Implantação do Centro de Referência de Segurança Alimentar e Nutricional CRSAN integrado a um Banco de Alimentos, na subprefeitura do Sto Amaro, servindo a comunidade local e adjacências como equipamentos de SAN, desenvolvimento e assistência social, com quadro de RH que garanta a gerência do serviço por um profissional Nutricionista.
(Narcisio Rios - Conselho Mun. De Segurança Alimentar e Nutricional de São Paulo / Associação Paulista de Nutrição)
Responsável
Proposta inviável do ponto de vista técnico.
Os Centros de Referência de Segurança Alimentar e Nutricional - CRESANs, são espaços de convivência e participação social com intuito de articular o território através dos equipamentos públicos e comunidade, a fim de realizar ações que promovam a segurança alimentar e nutricional. As ações podem acontecer de várias formas, desde a execução de programas de acesso à alimentação, encontros formativos, seminários, bem como ações de educação alimentar e nutricional em suas diversas dinâmicas, seja para promover alimentação saudável, capacitação em geração de renda ou alimentação sustentável.
Diante disso, o que a Coordenadoria de Segurança Alimentar e Nutricional - COSAN entende é que tais ações podem acontecer nas estruturas de equipamentos públicos já existentes, como os mercados municipais, centros educacionais e organizações parceiras dos programas desta pasta que possuem estrutura e estão disponíveis para utilização e que já é referência de serviços para população do território.
Desta forma, os recursos são otimizados e a política pública não deixa de ser implantada e ampliada. Informamos que está em construção um projeto para formação de parceria junto com a Fundação Paulistana de Educação, Tecnologia e Cultura, com intuito de implantar tais ações de segurança alimentar e nutricional neste modelo apresentado acima.
Ademais, as regiões que circundam a subprefeitura de Santo Amaro e que apresentam alta vulnerabilidade social, como Cidade Ademar, Capela do Socorro e M´boi Mirim, são atendidas pelos programas de acesso à alimentação como a Rede Cozinha Cidadã, a Rede Cozinha Escola, Cidade Solidária e Banco de Alimentos.
Por fim, a proposta é inviável, neste momento, considerando que é possível ter as ações de segurança alimentar e nutricional no território e que as mesmas não dependem da implantação de um equipamento exclusivo para tal fim e que as ações de acesso à alimentação dos programas desta pasta já atendem as subprefeituras com maior vulnerabilidade na região. Desta forma, os recursos são otimizados e a política pública não deixa de ser implantada e ampliada. Informamos que está em construção um projeto para formação de parceria junto com a Fundação Paulistana de Educação, Tecnologia e Cultura, com intuito de implantar tais ações de segurança alimentar e nutricional neste modelo apresentado acima.
Por fim, a proposta é inviável, neste momento, considerando que é possível ter as ações de segurança alimentar e nutricional no território e que as mesmas não dependem da implantação de um equipamento exclusivo para tal fim e que as ações de acesso à alimentação dos programas desta pasta já atendem as subprefeituras com maior vulnerabilidade na região.
Em razão da inviabilidade técnica, a viabilidade orçamentária se torna comprometida.
Número SEI: 6017.2021/0022553-3