Javascript não suportado Criar pelo menos uma feira livre com alimentos orgânicos na subprefeitura
Início
Voltar

Criar pelo menos uma feira livre com alimentos orgânicos na subprefeitura

Joaniro Amancio Pereira Joaniro Amancio Pereira  •  25/04/2024  •  Penha  •  Código da proposta: 1960

FEIRA LIVRE ORGÂNICA 

 

Criar e manter pelo menos 1 feira livre com alimentos orgânicas ou de base agroecológica na subprefeitura, bem como disponibilizar 30% de permissões para os feirantes que comercializam alimentos da agricultura familiar e orgânica ou em transição para o orgânico; Ampliar o Programa de Combate ao desperdício incluindo pelo menos 20% das feiras da subprefeitura no programa por ano, alcançando 80% das feiras em 2024;

 

Joaniro Amancio Pereira 

Celular 11995903753 

 

 

Compromisso

SMDHC: Prover infraestrutura (barracas, banheiros químicos e lavatórios móveis) para a realização de feiras orgânicas no território da Subprefeitura (a execução do compromisso de SMDHC depende da alocação dos recursos do Orçamento Cidadão).

 

SMDET: Caso os órgãos do Poder Público competentes implantem a Feira Livre Orgânica, a Coordenaria de Agricultura – CA, no âmbito do Programa Sampa+Rural, espera entregar o quantitativo de produtores(as) interessados(as) que possuem um superávit produtivo o suficiente para abastece-la, fortalendo, assim, as cadeias produtivas (a execução do compromisso de SMDET será realizada com recursos próprios da Secretaria).


Você precisa acessar sua acessar sua conta ou se registrar nova conta para fazer um comentário
  • Fernanda Inoue

    Talvez uma alternativa caso essa proposta não seja escolhida, seria incentivar feirantes de produtos orgânicos a participarem de feiras livres já existentes na região e ajudar na divulgação destes.

  • Fernanda Inoue

    O acesso a produtos orgânicos na cidade de São Paulo sempre fica restrito às áreas de moradores de classe média, média alta. Este projeto é benvindo para que o acesso seja ampliado para a periferia, carente desses produtos tanto em supermercados quanto em feiras livres.
    Importante também que haja um modo de deixar os preços competitivos com os produtos comuns, de forma a não encarecer os produtos orgânicos para incentivar a população a consumí-los.

    • Joaniro Amancio Pereira

      Quanto ao preço não sei como funciona, pela proposta o local escolhido precisa ser central próximo da sub mas existe uma possibilidade dos conselheiros conseguir um local. Mais periferia.

      Nenhuma resposta

      Para visualizar a(s) análise(s) clique no nome da Secretaria!

    • 12/03/2025

      Monitoramento atualizado para
      Em estudo/análise

      Reunião de alinhamento com diretor da Divisão de Feiras, de ABAST/SESANA, para definição de cronograma inicial e próximos passos para execução do projeto.

    • 13/05/2025

      Monitoramento atualizado para
      Em andamento

      Ressalta-se que a implantação da Feira Livre Orgânica na Subprefeitura da Penha constitui etapa prévia sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC). Após essa implantação é que a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET), por meio da Coordenadoria de Agricultura (CA) e no âmbito do Programa Sampa+Rural, estará à disposição para articular com agricultores e agricultoras que tenham superávit de produção orgânica e interesse em comercializar seus produtos no referido local. Informa-se, ainda, que entre janeiro e abril de 2025 não houve atualizações sobre a implantação da Feira Livre Orgânica na Subprefeitura da Penha.

    • 20/05/2025

      Monitoramento atualizado para
      Pendente

      SMDHC: aguarda-se informações de SMDHC sobre o monitoramento do 2º bimestre.

    Voltar para o Início