Javascript não suportado Ampliar a rede de Atenção à Saúde Mental de Crianças e Adolescentes

Participe+

Início
Voltar

Ampliar a rede de Atenção à Saúde Mental de Crianças e Adolescentes

Dimitria Doi Dimitria Doi  •  16/04/2022  •  Jaçanã/Tremembé  •  Código da proposta: 598

Ampliar a rede de Atenção à Saúde Mental de Crianças e Adolescentes

O objetivo é oferecer uma rede de cuidado com profissionais de diversas áreas (Assistência Social, Psiquiatria, Psicologia, Terapia Ocupacional, Educação Fìsica) para atendimento de crianças e adolescentes. A atenção e o cuidado com morbidades psiquiátricas muitas vezes é inexistente, tardio ou incompleto.

Seria necessário ofertar atendimento ambulatorial e hospitalar, ampliar leitos de internação psiquiátrica com cuidados especializados, atenção multidisciplinar e reabilitação.

Proposta viável

Compromisso

Implantar primeira parte do Protocolo de Saúde Mental na Atenção Básica   


Você precisa acessar sua acessar sua conta ou se registrar nova conta para fazer um comentário

      Responsável

      Secretaria Municipal da Saúde

      • Análise de viabilidade técnica

        Viável

        Reconhecida a necessidade no território pela CRS, já está em estudo no âmbito do Plano Municipal de Saúde 2022-2025, dentro do objetivo 2.13. - Elaborar a linha de cuidado em saúde mental no MSP de forma a organizar o acesso à saúde mental em todos os níveis de atenção através de diretrizes atualizadas.   
         

      • Análise de viabilidade orçamentária

        Viável

        É possível afirmar que a proposta está contemplada na iniciativa “a” da meta 08 do Programa de metas: “Referenciar o atendimento em saúde mental para 100% das UBS do Município, ampliando o acolhimento e atenção à saúde da população em sofrimento psíquico”.
         

      Códigos da proposta

      Número SEI: 6017.2021/0022563

      Ações orçamentárias: 84.10.2421

    • 25/05/2023

      Monitoramento atualizado para
      Em andamento

      Concluída a fase de consulta pública do 'Protocolo de Saúde Mental: estratificação e classificação de risco em 24/04/2023. Em 05/05/2023 foi realizada apresentação do documento à Comissão de Saúde Mental do Conselho Municipal de Saúde. As sugestões estão em processo de análise individual enquanto é articulado junto a Escola Municipal de Saúde um plano de educação permanente para uso da ferramenta pelas equipes multiprofissionais. Valores empenhados até o momento: Não existem despesas específicas para essa ação, sendo executadas com recursos humanos existentes.

    • 27/09/2023

      Monitoramento atualizado para
      Em andamento

      A publicação do protocolo ocorreu em julho/2023 e sua versão revisada já está disponível em https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/ secretarias/upload/saude/protocolo_class_risco_s_mental_14_set_23.pdf. O documento foi intitulado ""Orientações sobre a atenção às crises em saúde mental e o acompanhamento longitudinal dos casos na Rede de Atenção Psicossocial no Município de São Paulo: Estratificação e Classificação de Risco em Saúde Mental". O material tem como objetivo fornecer subsídios práticos para a operacionalização do cuidado, do apoio matricial e das referências e contrarreferências da forma mais realista e articulada possível, prezando sempre pelo melhor uso dos recursos da RAPS e pela integralidade do cuidado. Resumidamente, a estratificação e classificação de risco orienta o dimensionamento da demanda em saúde mental por níveis de intensidade e quais dispositivos de cuidado devem ser acionados de acordo com os diferentes graus de risco. A etapa seguinte do processo prevê a articulação junto à Escola Municipal de Saúde para apoio no processo de publicização, via ações de educação em saúde junto às equipes.

    • 20/01/2024

      Monitoramento atualizado para
      Concluída

      O protocolo foi publicado sob o título "Orientações sobre a atenção às crises em saúde mental e o acompanhamento longitudinal dos casos na Rede de Atenção Psicossocial no Município de São Paulo: Estratificação e Classificação de Risco em Saúde Mental" e está disponível em: .

    Voltar para o Início