Javascript não suportado Implantar Centro de Educação Ambiental
Início
Voltar

Implantar Centro de Educação Ambiental

Proposta Coletiva - Audiência Pública na Subprefeitura Proposta Coletiva - Audiência Pública na Subprefeitura  •  04/04/2024  •  Penha  •  Código da proposta: 37

Centro de Educação Ambiental de bairro - ensinar reciclagem, jardinagem, compostagem, minhocário, preservação e conhecimento da fauna e flora local, cuidados com a natureza.

 

Sugestão: Parque Linear Tiquatira e Parque Ecológico, plantio e implementação de áreas verdes na Região do Cangaíba.

 

Plantio de citronelas dentro da região da Subprefeitura Penha para inibir a disseminação do mosquito Aedes aegypti.  

IMG_20240403_121757010.png
IMG_20240403_121757010.png

Proposta viável

Compromisso

[observação do setor de educação ambiental] a criação do equipamento visada pela proposta depende de ampliação da equipe da Divisão de Difusão de Projetos de Educação Ambiental ou de contratação específica nesse sentido; depende ainda de cessão de espaço por outro setor (Parques Urbanos); depende por último de planejamento do equipamento.

 

Proposta será executada com orçamento da SVMA.


Você precisa acessar sua acessar sua conta ou se registrar nova conta para fazer um comentário

      Responsável

      Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente

      • Análise de viabilidade técnica

        Viável

        [parecer do setor de educação ambiental] do ponto de vista da política municipal de educação ambiental e do setor que cuida dessa política, a UMAPAZ/DDPEA, um novo equipamento público voltado para o tema na Zona Leste é adequado juridicamente, oportuno tecnicamente e do maior interesse público, especialmente para tratar dos temas apontados. Enfatizamos, no entanto, que a cessão de um espaço no Parque Linear Tiquatira e/ou Parque Ecológico não dependem somente da SVMA/UMAPAZ/DDPEA (Divisao de Difusão de Projetos de Educação Ambiental), mas também de SVMA/CGPABI/DGPU (Divisão de Gestão de Parques Urbanos). Para sua total viabilidade a proposta depende, por um lado, de construção de um planejamento do CEA local com possibilidade de oferecer equipe, suprimentos, local e projeto político-pedagógico. Depende, por outro lado, da disponibilidade de espaço e do acordo entre os dois setores mencionados.

      Códigos da proposta

      Número SEI: 6017.2021/0022567-3

    • 14/03/2025

      Monitoramento atualizado para
      Não iniciada

      Não iniciado: A Implantação de um Centro de Educação Ambiental exige não apenas a construção do espaço, mas os seguintes custos de manutenção: limpeza, manejo de áreas verdes, pagamento de profissionais efetivos e/ou contratados, estagiários, materiais, transporte, etc. Em 2025, na zona central, há previsão de implantação de um Centro de Educação Ambiental no Parque da Luz e na Zona Leste, há previsão de implantação de um Centro de Educação Ambiental no Parque do Carmo. Apesar de desejável, não há projeto para implantação de um CEA na Penha no ano de 2025. No entanto, realizaremos atividades educativas na região da Penha e no Parque Linear, a partir dos CEAs previstos, contando com a contratação de formadores, por meio de edital (cerca de 200h de atividades).

    Voltar para o Início