Javascript não suportado Criar corredor verde ligando as praças e parques
Início
Voltar

Criar corredor verde ligando as praças e parques

Joaniro Amancio Pereira Joaniro Amancio Pereira  •  29/04/2024  •  •  Código da proposta: 2590

CORREDOR VERDE 

 

Criar corredor verde ligando as praças e parques. 

Esse corredor verde é útil em todos os sentidos, 

Com as águas, meio ambiente, atmosfera etc. 

Umidade atmosférica, amenizava térmica, atenuação da poluição atmosférica, jardins de chuva contínuo, é as passarelas de biodiversidade.

 

Joaniro Amancio Pereira 

Celular 11995903753


Você precisa acessar sua acessar sua conta ou se registrar nova conta para fazer um comentário

      Responsável

      Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente

      • Análise de viabilidade técnica

        Viável

        A Divisão de Arborização Urbana (DAU), por meio do contrato de plantio e manutenção de mudas arbóreas, cujo início deu-se em junho de 2022, prevê a execução de plantio de espécies nativas em todas as regiões da cidade, especialmente nas Subprefeituras que requerem mais arborização, como o caso da Subprefeitura Sé. A quantidade de mudas, as espécies a serem plantadas e as áreas públicas, especificamente neste caso visando a formação de corredor verde, são definidas de forma planejada pela equipe técnica de DAU, seguindo as diretrizes do Plano Municipal de Arborização Urbana (PMAU) e do Manual Técnico de Arborização Urbana. Os serviços de manutenção das mudas plantadas, visando a sua consolidação, serão executados pelo período de 36 meses, contados a partir da data do plantio, no âmbito do contrato vigente. Após este período, o manejo das mudas de espécies arbóreas plantadas, já consolidadas, é de responsabilidade da Subprefeitura. No entanto, a implantação de outras infraestruturas que podem compor um corredor verde, tais como, jardins de chuva e passarelas, bem como implementação de corredores de fauna, não são de competência desta DAU, cabendo análise, respectivamente, à Subprefeitura (SUB-SÉ) e à Divisão de Fauna Silvestre da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (DFS/SVMA). Além disso, há necessidade de uma abordagem integrada e coordenada entre várias Secretarias, cada uma com suas próprias competências e recursos. Nesse sentido,  a falta de um plano unificado e a complexidade da coordenação intersecretarial tornam o projeto inviável sob a atual estrutura e alocação de responsabilidades. Para que o projeto seja viável, seria necessário um plano estratégico abrangente que envolva todas as partes interessadas, garantindo recursos e uma gestão eficaz e colaborativa. A falta de um plano integrado que inclua todas as Secretarias envolvidas pode resultar em falhas na implementação e manutenção do corredor verde, haja vista que tal ação não se restrige apenas à execução de plantio e manuteção de mudas arbóreas.

      • Análise de viabilidade orçamentária

        Viável

        Considerando-se apenas a execução de plantio e manutenção de mudas de espécies arbóreas no municípo de São Paulo, cuja gestão pertence exclusivamente à DAU/SVMA, há recursos destinados à contratação de empresa para a prestação destes serviços. Porém, como descrito na análise técnica/Jurídica, para a viabilidade total da proposta, há necessidade de um plano integrado que inclua alocação de recursos de outras Secretarias/Unidades envolvidas.

      Códigos da proposta

      Número SEI: 6017.2021/0022565-7

      Responsável

      Subprefeitura Sé

      • Análise de viabilidade técnica

        Inviável

        A análise técnica da Supervisão Técnica de Projetos e Obras da Subprefeitura Sé concluiu pela INVIABILIDADE da proposta, justificando que ela não é da competência da subprefeitura, e necessita de uma política de governo que estabeleça as diretrizes de projetos, implantação, manutenção e conservação dos equipamentos.

      Códigos da proposta

      Número SEI: 6017.2021/0027939-0

    Não há etapas definidas
    Voltar para o Início