Apoio a proposta 1049. E complemento : o Butantã necessita preservar, recuperar e conservar suas áreas verdes remanescentes da Mata Atlântica e inúmeras nascentes, córregos e rios, cujas funções ambientais são inquestionáveis. Proposta : implementação dos Parques em Planejamento e mapeamento geológico de todo o perímetro do Butantã para que as áreas de alimentação do ecossistema possam ser identificadas e protegidas, de forma a evitar e proibir construções precatórias. Orçamento para proteção de nascentes, criando mecanismos que bonifiquem todos os protetores de áreas de Mata ou recursos hídricos ( nascentes e rios ) . Proposta de cumprimento inegociável das leis de proteção ambiental vigentes .
Responsável
"Estamos restringindo nossa análise aqui somente na parte da proposta que se refere à “Implementação de parques"", uma vez que o mapeamento geológico já consta no Geosampa.
Viável parcialmente, pois dos parques constantes do quadro 7 do PDE 2014, em SVMA/CPA há atualmente 02 parques em desenvolvimento e/ou acompanhamento:
PQ_BT_01 – (Fonte): foi viabilizada a desapropriação dos imóveis destinados ao parque, havendo atualmente uma pendência para imissão na posse - há um casal que mora no local que está demandando articulação junto à Subprefeitura e à SEHAB para viabilizar sua transferência, de forma a liberar a área.
PQ_BT_02 – (Água Podre): parque em implementação por fases: 2 fases a iniciar em parceria com a SEHAB, a área de uma das fases está totalmente ocupada pela favela à beira do córrego. A SEHAB já iniciou as obras do Residencial Água Podre onde esses moradores serão alojados e, após a realocação será implantado um trecho do parque linear, onde antes estava a favela. A segunda fase será em área verde, contínua à primeira, e será implantada também pela SEHAB, com repasse de recursos de SVMA (conforme Termo de Cooperação firmado). A terceira fase é a nascente, a ser implantada por CGPABI/DIPO. As diretrizes do parque linear são de CPA/DPU.
"
"Estamos restringindo nossa análise aqui somente na parte da proposta que se refere à “Implementação de parques"", uma vez que o mapeamento geológico já consta no Geosampa.
Viável parcialmente, pois dos parques constantes do quadro 7 do PDE 2014, em SVMA/CPA há atualmente 02 parques em desenvolvimento e/ou acompanhamento:
PQ_BT_01 – (Fonte): a parte da desapropriação, a cargo de CPA, não demanda mais recursos financeiros.
As próximas etapas cabem à CGPABI.
PQ_BT_02 – (Água Podre): primeira fase, com recursos da SEHAB, a segunda, com recursos do FEMA previsto repasse à SEHAB em 2023. "
Número SEI: 6017.2021/0022567-3
Ações orçamentárias: 27.10.1702; 86.27.1702
Monitoramento atualizado para
Em andamento
Obras de implantação do Parque Linear Água Podre - Núcleo Nascentes em andamento com término previsto para 25/09/2023. Parque da Fonte: Estudo Preliminar em desenvolvimento. Dotação Orçamentária: 86.27.18.541.3005.1.702.44905100.03.0 (Linear Água Podre) Valores empenhados até o momento: R$ 4.951.720,24 (Linear Água Podre)
Monitoramento atualizado para
Em andamento
"Parque da Fonte: LEPAC e projeto a ser contratado via TCA. Paque Água Podre (núcleo Nascentes) obras de implantação em andamento. Dotação: 86.27.18.541.3005.1702.44.90.51.00.03" Valor empenhado: R$ 2.680.571,12
Monitoramento atualizado para
Parcialmente concluída
Parque linear Água Podre foi implantado e aberto à população. Projeto do Parque da Fonte foi parcialmente concluído, pois não se viabilizou ainda TCA adequado para a execução do projeto.
Proteção nascentes e áreas de entorno de rios são importantes para a segurança da população (tanto evitando enchentes quanto garantindo a qualidade da água). E tudo o que ajuda a proteger o que resta da Mata Atlântica é fundamental!
Apoiado!
Apoiada.
Proposta apoiada.
Preserva o local e contribui para toda a cidade
Cada vez desmatando mais, realizando projetos urbanísticos que amontoam pessoas em áreas que precisam de praças, prejudicando mananciais, fauna e flora que ainda resistem em meio a falta de infraestrura. Apoiado!
Os parques são fundamentais. Fazem par com as nascentes e cursos-d'água da cidade. É assim que os parques da Fonte, Caxingui e tantos outros que preservam as águas da cidade devem ser criados!
É o programa prioritário para a nossa cidade que cada dia mais temos mais concreto e menos verde
Parques são prioridade para a saúde da cidade ( Butantã precisa de mais parques )
Preservar o meio ambiente é preservar a vida!