Proposta completa em anexo. - Resíduos têxteis
Responsável
O grande problema de se realizar parcerias entre as cooperativas e os lojistas para destinação dos resíduos têxteis, é que as cooperativas habilitadas com a prefeitura não possuem estrutura e nem interesse para a recuperação destes materiais, principalmente em grandes quantidades. A grande dificuldade deste material, é que os têxteis que possuem maior valor no mercado de reciclável (principalmente têxteis de algodão), já são destinados pelos lojistas ao recicladores. E o que os descartados no resíduo são os de material sintético, que não possuem mercado e nem valor agregado no mercado de recicláveis. O que limita o interesse das cooperativas em trabalhar com esses materiais. Assim, entendemos que para a destinação dos resíduos têxteis, o correto seria implantar unidades especificas em reciclagem desses resíduos. Outra questão importante, no que tange às responsabilidades de logística reversa, a Prefeitura não pode assumir totalmente a responsabilidade da destinação e tratamento deste resíduo gerado pelos lojistas. O correto seria uma solução em conjunto, com uma grande atuação do setor privado. Atualmente, a SP Regula estuda juntamente com a concessão a melhor forma para a destinação correta destes resíduos. Porém, consideramos a proposta de parceria dos lojistas com as cooperativas, no momento como inviável.
A proposta é tecnicamente inviável e, portanto, o critério orçamentário não se aplica.
Número SEI: 6017.2021/0022541-0
Responsável
"A proposta depende de parceria com empresas/entidades que fazem a reciclagem do material (SP-Regula). Sendo possível a parceria, a proposta se mostra parcialmente viável, alinhada com a meta de recebimento de novos tipos de resíduos nos ecopontos, sendo os Grandes Geradores de resíduos responsáveis pela destinação correta dos seus resíduos.
"
"O modelo pretendido de recepção de novos resíduos nos ecoponto é baseado em parcerias com empresas/entidades recicladoras, permitindo a estas o uso de espaço nos ecopontos para a colocação de caixas coletoras de sua responsabilidade.
O uso do espaço permite à recicladora a capilarização de sua rede coletora, sem custos adicionais à operação dos ecopontos.
A definir quantos ecopontos receberão este tipo de resíduo.
"
Número SEI: 6017.2021/0022565-7
Necessidade sim, esta proposta deverá ser viável, jogam todo o tipo de retalhos nas calçadas, zeladoria deveria ampliar uma educação ambiental urgente.