Programa de locação social permantente para a população em situação de rua e demanda de moradia da faixa 1 (50% e 50%) com convênio com o governo federal pelo programa de democratização dos imóveis da união, no modelo do prédio da Rua Asdrúbal do Nascimento. A gestão condominial é da municipalidade com participação dos moradores. A inserção no programa deverá ser viabilizada por meio de programa social e também deverá ocorrer acompanhamento social posterior.
Responsável
Considerando a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica entre a SECRETARIA MUNICIPAL DE HABITAÇÃO - SEHAB e FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO da UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - FAUUSP para desenvolvimento de um Projeto de Pesquisa em Políticas Públicas - PPPP, financiado pela FAPESP, o compromisso assumido será de incluir na pesquisa em andamento um estudo da viabilidade da modelagem da produção habitacional para Locação Social em convênio com o governo federal no âmbito do programa de democratização dos imóveis da união, com gestão condominial da municipalidade e participação dos moradores, a ser realizado no âmbito da pesquisa.
O compromisso fará parte do Acordo de Cooperação Técnica entre a SEHAB e a FAUUSP. Portanto, não haverá comprometimento financeiro pela Secretaria, visto que este projeto de pesquisa é integralmente financiado pela FAPESP.
Número SEI: 6017.2021/0022556-8
Monitoramento atualizado para
Em andamento
Reunião de planejamento 2025 do projeto “Habitação como serviço: insumos para formulação, gestão e implementação de uma política habitacional de aluguel social em São Paulo”, no âmbito do Programa de Pesquisa em Políticas Públicas (PPPP) da Fapesp, realizada em 13/02/2025. Agendamento de reunião com pesquisadores do IPEA ligados à revisão do Plano Nacional de Habitação, para tratar da experiência de locação social do município de São Paulo.
Um programa desse porte, além de acolher várias famílias que já estão em situação de rua vai também beneficiar 50% de famílias com faixa 1, criando automaticamente a prevenção para que novas famílias não acabem em situação de rua.
Parabéns
Fundamental! Abrigos são situações temporárias. Vamos investir em soluções que priorizem a dignidade, as oportunidades de crescimento pessoal.