Javascript não suportado Diversas propostas de requalificação viária e rede de ciclovias
Início
Voltar

Diversas propostas de requalificação viária e rede de ciclovias

Lucian De Paula Lucian De Paula  •  08/05/2021  •  Guaianases  •  Código da proposta: 2976

Ampliar e requalificar a rede cicloviária da subprefeitura, que ainda é pouca e torna difícil fazer 100% do caminho até o emprego ou estudo de bicicleta

Mais km de ciclovias e ciclofaixas, conectando a infraestrutura existente, os terminais de ônibus, metrô e trem, e conectando às subprefeituras vizinhas. Ciclovias mais largas do que as atuais, permitindo no mínimo que passe uma bicicleta cargueira, para os comércios que empregam a ciclologística, e também por questão de inclusão, permitindo que pais e mães levem as crianças até a escola e outros destinos de bicicleta. Assim os pais pedalam ao lado das crianças, protegendo e impedindo que num desequilíbrio as crianças caiam na faixa de rolamento. A requalificação viária também envolve instalar paraciclos nos locais com muito comércio para atender aos clientes e medidas de acalmamento de tráfego.

Proposta viável

Compromisso

Elaborar plano e projetos para implantação das primeiras estruturas cicloviárias da Subprefeitura de Guaianases.

 

Objetivo de Desenvolvimento Sustentável - ODS 9.1 / 11.2

Programa de Metas - Meta 43


Você precisa acessar sua acessar sua conta ou se registrar nova conta para fazer um comentário
  • Luciana santana reis

    Nao concordo, pois primeiro acredito que seja necessario adequar para os pedestres, adaptação para os deficientes pois as vias e calçadas estão sucateadas

    • Lucian De Paula

      Não são propostas em oposição. As ruas que receberam ciclofaixas na cidade mostraram redução de mortos e feridos de todos os meios de transporte, inclusive pedestres e motoristas. É uma medida de segurança mas que não impede, mas complementa, os investimentos em prol do pedestre.
      O que prejudica o pedestre é o descaso da prefeitura, que no Programa de Metas destinou verba pra fazer 20 milhões de m² de recape para automóveis, e apenas 1,5 milhão m² de calçadas a serem requalificadas, sem previsão de alargamento do passeio. É o direcionamento de investimentos quase que exclusivamente para os automóveis (na gestão passada Dória-Covas 80% dos investimentos de mobilidade foram apenas para carros, deixando os 20% restantes a serem distribuídos entre ônibus, calçadas e ciclovias) que prejudica a adequação para pedestres.

      Nenhuma resposta

      Responsável

      Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes

      • Análise de viabilidade técnica

        Viável

        A solicitação de ampliação da rede cicloviária na região será considerada nos estudos de planejamento.

        Em relação às larguras das estruturas cicloviárias, o Manual de Desenho Urbano e Obras Viárias da Prefeitura, recentemente lançado, define parâmetros mínimos de largura para novas estruturas a serem implantadas.

      • Análise de viabilidade jurídica

        Viável

        A proposta é viável. Importante que serão necessárias contratações diversas, uma voltada à requalificação e outra para fins de ampliação, observando quanto a esta função a obrigatoriedade de submissão de novas rotas a execução de audiências públicas (art. 7º da Lei nº 16.885/2018).

      • Análise de viabilidade orçamentária

        Viável

        Esta demanda está contemplada na proposta orçamentária da SMT para 2022

      Códigos da proposta

      Número SEI: 6017.2021/0022561-4

      Ações orçamentárias: 98.20.1097

    • 01/01/2022

      Monitoramento atualizado para
      Orçamento para o compromisso aprovado

    • 31/05/2022

      Monitoramento atualizado para
      Em estudo/análise

      Há previsão de implantação de ligação entre a Ciclofaixa Caminho Verde e estação Guaianases da CPTM e Mercado Municipal de Guaianases pela Av. José Pinheiro Borges. Serão 1,5 km de infraestrutura cicloviária, ligando a subprefeitura Guaianases à subprefeitura Itaquera

    • 30/09/2022

      Monitoramento atualizado para
      Em andamento

      Estrutura presente na PPP da Cohab-SMT. Acordo de Cooperação encontra-se assinado. Verbas públicas transferidas a Cohab. Preparativos para inicio das obras. Estrutura presente no lote 10 da PPP da Cohab. Início no túnel Odon Pereira até Estação Guaianases (via: Av José Pinheiros Borges)

    • 08/02/2023

      Monitoramento atualizado para
      Concluída

      Há previsão de implantação de ligação entre a Ciclofaixa Caminho Verde ao Mercado Municipal de Guaianases e a estação Guaianases da CPTM pela Av. José Pinheiro Borges. Serão 1,5 km de infraestrutura cicloviária, ligando a subprefeitura Guaianases à subprefeitura Itaquera que deverão ser implantados através de Termo de Parceria firmado entre a SMT e COHAB. Plano e Projeto Básico elaborado

    Voltar para o Início