Ampliar e requalificar a rede cicloviária da subprefeitura, que ainda é pouca e torna difícil fazer 100% do caminho até o emprego ou estudo de bicicleta
Mais km de ciclovias e ciclofaixas, conectando a infraestrutura existente, os terminais de ônibus, metrô e trem, e conectando às subprefeituras vizinhas. Ciclovias mais largas do que as atuais, permitindo no mínimo que passe uma bicicleta cargueira, para os comércios que empregam a ciclologística, e também por questão de inclusão, permitindo que pais e mães levem as crianças até a escola e outros destinos de bicicleta. Assim os pais pedalam ao lado das crianças, protegendo e impedindo que num desequilíbrio as crianças caiam na faixa de rolamento. A requalificação viária também envolve instalar paraciclos nos locais com muito comércio para atender aos clientes e medidas de acalmamento de tráfego.
Responsável
A solicitação de ampliação da rede cicloviária na região será considerada nos estudos de planejamento.
Em relação às larguras das estruturas cicloviárias, o Manual de Desenho Urbano e Obras Viárias da Prefeitura, recentemente lançado, define parâmetros mínimos de largura para novas estruturas a serem implantadas.
A proposta é viável. Importante que serão necessárias contratações diversas, uma voltada à requalificação e outra para fins de ampliação, observando quanto a esta função a obrigatoriedade de submissão de novas rotas a execução de audiências públicas (art. 7º da Lei nº 16.885/2018).
Esta demanda está contemplada na proposta orçamentária da SMT para 2022
Número SEI: 6017.2021/0022561-4
Ações orçamentárias: 98.20.1097
Monitoramento atualizado para
Orçamento para o compromisso aprovado
Monitoramento atualizado para
Em estudo/análise
Há previsão de implantação de ligação entre a Ciclofaixa Caminho Verde e estação Guaianases da CPTM e Mercado Municipal de Guaianases pela Av. José Pinheiro Borges. Serão 1,5 km de infraestrutura cicloviária, ligando a subprefeitura Guaianases à subprefeitura Itaquera
Monitoramento atualizado para
Em andamento
Estrutura presente na PPP da Cohab-SMT. Acordo de Cooperação encontra-se assinado. Verbas públicas transferidas a Cohab. Preparativos para inicio das obras. Estrutura presente no lote 10 da PPP da Cohab. Início no túnel Odon Pereira até Estação Guaianases (via: Av José Pinheiros Borges)
Monitoramento atualizado para
Concluída
Há previsão de implantação de ligação entre a Ciclofaixa Caminho Verde ao Mercado Municipal de Guaianases e a estação Guaianases da CPTM pela Av. José Pinheiro Borges. Serão 1,5 km de infraestrutura cicloviária, ligando a subprefeitura Guaianases à subprefeitura Itaquera que deverão ser implantados através de Termo de Parceria firmado entre a SMT e COHAB. Plano e Projeto Básico elaborado
Nao concordo, pois primeiro acredito que seja necessario adequar para os pedestres, adaptação para os deficientes pois as vias e calçadas estão sucateadas
Não são propostas em oposição. As ruas que receberam ciclofaixas na cidade mostraram redução de mortos e feridos de todos os meios de transporte, inclusive pedestres e motoristas. É uma medida de segurança mas que não impede, mas complementa, os investimentos em prol do pedestre.
O que prejudica o pedestre é o descaso da prefeitura, que no Programa de Metas destinou verba pra fazer 20 milhões de m² de recape para automóveis, e apenas 1,5 milhão m² de calçadas a serem requalificadas, sem previsão de alargamento do passeio. É o direcionamento de investimentos quase que exclusivamente para os automóveis (na gestão passada Dória-Covas 80% dos investimentos de mobilidade foram apenas para carros, deixando os 20% restantes a serem distribuídos entre ônibus, calçadas e ciclovias) que prejudica a adequação para pedestres.