Construção de conjunto de jardins de chuva na região da Bacia do Córrego Uberaba
Conforme planos e estudos já desenvolvidos, em quantidade necessária e suficiente para proporcionar a mitigação de alagamentos na região da Bacia do Córrego Uberaba, além de proporcionar a transformação da paisagem urbana com o aumento da cobertura vegetal e da biodiversidade, acalmamento de tráfego etc.
A região da Subprefeitura da Vila Mariana reúne condições favoráveis para sediar um projeto de “bairro-jardim de chuva” como o aqui proposto, que pode constituir um modelo de implantação a ser posteriormente reproduzido em outros locais.
Por favor baixe o PDF anexo a esta proposta para mais detalhes.
Responsável
Proposta viável. Contudo, nas implantações de Jardins de Chuva há necessidade de consulta e aprovação da CET
Há estudo/projeto realizado pela SVMA que foi apresentado em uma reunião do Conselho Participativo Municipal que contempla a construção de 290 jardins de chuva.
Número SEI: 6017.2021/0021429-9
Ações orçamentárias: 52.10.15.451.3022.1170.44903900
Monitoramento atualizado para
Em estudo/análise
Aguardando recebimento das propostas por SVMA
Monitoramento atualizado para
Parcialmente concluída
Etapa atual está sob responsabilidade da SVMA, aguardando contratação de empresa especializada para estudo de viabilidade e desenvolvimento de projetos para a implantação dos jardins de chuva.
É importante ressaltar que o Conselho Participativo Municipal (CPM) da Vila Mariana destinou parte da verba de 6 milhões de reais de 2023 para a construção de jardins de chuva na região ANTES de esta proposta ser eleita e considerada viável.
Estes jardins de chuva, na Rua das Uvaias, foram iniciados em 2023 e espera-se sua conclusão para abril de 2024, segundo informações fornecidas pelo CPO da Subprefeitura Vila Mariana em reunião ordinária do CPM.
Considerando que os jardins de chuva trabalham em conjunto para que suas funções de drenagem pluvial sejam efetivas, e considerando que o compromisso de implementação desta proposta foi assumido pela Prefeitura depois do início do conjunto anterior, entende-se que esta proposta contempla um NOVO conjunto de jardins de chuva para a região da Bacia do Uberaba, e não o mesmo conjunto já indicado pelo CPM em 2023.