INFRAESTRUTURA VERDE Proposta considerada viável e 2021 com o compromisso de sistematizar o conjunto de ações que vem sendo realizado na cidade, principlamente pelas subprefeituras.
Implantação de Infraestrutura Verde, do tipo jardins de chuva, biovaletas, canteiro pluvial, pavimentos permeáveis, caminhos verdes, entre outros. Fazendo uso do "Guia Metodológico Para Implantação de Infraestrutura Verde", criado pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) para auxiliar os gestores públicos. (O Guia não coube em anexo, mas é fácil encontrá-lo na internet.)
Tendo isso implementado, prestará serviços ambientais do tipo Cultural ( Recreação, Saúde física e mental, Experiência natural, entre outros) e Regulador ( Aumento da drenagem natural, Diminuição da sobrecarga do sistema de drenagens convencionais, Redução do efeito das ilhas de calor, Melhoria da qualidade do ar, Redução de ruído, entre outros).
Gostaria de complementar que faz-se necessária a revitalização das praças públicas. Exemplo mais notório: praça marcelino machado, vila maria alta, completamente abandonada a própria sorte, com moradores de rua entre outros, utilizando o espaço para diversos fins, inclusive por motivo desconhecido, ateiam fogo próximo aos troncos das arvores. Necessário trabalho conjunto do social e da segurança publica. Detalhe que há um deposito de gas na praça, sendo eminente o risco de incêndio de grandes proporções.
A região da Subprefeitura Vila Maria/Vila Guilherme sofre com alagamentos, sendo assim, é fundamental que jardins de chuva, pavimentos permeáveis, caminhos verdes, biovaletas, canteiro pluvial, pavimentos permeáveis, entre outros, sejam instalados em nossa região. Detalhe: sofremos tanto com inundações e em nossa região existem apenas dois jardins de chuva instalados. Muito pouco, em relação a outras subprefeituras como Vila Mariana.