Retificação das calçadas na região.Maioria das calçadas com desníveis e degraus, há calçadas que são até inclinadas no sentido do imóvel para a rua para que proprietário entre com carro na garagem. Problemas ocorrem tanto nas ruas planas como nas ladeiras.Calçadas são totalmente inacessíveis a cadeira de rodas, carrinhos de bebê e até mesmo perigosas a pedestres. SEADE no ano 2023- 24% da população da subprefeitura são idosos, que tem menor mobilidade, maior risco de quedas. População de 3,9% de crianças de 0 a 4 anos, possíveis utilizadores de carrinhos de bebês e também risco de quedas pela inabilidade de movimentos e coordenação.Não localizei dados sobre população com deficiência. Na legislação a responsabilidade pela manutenção da calçada é do proprietário, na prática estes não estão atentos aos quesitos de acessibilidade/mobilidade.
Responsável
Com relação a análise técnica, será posível o atendimento da proposta viável nos trechos onde a calçada possuir largura mínima para execução de faixa de serviço e faixa livre de no mínimo 1,20 m.
Custo estimado de R$ 2.000.000,00, contemplado no orçamento da pasta.
Número SEI: 6017.2021/0022565-7
Ações orçamentárias: 12.10.15.452.3006.1.169.44903900.00.1.500.9001.0
Monitoramento atualizado para
Em fase de projeto inicial
Em elaboração do orçamento dos trechos definidos e eladoração do termo de referência para posterior contratação. Dotação orçamentária: 12.10.15.452.3006.1.169.44903900.00
Monitoramento atualizado para
Parcialmente concluída
Fase de reserva. 6012.2024/0013193-6.
É impossível caminhar pelas calçadas estreitas e com desníveis. Para pessoas com deficiência e idosos com mobilidade reduzida é impossível. Os pedestres têm que circular pelas ruas e correr risco de serem atropelados. A solução para o problema deve ser prioridade para o poder público.
É essencial que São Paulo volte a colocar as calçadas como pauta. Estamos vendo milhões gastos em recapeamentos de vias mas com calçadas intransitáveis. Faltam padrões e a prefeitura nunca dá esse foco.