Criação de cursos para oficineiros,voltado para o atendimento para o espectro autista com fico nas mães de autistas e PCD, usando há escola de saúde pública professor makiguti de cidade Tiradentes para essa formação e inclusão no mercado podendo ser inseridos na saúde e na educação e qualificando também mães e familiares para melhor manejo com seus entes
Responsável
Retificando o conteúdo de nossa manifestação (105544954 / 105661631), informamos que a Fundação Paulistana, mantenedora da Escola Municipal de Educação Profissional e Saúde Pública Professor Makiguti não prevê viabilidade para as propostas de códigos nº 1980 e 1985, contidas sob Ficha OC 2025 (104331162), uma vez que, conforme manifestação da Supervisão da Unidade (106058488), a mesma não oferece oficinas para capacitação. Compete ainda informar que os temas das propostas a serem analisadas não são do âmbito dos programas trabalhados por esta Fundação.
Inviável dado o parecer técnico.
Responsável
A proposta de criação do Centro Municipal para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na região Leste da cidade de São Paulo, é de grande relevância, considerando a crescente demanda por serviços especializados e a necessidade de garantir o acesso aos direitos e à inclusão social para pessoas com TEA.
Entretanto a proposta de criação do Centro Municipal para Pessoas com TEA região Leste da cidade de São Paulo é considerada viável, tendo em vista a futura conclusão das obras e funcionamento do 1° Centro Municipal para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista, que servirá como modelo para a regionalização do projeto. Vejamos:
O 1° Centro Municipal para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista visa criar um espaço de convivência que fortaleça os laços familiares e promova atividades de sociabilização e convivência que contemplará atividades culturais, esportivas, formativas, de empreendimento e de autocuidado. Essas atividades proporcionarão uma gama diversificada de oportunidades para o desenvolvimento e bem-estar das pessoas com TEA, seus familiares e a comunidade em geral. Além disso, o Centro busca estimular a autonomia, inclusão e oferecer um ambiente de acolhimento para essas pessoas. Essa iniciativa preexistente demonstra a capacidade do município em atender às necessidades das pessoas com deficiência e, nesse caso específico, das pessoas com TEA.
O projeto prevê atuar em articulação com a rede municipal de serviços, permitindo que o 1° Centro Municipal para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista recepcione e encaminhe a demanda de pessoas com TEA, garantindo um atendimento abrangente e integrado, contemplando diferentes necessidades dessa população.
O de implantação do 1º Centro Municipal para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista localiza-se na Avenida Santos Dumont, 1318, Santana. Essa escolha é justificada pela sua localização em área próxima à região central da Cidade, facilitando o acesso para todas as regiões de São Paulo. A proximidade das estações de Metrô Santana e Tietê, além do acesso a várias linhas de ônibus, torna o local estratégico para a ampla abrangência do serviço.
O projeto de criação do 1º Centro Municipal para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista tem o potencial de se tornar um modelo inspirador para outras regiões da cidade de São Paulo. Ao implementar esse Centro pioneiro, a Prefeitura de São Paulo criará uma referência de excelência no atendimento e acolhimento das pessoas com TEA, mostrando o comprometimento em garantir seus direitos e promover sua inclusão social.
O sucesso e impacto positivo desse Centro poderão servir como uma base sólida para a expansão do modelo para outras localidades da cidade, permitindo a regionalização posterior do serviço, de modo a atender uma parcela ainda maior da população que vive com o Transtorno do Espectro Autista.
A partir dos resultados alcançados e do aprendizado obtido ao longo do processo, será possível adaptar e regionalizar o modelo para outras áreas da cidade, considerando as particularidades e necessidades específicas de cada região. Dessa forma, o projeto inicial poderá evoluir para uma rede de Centros Municipais, garantindo o acesso a serviços especializados e contribuindo para uma cidade mais inclusiva, que valoriza a diversidade e respeita os direitos de todas as pessoas com Transtorno do Espectro Autista.
Para o início do projeto, em 2025, prevemos investimento de aproximadamente R$ 2.000.000,00
Sendo suas etapas:
• Busca por imóvel/terreno adequado;
• Planejamento do escopo, físico e financeiro;
• Estudo de viabilidade técnica;
• Projeto básico;
• Projeto Executivo.
Número SEI: 6017.2021/0022547-9
Ações orçamentárias: 36.10.14.242.3006.5.407.44903000.00.1.500.9001.0
Monitoramento atualizado para
Pendente
Aguarda-se informações de monitoramento de SMPED.