Javascript não suportado Implantar escola específica para portadores de TEA (núcleo de inclusão)
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Implantar escola específica para portadores de TEA (núcleo de inclusão)

Proposta Coletiva - Audiência Pública na Subprefeitura Proposta Coletiva - Audiência Pública na Subprefeitura  •  23/04/2024  •  Parelheiros  •  Código da proposta: 1436

Escola específica para autistas.

Construção ou implantação dentro do ???? específicas para esse atendimento.

Obs. podendo ter outros espaços.

Parelheiros Assist. Social
Parelheiros Assist. Social


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      Responsável

      Secretaria Municipal de Educação

      • Análise de viabilidade técnica

        Inviável

        "A educação na escola regular é para todos sem distinção é assegurada na Política de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva de 2008 e a recomendação do CME/2022, reforça que as crianças/estudantes estejam dentro do sistema regular de ensino. Uma escola específica não seria o ideal para alunos autistas por várias razões fundamentais:
        1.    Falta de Inclusão Social: Escolas específicas tendem a isolar os alunos com TEA de seus pares típicos, reduzindo oportunidades de interação social e inclusão no ambiente escolar regular, o que é crucial para o desenvolvimento de habilidades sociais.
        2.    Limitação na Diversidade de Aprendizagem: Ambientes escolares inclusivos oferecem uma diversidade de estilos de aprendizagem e níveis de habilidade, proporcionando um contexto mais enriquecedor para todos os alunos, incluindo aqueles com TEA, ao contrário de escolas específicas que podem limitar as experiências de aprendizagem.
        3.    Preparação para a Vida Real: A interação diária com colegas neuro típicos nas escolas prepara melhor os alunos com TEA para situações da vida real, promovendo habilidades de adaptação e integração que são essenciais para o sucesso futuro.
        4.    Profissionais Multidisciplinares em Educação Especial: As escolas  geralmente têm uma equipe preparada e que busca se autoalimentar em pesquisas e estudos quanto as temáticas inclusivas, incluindo professores de Atendimento Educacional Especializado (PAEE), juntamente com os CEFAIs (Centro Educacional de Formação e Acompanhamento a Inclusão) com o NMD (Núcleo Multidisciplinar) das DRES (Delegacias Regionais de Educação) com os psicólogos, assistente social e fonoaudiólogos, que são essenciais para atender às necessidades variadas dos alunos com TEA sempre que necessário.
        5.    Acesso a Recursos Educacionais Especializados: Salas de recursos multifuncionais, CEFAIs e programas de formação para inclusão proporcionam recursos educacionais adaptados e suportes específicos que são fundamentais para o desenvolvimento acadêmico e social dos alunos com TEA.
        6.    Inclusão Familiar e Comunitária: Escolas inclusivas promovem a inclusão não apenas dos alunos, mas também das famílias e comunidades, criando um ambiente de apoio e compreensão mais amplos para os desafios enfrentados por indivíduos com TEA.   Para tanto uma escola específica para autista é um retrocesso, haja vista que uma escola específica é uma escola que segrega, segundo Sassaki (1999, p.112 e 113) a segregação envolve a ideia de que a educação deveria ser oferecida em instituições próprias e exclusivas para atendimento das pessoas com deficiência. 
        Portanto hoje na perspectiva da educação Inclusiva a participação deve ser na escola regular e não em escolas específicas para autistas."

      Códigos da proposta

      Número SEI: 6017.2021/0022554-1

    Não há etapas definidas
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