Javascript não suportado Orçamento cidadão
Início

Propostas para a Subprefeitura Pirituba/Jaraguá

População: 591.255

Área: 54,7 km²

Etapa atual

Monitoramento

Mais informações da Subprefeitura

A Subprefeitura Pirituba/Jaraguá apresenta uma densidade de 0,011 habitantes por m². São 190.996 domicílios em seu território, sendo que 8,92% deles estão localizados em favelas (2017). Seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0,787 (2010). Para cada pessoa em idade ativa, há 0,14 empregos formais nesta Subprefeitura (2016). Você pode acessar mais informações sobre esta Subprefeitura e seus distritos acessando seus Planos Regionais, aqui e aqui.

*Dados disponíveis em ObservaSampa

Não eleita

Parque Municipal do Casarão do Anastácio no Distrito de Pirituba

27/04/2021  •  Carlos Junior  •  Pirituba/Jaraguá

Criar o Parque Municipal do Casarão do Anastácio no Distrito de Pirituba , fundamentado pela meta 60 do Programa de Metas da Prefeitura de São Paulo que planeja criar 8 parques municipais. A implantação deve ser conforme as disposições já previstas pelo PL237/08. A área deste novo parque compreende em 181.180 m2 (metros quadrados), está localizada no Parque São Domingos, encontro da Marginal Tietê com a saída para a Rodovia Anhanguera, ao lado da ponte Atílio Fontana, Distrito de Pirituba, Subprefeitura de Pirituba, no Município de São Paulo. Neste terreno também está localizado o Casarão do Anastácio, tombado pelo CONPRESP em  2013. Atualmente o local encontra-se em situação de abandono, no entanto o terreno tem um imenso potencial para abrigar o primeiro Centro Cultural da região de Pirituba, que também é uma das demandas mais recorrentes da população de Pirituba/Jaraguá.

Nenhum apoio

3154

10/05/2021  •  Fernanda Imperio Lima  •  Pirituba/Jaraguá

Instalação de pontos de wifi livres

A ação já prevista pela Prefeitura deve ter um olhar para as regiões mais vulneráveis da subprefeitura. Consideramos também necessário que um ponto de wi-fi seja instalado em um ponto de escolha da população indígena.

Nenhum apoio

605

20/04/2021  •  Norma Rodrigues Santos  •  Pirituba/Jaraguá

Que todos os assuntos da Plataforma 156 também possam serem feitos anonimamente . 

Nenhum apoio

2491

02/05/2021  •  Vera Helena Lessa Villela  •  Pirituba/Jaraguá

Reduzir 25% do déficit de peso para idade de crianças indígenas menores de 5 anos acompanhadas nas condicionalidades de saúde do Programa Bolsa Família, por meio de ações articuladas no âmbito da Câmara Intersecretarial de Segurança Alimentar e Nutricional (CAISAN), priorizando práticas de produção e alimentação que se relacionam com a sociobiodiversidade; 

Nenhum apoio
Não eleita

Construção de uma quadra poliesportiva com vestiário em local sugerido

08/05/2021  •  Carlos de Lima Luis  •  Pirituba/Jaraguá

Construção de uma quadra poliesportiva com vestiário.

1) Existe um terreno na rua da Floresta, 02 - Vila Santo Antônio/Taipas, já que a população não tem um área de lazer.

Nenhum apoio

2991

08/05/2021  •  Lucian De Paula  •  Pirituba/Jaraguá

Ampliar e requalificar a rede cicloviária da subprefeitura, que ainda é pouca e torna difícil fazer 100% do caminho até o emprego ou estudo de bicicleta

Mais km de ciclovias e ciclofaixas, conectando a infraestrutura existente, os terminais de ônibus, metrô e trem, e conectando às subprefeituras vizinhas. Ciclovias mais largas do que as atuais, permitindo no mínimo que passe uma bicicleta cargueira, para os comércios que empregam a ciclologística, e também por questão de inclusão, permitindo que pais e mães levem as crianças até a escola e outros destinos de bicicleta. Assim os pais pedalam ao lado das crianças, protegendo e impedindo que num desequilíbrio as crianças caiam na faixa de rolamento. A requalificação viária também envolve instalar paraciclos nos locais com muito comércio para atender aos clientes e medidas de acalmamento de tráfego.

Nenhum apoio

1150

26/04/2021  •  Norma Rodrigues Santos  •  Pirituba/Jaraguá

Destinar Recursos para Contrato de Manutenção/Reparos/Instalação de Placas para Denominação de Ruas,Avs.Praças... ( incluindo Nome da Via, CEP e, início e final de Quadra Fiscal) Instalar Placas  de Nomes , com o nome inicial da via a ser colocada no poste do Semáforo identificando a Via Transversal ( como já é feito hoje ).  

Nenhum apoio

199

15/04/2021  •  Prof. Carlos Loiola  •  Pirituba/Jaraguá

A necessidade de isolamento social, impediu as pessoas de trabalhar e garantir o próprio sustento. A situação não seria tão dramática para os pobres E A ECONOMIA se a renda básica de cidadania ou pelo menos algum programa social robusto estivesse em execução.

Cumpre observar, que políticas públicas estatais universais e incondicionais, que objetivem a efetividade de Direitos Sociais não é novidade: já o são as políticas de saúde e educação. Assim, educação fundamental e saúde são políticas cujo acesso gratuito é assegurado em caráter obrigatório pelo Estado a todo cidadão brasileiro.” Sendo assim, “A Renda de Cidadania é um direito dos cidadãos de desfrutarem das riquezas do local no qual nasceram ou residem. Não é uma ajuda aos pobres e estropiados, embora, como conseqüência, ajude aos menos favorecidos e contribua para o decréscimo da desigualdade.”

Nenhum apoio

250

15/04/2021  •  Carlos Junior  •  Pirituba/Jaraguá

Criar  rede cicloviária mais abrangente dentro de toda área da subprefeitura Pirituba-Jaraguá que seja interligada  com a ciclofaixa Barão da Passagem no Bairro City Lapa através da ponte Atílio Fontana. A região de Pirituba-Jaraguá tem milhares de ciclistas e pouquíssimas rotas que não contemplam a totalidade da região. 

Todos os dias ciclistas precisam enfrentar o trânsito caótico da região e atravessar o complexo viário anhanguera para chegar nos bairros da zona oeste e não existe nenhuma segurança. Necessitamos de rotas cicloviárias seguras que protejam a vida do munícipe ao atravessar a rodovia Anhanguera para chegar ou retornar do centro expandido da cidade.    

Nenhum apoio

3151

10/05/2021  •  Fernanda Imperio Lima  •  Pirituba/Jaraguá

Viabilização do Parque Brasilandia

 Projeto de lei inicial do Parque é de 2010. Desde então, o parque tem sido grilado de forma irregular, dando origem a loteamentos que já consumiram a maior parte de sua área. A ação fiscalizatoria deveria parar imediatamente a ocupação da área e sua proteção e conversão em parque, com alternativas de moradias para as familias.

Ação proposta pelo Minipúblico de Pirituba-Jaraguá

Nenhum apoio
Voltar para o Início