FAIXA ELEVADA PARA TRAVESSIA DE PEDESTRES
A Prefeitura instalará faixa elevada para travessia de pedestres nas proximidades das Escolas, municipais e estaduais, obrigatoriamente até a distância de 3 quadras da unidade.
Responsável
Referente a aplicação de faixas elevadas para travessias nas proximidades das escolas municipais e estaduais, cabe ressaltar que cada travessia de pedestre, dependendo das suas características, normalmente pode ser atendida por mais de um tipo de tratamento com diferentes respostas de desempenho. Deve-se buscar implantar a que oferecer um melhor desempenho, podendo ser no mesmo nível do leito carroçável, elevada (nível da calçada), com semáforo ou sem semáforo. Para a escolha, deve ser levantado os aspectos de segurança (número de atropelamentos, situações potencialmente perigosas, observância de pedestres e de motoristas); fluidez (atraso para pedestres e para veículos); visibilidade (visibilidade necessária para o pedestre, visibilidade necessária para os motoristas), além disso também devem ser avaliadas as caraterísticas geométricas da via e a drenagem do local. Dessa forma, a aplicação da travessia elevada deve ser analisada tecnicamente a partir de cada necessidade observada, sendo avaliada a eficiência da implantação deste dispositivo de moderação de tráfego pontualmente. Para tanto deverá ser identificada a área com as escolas dentro da Subprefeitura Capela do Socorro que mais requer a necessidade deste estudo.
Custo de R$200 mil reais, aproximadamente. Os valores já estão previstos no orçamento da pasta
Número SEI: 6017.2021/0022561-4
Monitoramento atualizado para
Em andamento
Levantamento dos dados de sinistros de trânsito e das escolas do bairro pelo Geosampa. Conforme solicitado em audiência pública, será necessário o encaminhamento da Subprefeitura da Capela do Socorro da definição da área escolar que gerou a demanda para iniciarmos as vistorias em campo e a análise de implantação de travessias elevadas. Solicitamos contato para agendamento de reunião com a Subprefeitura em conjunto com o solicitante da proposta para melhor entendimento da demanda. Análise Técnica: Telma Maria Gorgulho Pereira Micheletto - CET