Javascript não suportado Interligar Cidade Tiradentes com Jacú-Pêssego e municípios vizinhos
Início
Voltar

Interligar Cidade Tiradentes com Jacú-Pêssego e municípios vizinhos

Proposta Coletiva - Audiência Pública na Subprefeitura Proposta Coletiva - Audiência Pública na Subprefeitura  •  19/04/2024  •  Cidade Tiradentes  •  Código da proposta: 1160

Aberturas de novas alternativas para a interligação da Cidade Tiradentes com a Jacú-Pêssego e municípios vizinhos.

Proposta na área do Transporte coletada em audiência pública
Proposta na área do Transporte coletada em audiência pública

Proposta inviável

Justificativa

V. análise técnica.


Você precisa acessar sua acessar sua conta ou se registrar nova conta para fazer um comentário

      Responsável

      Secretaria Municipal de Licenciamento

      • Análise de viabilidade técnica

        Inviável

        A Proposta 1160 visa a abertura de novas alternativas para a interligação da Subprefeitura Cidade Tiradentes com a Rodovia Jacú Pêssego e municípios vizinhos.  
        Conforme disposto no Plano Diretor Estratégico do Município de São Paulo (PDE), estabelecido pela Lei nº 16.050/2014 e revisado pela Lei nº 7.975/2023, Anexo IV Mapa 8: Ações Prioritárias no Sistema Viário Estrutural, está previsto um conjunto de intervenções que visam aprimorar a mobilidade e a acessibilidade na região. 
        As melhorias viárias previstas abrangem eixos estruturais de conexão entre a Rodovia Jacu Pêssego (SP-017) e a Subprefeitura Cidade Tiradentes, tais como: Avenida Ragueb Chohfi, Rua Tineciro Icibabi, Rua Garça Morena, Estrada Iguatemi, Rua Márcio Beck Machado, Avenida dos Metalúrgicos. 
        Além dessas intervenções, está prevista a abertura de uma nova via que interligará a Rua Tineciro Icibabi à Rua Garça Morena, configurando-se como uma importante conexão para essa região. Essas ações visam, não apenas a melhoria da infraestrutura viária, mas também a facilitação do deslocamento da população, contribuindo significativamente para a integração de regiões periféricas da Zona Leste ao centro da cidade e aos municípios vizinhos. 
        Soma-se a isso, as ações prioritárias dispostas no ANEXO V Mapa 9 do Plano Diretor Estratégico (PDE), que tratam do Sistema de Transporte Coletivo. Está previsto o prolongamento da Linha 15–Prata do Metrô até Cidade Tiradentes, ligando por monotrilho os distritos do Ipiranga até a Subprefeitura em análise, passando por Vila Prudente, São Lucas, Sapopemba, São Mateus, entre outros. Na Subprefeitura Cidade Tiradentes, estão previstas duas estações associadas à Linha 15-Prata, localizadas na Estrada Iguatemi e na Avenida dos Metalúrgicos. 
        O Mapa 9 do PDE também aborda a futura Linha 16-Violeta, que ligará a região dos Jardins até Cidade Tiradentes, embora ainda não haja previsão para o início das obras. Além disso, está prevista a criação de um corredor intermunicipal que passará pela Jacu Pêssego e o corredor de ônibus Itaim - São Mateus (Perimetral Leste), ao longo da Estrada do Iguatemi. 
        Estas ações visam melhorar a infraestrutura de transporte coletivo, promovendo uma maior integração entre as regiões da cidade, bem como com os municípios vizinhos, facilitando o deslocamento da população.  
        Informamos também que os Perímetros de Ação do Plano Regional da Subprefeitura Cidade Tiradentes (Decreto nº 57.537/2016), denominados “Estrada do Iguatemi, Avenida Souza Ramos e arredores (ID 53)” e “Avenida dos Metalúrgicos (ID 62)”, englobam a questão da mobilidade urbana, com destaque para as diretrizes de implantação das ações descritas nos Mapas 8 e 9 do Plano Diretor Estratégico (PDE). 
        Por fim, embora existam ações planejadas por esta Secretaria que estejam alinhadas à Proposta 1160, não se vislumbra viabilidade em ação que requer parte do Orçamento Cidadão para esta Pasta para a proposta. Porém, considerando os levantamentos acima, seria importante obter o parecer de SIURB, em função de suas atribuições. 

      Códigos da proposta

      Número SEI: 6017.2021/0022566-5

      Responsável

      Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes

      • Análise de viabilidade técnica

        Inviável

        Competência de SIURB.

      Códigos da proposta

      Número SEI: 6017.2021/0022561-4

      Responsável

      Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras

      • Análise de viabilidade técnica

        Inviável

        A SIURB não dispõe de estudos e projetos além daqueles fornecidos pela SMUL e Spurbanismo, sugrimos consutar a referida secretaria para informar as ações planejadas para a região.

      Códigos da proposta

      Número SEI: 6017.2021/0022557-6

    Não há etapas definidas
    Voltar para o Início