Vila Mariana + Verde
Enfrentamento às mudanças climáticas e consequente melhora na saúde e qualidade de vida, bem como fornecer às aves novos espaços de morada, além dos insetos. Lembrando que é uma recomendação da OMS que diz 12 metros quadrados por habitante. Essa proposta dialoga com as ODS 3, 15 e 13.
Calçadas sem sombra fornecida por árvores, estado fora da residência ou não num intervalo de 3,5 metros e que não esteja em área de garagem, receber a intervenção com um plantio de uma árvore frutífera de pequeno e médio porte. As frutas no futuro alimentarão os animais e as pessoas, para além de fornecer um resfriamento por meio da sombra, em dias muito quentes. É também cientificamente comprovado que as árvores em estágio de crescimento absorvem mais CO2. Elas também combatem os ruídos, melhoram a qualidade do ar e estimulam o plantio nas residências.
Responsável
A Divisão de Arborização Urbana (DAU), por meio do contrato de plantio e manutenção de mudas arbóreas, cujo início deu-se em junho de 2022, prevê a execução de plantio de espécies nativas em todas as regiões da cidade, visando o aumento da cobertura vegetal arbórea e a biodiversidade no Município. Para que a arborização desempenhe satisfatoriamente todas as suas funções, planejamento, implantação e manutenção adequadas são determinantes e requerem a atuação de um qualificado corpo técnico aliado à participação ativa da população nessas ações. Nesse sentido, a quantidade de mudas, as espécies a serem plantadas e as áreas públicas que receberão plantios são definidas de forma planejada pela equipe técnica de DAU, seguindo as diretrizes do Plano Municipal de Arborização Urbana (PMAU) e do Manual Técnico de Arborização Urbana. Os serviços de manutenção das mudas plantadas, visando a sua consolidação, serão executados pelo período de 36 meses, contados a partir da data do plantio, no âmbito do contrato vigente. Após este período, o manejo das mudas de espécies arbóreas plantadas, já consolidadas, é de responsabilidade da Subprefeitura.
Recursos destinados à contratação de empresa para a prestação de serviços de plantio e manutenção de mudas de espécies arbóreas no municípo de São Paulo, cuja gestão pertence à DAU/SVMA, que possui um contrato vigente.
Número SEI: 6017.2021/0022567-3
Monitoramento atualizado para
Em estudo/análise
Ação em planejamento: A Divisão de Arborização Urbana (DAU), por meio do contrato de plantio e manutenção de mudas arbóreas, cujo início deu-se em junho de 2022, prevê a execução de plantio de espécies nativas em todas as regiões da cidade, visando o aumento da cobertura vegetal arbórea e a biodiversidade no Município. Para que a arborização desempenhe satisfatoriamente todas as suas funções, planejamento, implantação e manutenção adequadas são determinantes e requerem a atuação de um qualificado corpo técnico aliado à participação ativa da população nessas ações. Nesse sentido, a quantidade de mudas, as espécies a serem plantadas e as áreas públicas que receberão plantios são definidas de forma planejada pela equipe técnica de DAU, seguindo as diretrizes do Plano Municipal de Arborização Urbana (PMAU) e do Manual Técnico de Arborização Urbana. Os serviços de manutenção das mudas plantadas, visando a sua consolidação, serão executados pelo período de 36 meses, contados a partir da data do plantio, no âmbito do contrato vigente. Após este período, o manejo das mudas de espécies arbóreas plantadas, já consolidadas, é de responsabilidade da Subprefeitura.
mais arvores poderão nos proteger do calor intenso do barulho e da poluição do ar ............... mais arvores .........