Centro de Educação Ambiental de bairro - ensinar reciclagem, jardinagem, compostagem, minhocário, preservação e conhecimento da fauna e flora local, cuidados com a natureza.
Sugestão: Parque Linear Tiquatira e Parque Ecológico, plantio e implementação de áreas verdes na Região do Cangaíba.
Plantio de citronelas dentro da região da Subprefeitura Penha para inibir a disseminação do mosquito Aedes aegypti.
Responsável
[parecer do setor de educação ambiental] do ponto de vista da política municipal de educação ambiental e do setor que cuida dessa política, a UMAPAZ/DDPEA, um novo equipamento público voltado para o tema na Zona Leste é adequado juridicamente, oportuno tecnicamente e do maior interesse público, especialmente para tratar dos temas apontados. Enfatizamos, no entanto, que a cessão de um espaço no Parque Linear Tiquatira e/ou Parque Ecológico não dependem somente da SVMA/UMAPAZ/DDPEA (Divisao de Difusão de Projetos de Educação Ambiental), mas também de SVMA/CGPABI/DGPU (Divisão de Gestão de Parques Urbanos). Para sua total viabilidade a proposta depende, por um lado, de construção de um planejamento do CEA local com possibilidade de oferecer equipe, suprimentos, local e projeto político-pedagógico. Depende, por outro lado, da disponibilidade de espaço e do acordo entre os dois setores mencionados.
[parecer do setor de educação ambiental] o custo operacional de um equipamento de educação ambiental descentralizado envolve as horas técnicas de profissionais, distribuídas em períodos cômodos para a população e não-inconvenientes para os profissionais, insumos comuns como materiais de uso e consumo (papéis, canetas, cadeiras, mesas, computadores, livros, estantes, boa ligação à rede elétrica e de fornecimento de sinal de internet) e insumos específicos, conforme o perfil do equipamento (ferramentas, vasilhames, recursos e insumos pedagógicos socioambientais como sementes, composteiras, projetores, bancadas etc). Afortunadamente tantos as horas técnicas de profissionais de EA podem ser providas, ainda que com equipe e volume de horas reduzidos, pela SVMA/UMAPAZ/DDPEA, enquanto os recursos mencionados acima podem ser providos parcialmente na sede dos parques. As atividades de EA são flexíveis o suficiente para admitir reuso, reutilização e muita adaptação de meios e instrumentos.
Número SEI: 6017.2021/0022567-3
Monitoramento atualizado para
Não iniciada
Não iniciado: A Implantação de um Centro de Educação Ambiental exige não apenas a construção do espaço, mas os seguintes custos de manutenção: limpeza, manejo de áreas verdes, pagamento de profissionais efetivos e/ou contratados, estagiários, materiais, transporte, etc. Em 2025, na zona central, há previsão de implantação de um Centro de Educação Ambiental no Parque da Luz e na Zona Leste, há previsão de implantação de um Centro de Educação Ambiental no Parque do Carmo. Apesar de desejável, não há projeto para implantação de um CEA na Penha no ano de 2025. No entanto, realizaremos atividades educativas na região da Penha e no Parque Linear, a partir dos CEAs previstos, contando com a contratação de formadores, por meio de edital (cerca de 200h de atividades).
Monitoramento atualizado para
Não iniciada
Não iniciada. Embora com perspectivas para a implantação de dois Centros de Educação Ambiental (CEAs), um no Parque da Luz (região central) e outro no Parque do Carmo (zona leste), com previsão para 2025. Em que pese não haja projeto para a Penha neste ano, estão previstas atividades educativas na região, a partir dos CEAs em implantação, com apoio de formadores contratados por edital.