Criar modelo com padronização de acesso aos bolsões residenciais que concomitantemente:
- Garanta a regular e livre circulação de pessoas, incluindo indivíduos com mobilidade reduzida, ao interior dos bolsões.
- Vede o trânsito de carros e motos pelas calçadas, bem como sua utilização como estacionamento, ampliando a segurança dos bolsões.
- Propicie o embelezamento do passeio público, com ajardinamento e paisagismo dos locais de acesso de transeuntes aos bolsões.
Responsável
Considerando a primeira parte do pedido do cidadão (criação de um modelo de projeto para acesso a bolsões de estacionamento), a maior parte do assunto já está contemplada no Manual de Desenho Urbano e Obras Viárias da Prefeitura (disponível em https://manualurbano.prefeitura.sp.gov.br/), principalmente nas fichas 3.2 - Espaço do Pedestre e 3.5.5 - Moderação de Tráfego. A respeito da inibição à circulação e ao estacionamento de motocicletas em calçadas, já foram iniciados estudos para proposição de uma solução de projeto para inibir tais eventos. Com isso, a presente contribuição pode ser acatada parcialmente.
Proposta viável.
Proposta adequada à proposta orçamentária de SMT. Sem impacto orçamentário para além do pagamento de pessoal próprio da Prefeitura.
Número SEI: 6017.2021/0022561-4 6017.2021/0022566-5
Ações orçamentárias: 98.20.3757
Monitoramento atualizado para
Orçamento para o compromisso aprovado
Monitoramento atualizado para
Não realizada
Não temos por ora estudos para critério de uso ou de implantação para dispositivo de desestímulo à circulação de veículos.
Essa proposta se relaciona diretamente com a proposta de criação de um pátio de compostagem. A outra proposta propõe a transformação de nossos resíduos orgânicos em adubos para as áreas verdes da região. Sem fonte de nutrientes (composto orgânico) a vegetação se desenvolve precariamente. Vamos levar as duas propostas adiante, elas beneficiam o maior número de cidadãos.
é importante a criação desse modelo para regularizar as moradias que ficam dentro desses bolsões e desmitificando o mito de que são pessoas elitizadas...o que não são...são cidadãos que somente estão zelando pela segurança - ameaçadas constantemente por condutores imprudentes que trafegam sobre calçadas.
É público o fato de bolsões reduzirem drasticamente a delinquência e a criminalidade. O acesso deve ser garantido a pedestres e prestadores de serviços públicos e provados.
Com as calçadas abertas os motoqueiros e alguns condutores de automóveis passam pelas calçadas, pondo em risco a vida de pedestres adultos e crianças que usam o espaço dos bolsões para atividades esportivas como caminhadas e corridas ou para lazer.
É muito importante impedir a passagem de qualquer tipo de veículo motorizado pelas calçadas.