Jardim de chuva na esquina da rua Augusto Perroni com a rua Santanésia, no Conjunto Residencial Butantã.
Atende aos seguintes ODS da ONU: 3, boa saúde e bem-estar; 6, água limpa e saneamento; 11, cidades e comunidades sustentáveis; 13, combate às alterações climáticas; 17, parcerias em prol das metas.
Estruturas previstas: grelha para captação de água da sarjeta da rua Santanésia; camada de britas para filtragem e retenção de partículas; duas camadas de jardim com vegetação em área alagável; maciços de vegetação arbustiva nativa; piso de pedra ou brita para passeio e drenagem/desvio da água excedente; grama; árvore central de grande porte, como angico-branco; bancos no entorno da árvore; calçada ao redor de todo o jardim de chuva, com três travessias de pedestre: duas na Augusto Perroni e uma na Santanésia, com faixa pedrestre em nivel, em direção ao parque da Fonte.
Responsável
O objeto pleiteado apresenta-se como uma proposta viável e pertinente, do ponto de vista técnico. Sua implementação trará benefícios à região, sendo um complemento ao sistema de drenagem, promovendo a ampliação de áreas verdes ajardinadas e resultando, ainda, em uma requalificação paisagística do local. Para que seja contemplada, a proposta necessitará do desenvolvimento dos elementos técnicos (projeto, orçamento, memoriais), a serem elaborados nesta Supervisão de Projetos e Obras da SUB-BT, e da disponibilização de recurso financeiro para contratação.
Orçamento estimado. A ser detalhado junto da elaboração do projeto.
Número SEI: 6017.2021/0027836-0
Monitoramento atualizado para
Pendente
Aguarda-se informações de monitoramento da Subprefeitura
Implantar jardins de chuva são benefícios para o bairro, ajudando a permeabilidade do solo
Diante dos desastres climáticos que estamos vendo acontecer no Rio Grande do Sul neste exato momento, ações como esta são urgentes!!!
Sou moradora numa rua onde já há um jardim de chuva. Ele abriga uma variedade de plantas nativas e de espécies abelhas e borboletas, e auxilia na drenagem da chuva. Os moradores desta rua gostaram muito desta iniciativa, que trouxe a natureza mais próxima de todos nós. Um jardim bonito e florido que alegra quem passa por ali. Não houve aumento de violência na rua, nem a sensação de maior vulnerabilidade, pelo contrário. A flora impediu que houvesse descarte de entulho no local, ação comum nos triângulos das ruas adjacentes. O jardim de chuva foi um ganho pra nossa vizinhança, irei apoiar este belo projeto com conhecimento de causa!
Outro problema que vamos ter é de segurança viária, se criarem esse jardim nesta área vai atrapalhar a visibilidade de quem está da rua Augusto Perroni e quer entrar na Rua Santanésia, sem contar que já tivemos vários assaltos nesta área hoje colocamos câmeras voltada para a Rua Santanésia para evitar o assalto de moto, colocar banco está fora de cogitação mais um problema com pessoas em situação de rua, criar mais um espaço para esse problema social da nossa cidade, que tal vocês arquitetos de futuro brilhante pensarem em projetos que resolvam problemas do nosso bairro em vez de criarem mais problemas. Podem espararem manifestações contrarias dos moradores quando forem implantar isso.
Se você querem mesmo área verdes, porque não fazem o projeto do Parque Fonte do Peabiru, está é uma área de aproximadamente 35.000m² está na frete da proposta deste canteiro de vocês estão propondo, aí sim vocês terão uma área relevante para uma mudança climática, mas não esqueçam de pensar em quem vai cuidar do parque, já pensem na concessão porque a prefeitura não cuida.
Esse jardim de Chuva fica na frente da casa da minha mãe e todos os moradores que estão de frente para essa área não concorda com o projeto, ants de colocarem o prisma de concreto nesta área ninguém jogava entulho de obra ou resto de poda de árvores no local, agora temos que reclamar todo o tempo de descarte irregular na área, a prefeitura não toma nenhuma providência e temos que ficar brigando para impedir o descarte irregular, voc~es querem montar um jardim e quem cuida dele? Porque a prefeitura nem poda da árvores da rua ela faz já abrimos vários chamados, minha mãe ganha uma pensão de salário mínimo e tem que pagar um IPTU alto, quem vai pagar o jardineiro para manter a área limpa?
Soluções Baseadas na natureza são muito importantes para a resiliência da cidade frente as mudanças climáticas que já estão acontecendo.
Esse projeto vai além dos benefícios ambientais, embelezar o bairro, e isso atrai felicidade.