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Criar parada exclusiva de ônibus na Av. Marechal Tito

Rodrigo Moraes Rodrigo Moraes  •  16/04/2022  •  Itaim Paulista  •  Código da proposta: 588

Criar parada exclusiva de ônibus na Av Marechal Tito, 2790 na estação CPTM Jardim Helena (recuo), sentido Itaim Paulista, após a rua Gendiroba, pois nesse local tem uma grande calçada e podia ficar 2 pontos de ônibus e traria mais fluides ao trânsito na Marechal Tito, pois devido aos ônibus ficarem parados ao grande fluxo de pessoas (no ponto atual, inadequado e calçada pequena), causa trânsito na avenida e também diminuir o canteiro central da avenida para criação de mais uma faixa na Marechal Tito (no local), caso necessário transferir o ponto de ônibus ao lado do mercado atacadão e colocar pouco atrás na rua lateral: são Gonçalo dos rio das Pedras, dando fluides na Marechal Tito, colocar grades de ferro no meio dessa parte da Marechal Tito para obrigar as pessoas atravessar na faixa de pedestres e ter mais segurança no local

Proposta viável

Compromisso

SECRETARIA MUNICIPAL DAS SUBPREFEITURAS: Realizar o alteamento das guias, a partir de projeto elaborado por SMT.

SECRETARIA MUNICIPAL DE MOBILIDADE E TRÂNSITO: Elaborar projeto de alteração do ponto de ônibus, conforme solicitado pelo munícipe; o novo ponto de ônibus será realocado após o alteamento das guias, a ser realizado pela Subprefeitura.  

 


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      Responsável

      Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes

      • Análise de viabilidade técnica

        Viável

        "A principal proposta apresentada é para que o ponto de parada de ônibus atualmente implantado na Avenida Marechal Tito, altura do nº 2.724, seja avançado para a quadra seguinte, posterior à Rua Gendiroba, junto ao nº 2.790, onde a calçada possui uma largura adequada à implantação de ponto de parada, e com a possibilidade de instalação futura de módulo de abrigo.

        Apesar de distanciar-se da Estação Jardim Helena – Vila Mara da CPTM, atualmente em aproximadamente 250,00 metros, é justificável porque o ponto de parada no local atual, onde a calçada é muito estreita, não dá segurança aos usuários, com média diária atual de 4.720 embarques e 1.544 desembarques.

        Por parte da Assessoria de Pontos e Abrigos da Superintendência de Planejamento Operacional da SPTrans, apesar do aumento da distância em relação ao maior pólo gerador da demanda, entendemos que a medida, se viabilizada, atenderá melhor os usuários, com mais conforto e segurança.

        Ocorre que devido à freqüência de 138 ônibus/hora é necessária uma extensão considerável para que os ônibus não fechem o cruzamento com a Rua Gendiroba.

        A principal dificuldade para a implantação da medida é que as guias no local sugerido, bem como as dos imóveis seguintes, possuem 100% de rebaixamento, apesar da limitação de 50% imposta pela lei.

        Para viabilizar o avanço do ponto de parada, conforme sugestão apresentada, será necessário que a subprefeitura da região, pela competência, providencie o alteamento das guias, dentro do limite legal, e com o devido nivelamento da calçada, em todos nos imóveis localizados após a Rua Gendiroba, uma vez que no trecho, devido ao acúmulo de coletivos, simultaneamente, deverá ocorrer embarques e desembarques em diversos deles, o que exige que os locais possuam guias alteadas para proporcionar maior segurança e conforto, principalmente aos idosos e pessoas com mobilidade reduzida.

        Em relação à transferência do ponto de parada do lado oposto passando pela Rua São Gonçalo do Rio das Pedras, que é uma bifurcação paralela à avenida, entendemos ser inviável devido à limitação da largura da via, e falta de acesso livre para retorno à avenida.

        Quanto à diminuição do canteiro central para a criação de mais uma faixa de rolamento, não é possível, pois no local há faixas reservadas para retornos, nos dois sentidos da avenida.
        "
         

      • Análise de viabilidade orçamentária

        Viável

        Não há impedimento orçamentário para o remanejamento do ponto de parada de ônibus do nº 2.724 da Avenida Marechal Tito, para após a Rua Gendiroba.
         

      Códigos da proposta

      Número SEI: 6017.2021/0022561

      Ações orçamentárias: 98.20.5394

      Responsável

      Secretaria Municipal das Subprefeituras

      • Análise de viabilidade técnica

        Viável

        "A partir de um projeto apresentado pela SMT, é possível executar o alteamento das guias.
        "
         

      • Análise de viabilidade orçamentária

        Viável

        "Não há óbice orçamentário para a implementação da proposta.
        "
         

      Códigos da proposta

      Número SEI: 6017.2021/0022565-7

      Ações orçamentárias: 98.12.1169

    • 01/06/2023

      Monitoramento atualizado para
      Pendente

      Parecer SMSUB: SUB-IT: O serviço é de competência da SPTrans e CET para execução de projeto. A subprefeitura enviará um Ofício à SMT (Secretaria de Mobilidade e Trânsito) dando viabilidade de calçada, solicitando projeto para implantação da parada exclusiva de ônibus, após estudo da SMT enviarão para SPTRANS para elaboração de projeto, após a Subprefeitura realizará o alteamento das guias para implantação do referido ponto. O custo da implantação ocorre por SPOBRAS, sendo tratado pelo processo. 6040.2023/0001195-8

    • 21/06/2023

      Aguarda-se informações complementares da secretaria responsável.

    • 26/09/2023

      Monitoramento atualizado para
      Em andamento

      Realizada vistoria conjunta com a Subprefeitura, que deve proceder ao alteamento da guia para posterior do ponto.

    • 20/01/2024

      Monitoramento atualizado para
      Concluída

      Parecer SMSUB: Serviço executado pelas equipes de manutenção.

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