção de bibliotecas

Prof. Carlos Loiola Prof. Carlos Loiola  •  27/04/2021  •  M'Boi Mirim  •  Código da proposta: 1197

Construção de bibliotecas em bairros onde não há tais equipamentos tendo como referencia o Combo Café e Cultura, como forma de incentivar a leitura de livros físicos.

Biblioteca Café e Cultura
Biblioteca Café e Cultura

Proposta viável

Compromisso

A construção de bibliotecas no local é tecnicamente inviável no momento, no entretanto, considerando que temos a Casa de Cultura M’Boi Mirim na subprefeitura, que possui algumas salas onde acontecem a programação da Casa, a SMC se propõe a utilizar uma dessas salas existentes para tornar uma sala de leitura, com acervo organizado pela nossa Coordenadoria do Sistema Municipal de Bibliotecas (CSMB), que possui 54 bibliotecas no sistema. Inicialmente pode ser feita uma enquete aos frequentadores da Casa e a outros públicos sobre quais temas de literatura e programação gostariam de ter na sala. A Supervisão de Casas de Cultura irá utilizar de seu orçamento previsto para 2022 e o credenciamento de oficineiros para direcionar oficinas pertinentes à arte lítero-narrativa, ateliê de redação criativa, rodas de leitura compartilhada, performances e cursos sobre a arte de contar histórias, mediação de leituras e ações de leitura diversas, potencializando o gosto pelo livro e o interesse pela leitura e tudo o que essas atividades proporcionam. Essa sala poderá se tornar um potencial de interesse dos munícipes do entorno para a Casa de Cultura, com um incremento de público e, desta forma, entendemos que estaremos atendendo à solicitação da proposta eleita. Além disso, será possível observar a procura de público para essa sala de leitura e para essa programação intensa para obter dados sobre o interesse e demanda por uma biblioteca, o que poderá ser utilizado de subsídio e embasamento para futuramente verificarmos a viabilidade de construção de uma biblioteca propriamente dita.


Você precisa acessar sua acessar sua conta ou se registrar nova conta para fazer um comentário
  • Doni Araujo

    O que acontece com o espaço fisico aonde está o ponto de leitura Bambuzal ( Rua da Colônia Nova s/n (Praça Nativo Rosa de Oliveira- Praça do Bambuzal)
    Jardim Ângela - 05871-270, São Paulo, SP ) por que não se investe um trabalho de revitalização e promove uma nova casa de cultura para a população do Distrito do Jd. Angela, ou até mesmo uma biblioteca municipal, por que não se pode fazer isso, ja que o espaço está em manutencção?

    Nenhuma resposta

      Responsável

      Secretaria Municipal de Cultura

      • Análise de viabilidade técnica

        Viável

        A construção de bibliotecas no local é tecnicamente inviável no momento, no entretanto, considerando que temos a Casa de Cultura M’Boi Mirim na subprefeitura, que possui algumas salas onde acontecem a programação da Casa, a SMC se propõe a utilizar uma dessas salas existentes para tornar uma sala de leitura, com acervo organizado pela nossa Coordenadoria do Sistema Municipal de Bibliotecas (CSMB), que possui 54 bibliotecas no sistema. Inicialmente pode ser feita uma enquete aos frequentadores da Casa e a outros públicos sobre quais temas de literatura e programação gostariam de ter na sala. A Supervisão de Casas de Cultura irá utilizar de seu orçamento previsto para 2022 e o credenciamento de oficineiros para direcionar oficinas pertinentes à arte lítero-narrativa, ateliê de redação criativa, rodas de leitura compartilhada, performances e cursos sobre a arte de contar histórias, mediação de leituras e ações de leitura diversas, potencializando o gosto pelo livro e o interesse pela leitura e tudo o que essas atividades proporcionam.

         

        Essa sala poderá se  tornar um potencial de interesse dos munícipes do entorno para a Casa de Cultura, com um incremento de público e, desta forma, entendemos que estaremos atendendo à solicitação da proposta eleita.

        Além disso, será possível observar a procura de público para essa sala de leitura e para essa programação intensa para obter dados sobre o interesse e demanda por uma biblioteca, o que poderá ser utilizado de subsídio e embasamento para futuramente verificarmos a viabilidade de construção de uma biblioteca propriamente dita.

         

        A construção de bibliotecas em si não é viável no momento pelos seguintes motivos: a Secretaria Municipal de Cultura (SMC) possui quadro de pessoal reduzido para o desenvolvimento de projetos, licitação, gerenciamento e fiscalização de obras e reformas em seus equipamentos culturais. Atualmente, há uma quantidade significativa de projetos e obras necessários para garantir a segurança do público frequentador dos equipamentos culturais, por meio da obtenção de documentos como os Autos de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB); melhorar as condições de acessibilidade nos equipamentos; atender exigências do Ministério Público; e melhorar a estrutura física de equipamentos em más condições.

         

        Além dessas ações, está prevista a ampliação de equipamentos culturais no Programa de Metas 2021-2024: Inauguração da Casa de Cultura Cidade Ademar (meta 54), implantação de 10 salas de cinema nos CEUs (meta 53), implantação do Memorial dos Aflitos (iniciativa d da meta 19), implantação de quatro Estúdios Criativos da Juventude (meta 55) e implantação de quatro Distritos Criativos (meta 56).

         

        Tendo em vista a situação apresentada e os novos equipamentos que já constam no planejamento da SMC, dentro do Programa de Metas, não é viável tecnicamente adotar a proposta de construção, no entanto a SMC avaliou ser completamente exequível a proposta de utilização de uma das salas da Casa de Cultura M’Boi Mirim para se tornar uma sala de leitura com estrutura adequada e programação, atendendo, portanto, a proposta eleita no momento, ao menos de forma parcial.

      • Análise de viabilidade jurídica

        Viável

        Juridicamente a proposta não apresenta óbice para sua execução.

      • Análise de viabilidade orçamentária

        Viável

        Do ponto de vista orçamentário, a proposta não apresenta óbice para sua execução.

      Códigos da proposta

      Número SEI: 6017.2021/0022551-7

    • 01/01/2022

      Monitoramento atualizado para
      Orçamento para o compromisso aprovado

      IMAGEM_TESTE.jpg

    • 31/05/2022

      Monitoramento atualizado para
      Em andamento

      A Coordenadoria do Sistema Municipal de Bibliotecas, o Núcleo de Casas de Cultura e o Gabinete da SMC estão em tratativas para implantação da Sala de Leitura na Casa de Cultura de M'Boi Mirim. Está sendo definido o acervo e a programação cultural que serão direcionados ao espaço.

    • 30/09/2022

      Monitoramento atualizado para
      Em andamento

      Adaptação de sala na Casa de Cultura para implantação da Espaço de Leitura, com caixas-estante para o local. Ainda, está em tratativas a programação cultural para o espaço.

    • 20/01/2023

      Monitoramento atualizado para
      Concluída

      A caixa-estante para implementação do Espaço de Leitura já está pronta e em breve será instalada na Casa de Cultura.

    Voltar para o Início