Javascript não suportado Criar corredor verde ligando as praças e parques
Início
Voltar

Criar corredor verde ligando as praças e parques

Joaniro Amancio Pereira Joaniro Amancio Pereira  •  29/04/2024  •  •  Código da proposta: 2590

CORREDOR VERDE 

 

Criar corredor verde ligando as praças e parques. 

Esse corredor verde é útil em todos os sentidos, 

Com as águas, meio ambiente, atmosfera etc. 

Umidade atmosférica, amenizava térmica, atenuação da poluição atmosférica, jardins de chuva contínuo, é as passarelas de biodiversidade.

 

Joaniro Amancio Pereira 

Celular 11995903753

Proposta viável

Compromisso

Ação integrada e coordenada entre várias Secretarias, cada uma com suas próprias competências e recursos, para a implementação de corredor verde na Subprefeitura Sé, haja vista que não se restrige apenas à execução de plantio e manutenção de mudas árboreas. 

 

Proposta será executada com recursos orçamentários da Secretaria (SVMA).


Você precisa acessar sua acessar sua conta ou se registrar nova conta para fazer um comentário

      Responsável

      Subprefeitura Sé

      • Análise de viabilidade técnica

        Inviável

        A análise técnica da Supervisão Técnica de Projetos e Obras da Subprefeitura Sé concluiu pela INVIABILIDADE da proposta, justificando que ela não é da competência da subprefeitura, e necessita de uma política de governo que estabeleça as diretrizes de projetos, implantação, manutenção e conservação dos equipamentos.

        Análise de viabilidade após recurso:

        O presente recurso foi encaminhado para análise do setor de Áreas Verdes e da CPDU da Subprefeitura Sé, conforme solicitado, e diante da devolutiva dos setores, sintetizamos a seguir as respostas: (1) a Unidade de Áreas Verdes da Subprefeitura informou que “não executa a construção dos jardins citados, executando somente a implantação das plantas  e sua manutenção”; (2) a CPDU, por sua vez, eximiu-se de opinar, alegando que os assuntos referentes a obras e jardinagem são tratados pela Coordenadoria de Planejamento e Obras (CPO). Considerando que a CPO da Sub-Sé já se manifestou anteriormente neste processo, no sentido de que a proposta foge à sua competência e necessita de uma “política de governo que estabeleça as diretrizes de projetos, implantação, manutenção e conservação dos equipamentos”, mantemos o parecer sobre a inviabilidade da proposta a cargo desta Subprefeitura, considerando o recurso improcedente.

      • Análise de viabilidade orçamentária

        Inviável

        Prejudicada em razão da inviabilidade técnica.

      Códigos da proposta

      Número SEI: 6017.2021/0027939-0

      Responsável

      Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente

      • Análise de viabilidade técnica

        Viável

        A Divisão de Arborização Urbana (DAU), por meio do contrato de plantio e manutenção de mudas arbóreas, cujo início deu-se em junho de 2022, prevê a execução de plantio de espécies nativas em todas as regiões da cidade, especialmente nas Subprefeituras que requerem mais arborização, como o caso da Subprefeitura Sé. A quantidade de mudas, as espécies a serem plantadas e as áreas públicas, especificamente neste caso visando a formação de corredor verde, são definidas de forma planejada pela equipe técnica de DAU, seguindo as diretrizes do Plano Municipal de Arborização Urbana (PMAU) e do Manual Técnico de Arborização Urbana. Os serviços de manutenção das mudas plantadas, visando a sua consolidação, serão executados pelo período de 36 meses, contados a partir da data do plantio, no âmbito do contrato vigente. Após este período, o manejo das mudas de espécies arbóreas plantadas, já consolidadas, é de responsabilidade da Subprefeitura. No entanto, a implantação de outras infraestruturas que podem compor um corredor verde, tais como, jardins de chuva e passarelas, bem como implementação de corredores de fauna, não são de competência desta DAU, cabendo análise, respectivamente, à Subprefeitura (SUB-SÉ) e à Divisão de Fauna Silvestre da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (DFS/SVMA). Além disso, há necessidade de uma abordagem integrada e coordenada entre várias Secretarias, cada uma com suas próprias competências e recursos. Nesse sentido,  a falta de um plano unificado e a complexidade da coordenação intersecretarial tornam o projeto inviável sob a atual estrutura e alocação de responsabilidades. Para que o projeto seja viável, seria necessário um plano estratégico abrangente que envolva todas as partes interessadas, garantindo recursos e uma gestão eficaz e colaborativa. A falta de um plano integrado que inclua todas as Secretarias envolvidas pode resultar em falhas na implementação e manutenção do corredor verde, haja vista que tal ação não se restrige apenas à execução de plantio e manuteção de mudas arbóreas.

      • Análise de viabilidade orçamentária

        Viável

        Considerando-se apenas a execução de plantio e manutenção de mudas de espécies arbóreas no municípo de São Paulo, cuja gestão pertence exclusivamente à DAU/SVMA, há recursos destinados à contratação de empresa para a prestação destes serviços. Porém, como descrito na análise técnica/Jurídica, para a viabilidade total da proposta, há necessidade de um plano integrado que inclua alocação de recursos de outras Secretarias/Unidades envolvidas.

      Códigos da proposta

      Número SEI: 6017.2021/0022565-7

    • 14/03/2025

      Monitoramento atualizado para
      Em estudo/análise

      Ação em planejamento: Considerando-se apenas a execução de plantio e manutenção de mudas de espécies arbóreas no municípo de São Paulo, cuja gestão pertence exclusivamente à DAU/SVMA, há recursos destinados à contratação de empresa para a prestação destes serviços. Porém, para a viabilidade total da proposta, há necessidade de um plano integrado que inclua alocação de recursos de outras Secretarias/Unidades envolvidas. A falta de um plano integrado que inclua todas as Secretarias envolvidas pode resultar em falhas na implementação e manutenção do corredor verde, haja vista que tal ação não se restringe apenas à execução de plantio e manutenção de mudas arbóreas. Na Subprefeitura da Sé, o Planpavel previu os seguintes corredores verdes: Pç Coronel Fernando Prestes-Pq da Luz (CO_SE_01), Pç General Polidoro - Pç Jorge Cury (CO_SE_02), Pç Julio Prestes-Pq da Luz (CO_SE_03), Av. 23 de Maio: Sé - Grajaú (CO_SE_04), Corredor de Polinizadores: Minhocão (CO_SE_05), Corredor de Polinizadores: Rio Tamanduateí - Anhembi (CO_SE_06), Marginal Tietê (CO_PE_03 e CO_MO_08) e Linha 3 Vermelha (CO_IQ_01).

    Voltar para o Início