Javascript não suportado 3144
Início
Voltar

3144

Karin Schmid Karin Schmid  •  16/05/2023  •  Parelheiros  •  Código da proposta: 3144

Além dos profissionais que já atuam nas UBS aumentar o número de trabalhadores para ter também equipes de Cuidados Paliativos que possam atender pacientes paliativos do território.


Você precisa acessar sua acessar sua conta ou se registrar nova conta para fazer um comentário
  • Karin Schmid
    Karin Schmid  •  Autor  •  16/05/2023 - 09:26

    Justificativa: O envelhecimento populacional crescente no Brasil associa-se a maiores taxas de doenças crônicas.
    Cuidados paliativos são cuidados ativos direcionados ao alívio do sofrimento relacionado à doença ou condição de saúde grave, oferecidos a pessoas de todas as idades e a seus familiares e cuidadores.
    Atualmente, cerca de 70% das mortes no Brasil são causadas por doenças crônicas e em grande sofrimento, sem assistência qualificada. Apenas 7,3% dos brasileiros que necessitam têm acesso aos Cuidados Paliativos. Calcula-se que 1 a 2% da população atendida na atenção primária esteja próxima ao último ano de sua vida, taxa que sobe para 30% entre as pessoas hospitalizadas.
    A OMS e a ONU tratam o acesso aos Cuidados Paliativos como um direito humano, devendo as nações garantir essa assistência como responsabilidade ética, integrada a todos os níveis de atenção, com foco de atuação na atenção primária à saúde (APS), na comunidade e no cuidado domiciliar.

    Nenhuma resposta
    Secretarias ainda não enviaram um parecer sobre a proposta
    Não há etapas definidas
    Voltar para o Início