•
29/04/2024
•
Casa Verde
•
Código da proposta: 2567
CORREDOR VERDE
Criar corredor verde ligando as praças e parques.
Esse corredor verde é útil em todos os sentidos,
Com as águas, meio ambiente, atmosfera etc.
Umidade atmosférica, amenizava térmica, atenuação da poluição atmosférica, jardins de chuva contínuo, é as passarelas de biodiversidade.
Joaniro Amancio Pereira
Celular 11995903753
Responsável
A criação proposta depende de condições técnicas que nem sempre estão presentes, uma vez que o plantio de arvores nas calçadas dependem de se observar o Plano Municipal de Arborização Urbana – PMAU, as normas técnicas editadas pelo Poder Executivo Municipal e os recuos mínimos aos equipamentos e mobiliários urbanos, o que nem sempre está presente. As questões técnicas apontadas muitas vezes impedem que seja implantado um corredor verde de ligação entre praças e parques. Contudo a subprefeitura Casa Verde/Limão/Cachoeirinha vem conforme a possibilidade técnica e considerando o Plano Municipal de Arborização, realizando o plantio de arvores em praças e espaços públicos. Desta forma a implantação solicitada se torna inviável tecnicamente.
Devido a inviabilidade técnica apontada, se torna igualmente inviável orçamentariamente.
Número SEI: 6017.2021/0021374-8
Responsável
A Divisão de Arborização Urbana (DAU), por meio do contrato de plantio e manutenção de mudas arbóreas, cujo início deu-se em junho de 2022, prevê a execução de plantio de espécies nativas em todas as regiões da cidade, especialmente nas Subprefeituras que requerem mais arborização, como o caso da Subprefeitura Casa Verde/Cachoeirinha. A quantidade de mudas, as espécies a serem plantadas e as áreas públicas, especificamente neste caso visando a formação de corredor verde, são definidas de forma planejada pela equipe técnica de DAU, seguindo as diretrizes do Plano Municipal de Arborização Urbana (PMAU) e do Manual Técnico de Arborização Urbana. Os serviços de manutenção das mudas plantadas, visando a sua consolidação, são executados pelo período de 36 meses, contados a partir da data do plantio, no âmbito do contrato vigente. Após este período, o manejo das mudas de espécies arbóreas plantadas, já consolidadas, é de responsabilidade da Subprefeitura. No entanto, a implantação de outras infraestruturas que podem compor um corredor verde, tais como, jardins de chuva e passarelas, bem como implementação de corredores de fauna, não são de competência desta DAU, cabendo análise, respectivamente, à Subprefeitura (SUB-CV) e à Divisão de Fauna Silvestre da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (DFS/SVMA). Além disso, há necessidade de uma abordagem integrada e coordenada entre várias Secretarias, cada uma com suas próprias competências e recursos. Nesse sentido, a falta de um plano unificado e a complexidade da coordenação intersecretarial tornam o projeto inviável sob a atual estrutura e alocação de responsabilidades. Para que o projeto seja viável, seria necessário um plano estratégico abrangente que envolva todas as partes interessadas, garantindo recursos e uma gestão eficaz e colaborativa. A falta de um plano integrado que inclua todas as Secretarias envolvidas pode resultar em falhas na implementação e manutenção do corredor verde, haja vista que tal ação não se restrige apenas à execução de plantio e manuteção de mudas arbóreas.
Considerando-se apenas a execução de plantio e manutenção de mudas de espécies arbóreas no municípo de São Paulo, cuja gestão pertence exclusivamente à DAU/SVMA, há recursos destinados à contratação de empresa para a prestação destes serviços. Porém, como descrito na análise técnica/Jurídica, para a viabilidade total da proposta, há necessidade de um plano integrado que inclua alocação de recursos de outras Secretarias/Unidades envolvidas.
Número SEI: 6017.2021/0022567-3
Monitoramento atualizado para
Em estudo/análise
Ação em planejamento: Considerando-se apenas a execução de plantio e manutenção de mudas de espécies arbóreas no município de São Paulo, cuja gestão pertence exclusivamente à DAU/SVMA, há recursos destinados à contratação de empresa para a prestação destes serviços. Importante informar que foram previstos corredores verdes no Planpavel(Plano Municipal de áreas protegidas, áreas verdes e espaços livres) para os seguintes locais: Av. Eng. Caetano Álvares (CO_ST_01), Inajar de Souza (CO_FO_03), Linhão Pq. Toronto-Campo de Marte (CO_PJ_07) e Marginal Tietê (CO_PE_03). Todos eles com início/término em outra subprefeitura. Assim, destaca-se, ainda mais, a necessidade de esforço coletivo para a implementação da proposta
Monitoramento atualizado para
Em estudo/análise
Será realizada visita técnica na Av. João Paulo I, a fim de confirmar a possibilidade de plantio no local. Mas cabe informar, que já está sendo realizado plantio na Av. Eng. Caetano Alvares, conforme previsto no Planpavel (Plano Municipal de áreas protegidas, áreas verdes e espaços livres).
Monitoramento atualizado para
Em andamento
Foi realizada visita à Av. Eng. Caetano Alvares e ficou encaminhada a implantação de Corredor Verde na extensão dessa Avenida. Cabe destacar, que a SVMA vem realizando plantios na Avenida desde 2022, quando o Plano Municipal de Áreas Protegidas, Áreas Verdes e Espaços Livres (PLANPAVEL) foi publicado. Ao todo já foram plantadas 72 árvores na Avenida, desde 2022.Dessa maneira, a SVMA dará continuidade ao plantio seguindo as diretrizes para a formação de Corredor Verde, nos locais que foram considerados viáveis a realização de plantio.
Monitoramento atualizado para
Em fase de projeto inicial
Foram elaboradas as diretrizes de implantação do Corredor Verde.
Monitoramento atualizado para
Parcialmente concluída
A equipe de arborização informou que foram realizados alguns plantio ao longo da avenida.
Monitoramento atualizado para
Concluída
Em 2025 foram plantadas, pela Divisão de Arborização Urbana(DAU/SVMA), 32 mudas arbóreas ao longo da Avenida Eng. Caetano Alvares, seguindo as diretrizes de formação de corredor verde elaboradas pela Divisão de Projetos Urbanos da SVMA.Essas mudas se juntaram com as outras 72 que haviam sido plantadas entre 2023 e 2024.Dessa forma, a avenida tem sido alvo de plantio da SVMA há três anos, com foco na formação de conectividade entre as áreas verdes da região. Destacamos que o plantio das árvores, em 2025, foi executado em locais que antes estavam pavimentados, dessa maneira o plantio também contribuiu para o aumento da área permeável na região ao despavimentar esses espaços para plantio. Foram plantadas as seguintes espécies e quantidades: 2 Guanandis, 5 Quaresmeiras, 7 Falso-barbatimão, 11 Babosa-branca, 7 Pau-cigarra