Adicionar orçamento dedicado a uma ampla implantação de dispositivos físicos de acalmamento de tráfego em todas as vias locais e coletoras na subprefeitura (com limite de até 40 km/h), como:
- faixa de pedestres elevadas ("lombofaixas");
- ampliação de calçadas com redução da largura das faixas veiculares;
- redução das distâncias de travessias de pedestres;
- redução de raio de curvatura de esquinas; etc.
Controlar as velocidades é a forma mais eficiente de reduzir atropelamentos e mortes no trânsito, além de melhorar a poluição sonora causada por aceleração excessiva.
Responsável
Proposta está contemplada nos projetos de Lombofaixa e Cruzamentos elevados (Meta 39 - item c)
Recursos aprovados no FUNDURB
Número SEI: 6017.2021/0022561-4
Monitoramento atualizado para
Em estudo/análise
Trata-se de obras de segurança viária com objetivo de promover a segurança viária. O referido projeto encontra-se em sua fase final pré edital, realizandose pequenos ajustes para sua publicação. Dotação orçamentária: 98.20.15.452.3009.3.757.44905100.08.1.759.0402.0 Valores empenhados: 3.552.646,55
Monitoramento atualizado para
Não iniciada
Licitação suspensa. Instalação de lombofaixas encontra-se dentre as atividades rotineiras da CET. Cruzamento elevado não possuí regulamentação, sendo instrumento de carater experimental conforme estabelece o Manual de Desenho Urbano e Obras Viárias da Cidade de São Paulo (https://manualurbano.prefeitura.sp.gov.br/manual/3-parametros-de-desenho-viario/3-5-pista/3-5-5-3-intersecao-elevada). Dotação orçamentária: 98.20.15.452.3009.3.757.44905100.08.1.759.0402.0. Valores empenhados: R$0,00.
Monitoramento atualizado para
Não realizada
Licitação suspensa. Instalação de lombofaixas encontra-se dentre as atividades rotineiras da CET. Cruzamento elevado não possuí regulamentação, sendo instrumento de carater experimental conforme estabelece o Manual de Desenho Urbano e Obras Viárias da Cidade de São Paulo https://manualurbano.prefeitura.sp.gov.br/manual/3-parametros-de-desenho-viario/3-5-pista/3-5-5-3-intersecao-elevada
Uma boa solução para as calçadas seria ampliar elas nos lugares onde tem ciclofaixa. Com a ciclofaixa em cima da calçada, os ciclistas ficam menos expostos aos carros e os pedestres podem se apropriar desse espaço quando o fluxo de bicicletas estiver baixo.
Precisamos MUITO de um foco da prefeitura também nas calçadas da região. O fluxo é enorme porém sem um padrão de qualidade no calçamento. Isso fora os espaços ocupados pelos postes de luz que, além de poluir a cidade, restringem a passagem nas calçadas por idosos, deficientes físicos e até mesmo a passagem com um simples guarda chuva em dias chuvosos
Proposta muito importante pois a região de Pinheiros é muito frequentada por pedestres todos os dias da semana.
Medida importantíssima, não só para melhorar a segurança viária, como também para oferecer espaços melhores para as pessoas se encontrarem e terem mais qualidade de vida. O alargamento das calçadas é interessante pois pode abrigar também novos canteiros, criar espaço para plantar árvores e colocar bancos para as pessoas sentarem.