Javascript não suportado UBS e USF na região do Peri Alto

Participe+

Início
Voltar

UBS e USF na região do Peri Alto

Alessandra Davanzo Alessandra Davanzo  •  03/05/2021  •  Casa Verde  •  Código da proposta: 2840

UBS - Unidade Básica de Saúde e USF - Unidade de Saúde da Família na região do Peri Alto.

Proposta viável

Compromisso

Implantação da UPA Jardim Peri na Subprefeitura da Casa Verde.


Você precisa acessar sua conta ou se registrar para fazer um comentário

    Responsável

    Secretaria Municipal da Saúde

    • Análise de viabilidade técnica

      Viável

      O Jardim Antártica é um bairro periférico que compõe o Distrito Administrativo da Cachoeirinha, faz limite com os bairros Jardim Peri, Jardim Peri Alto, Pedra Branca, Jardim dos Francos e ao norte com o Parque Estadual da Cantareira e o município de Mairiporã. O DA Cachoeirinha possui em torno de 143.523 habitantes, sendo que 0,32% está localizada em zona rural na periferia do território (Censo/IBGE/2010). Apesar do DA Cachoeirinha apresentar taxas de crescimento negativas, o Bairro Jardim Antártica apresenta um crescimento desordenado populacional, com a formação de muitos aglomerados populacionais, em especial em direção ao Parque Estadual da Cantareira, colaborando para o aumento da vulnerabilidade social do território e das necessidades em saúde. A Unidade Básica de Saúde mais próxima é a AMA/UBS Jardim Peri, que já se encontra saturada e realizando atendimentos muito além que sua capacidade estrutural e operacional permite, o que vem contribuir para o aumento da desassistência, principalmente de pacientes crônicos e crônicos agudizados (hipertenso, diabéticos e DPOC), crianças menores de 1 ano sem puericultura e gestantes sem pré-natal. A construção de 1 UBS neste território se justifica pelo aumento significativo da demanda, uma mudança no perfil da gravidade e maior complexidade dos casos atendidos, a vulnerabilidade social da população do território e o grande vazio assistencial, associados ao desejo de promover um atendimento de forma adequada, atendendo os pacientes nas suas diversas necessidades, que não só as assistenciais, de forma ágil, humanizada. Portanto, a proposta é considerada viável, e o Projeto Avança Saúde SP já prevê a construção de uma unidade no Jardim Antártica, que irá abranger a população do Jardim Peri Alto.

    • Análise de viabilidade orçamentária

      Viável

      Já há a previsão, no âmbito do Programa Avança Saúde (financiado com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento - BID) e no Programa de Metas 2021-2024 (PdM), para a construção de uma UPA na região, a UPA Jd Peri. A obra deve ser iniciada em 2021 e finalizada em 2023.

    Códigos da proposta

    Número SEI: 6017.2021/0022563-0

    Ações orçamentárias: 84.11.5204

  • 01/01/2022

    Monitoramento atualizado para
    Orçamento para o compromisso aprovado

  • 31/05/2022

    Monitoramento atualizado para
    Em estudo/análise

    A obra encontra-se em processo de desenvolvimento de projeto, e a modalidade de execução (PPP entre SMS e COHAB) já foi definida. Valor empenhado até o momento: R$ 5.398.478,84.

  • 30/09/2022

    Monitoramento atualizado para
    Em estudo/análise

    Em processo de desenvolvimento de projeto pela Concessionária.

Voltar para o Início