Javascript não suportado Criar Centro Especializado e de Convivência do Transtorno do Espectro Autista
Início
Voltar

Criar Centro Especializado e de Convivência do Transtorno do Espectro Autista

Proposta Coletiva - Audiência Pública na Subprefeitura Proposta Coletiva - Audiência Pública na Subprefeitura  •  09/04/2024  •  Vila Maria/Vila Guilherme  •  Código da proposta: 269

1) Centro Especializado e de Convivência do Transtorno do Espectro Autista

Documentos (1)


Você precisa acessar sua acessar sua conta ou se registrar nova conta para fazer um comentário
  • Nelson Adelino Pereira

    Como sugestão a PMSP fazer convênio com o Governo do Estado de SP para a utilização da parte central ociosa do terreno entre as Ruas : Orlando Ribeiro Dantas, 154 ( entrada para acessar a parte central desse terreno ) , X Rua Cristovão Lins X Nilo Luis Mazzei e Rua Palmunas. Nas extremidades desse terreno temos a AME Vila Izolina Mazzei, Escola Estadual Deputado Pedro Costa e Escola Municipal Gonçalves Dias. Há mais 02 propostas ( números 828 e 829 para a utilização da parte central desse terreno estadual ).

    Nenhuma resposta

      Responsável

      Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência

      • Análise de viabilidade técnica

        Viável

        A proposta de criação do Centro Municipal para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na região Norte da cidade de São Paulo, é de grande relevância, considerando a crescente demanda por serviços especializados e a necessidade de garantir o acesso aos direitos e à inclusão social para pessoas com TEA.
        A proposta de criação do Centro Municipal para Pessoas com TEA na região Norte da cidade, é considerada  viável, tendo em vista a existência de um projeto  em execução pela Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), na região Norte. Vejamos:
        O 1° Centro Municipal para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista visa criar um espaço de convivência que fortaleça os laços familiares e promova atividades de sociabilização e convivência que contemplará atividades culturais, esportivas, formativas, de empreendimento e de autocuidado. Essas atividades proporcionarão uma gama diversificada de oportunidades para o desenvolvimento e bem-estar das pessoas com TEA, seus familiares e a comunidade em geral. Além disso, o Centro busca estimular a autonomia, inclusão e oferecer um ambiente de acolhimento para essas pessoas. Essa iniciativa preexistente demonstra a capacidade do município em atender às necessidades das pessoas com deficiência e, nesse caso específico, das pessoas com TEA.
        O projeto prevê atuar em articulação com a rede municipal de serviços, permitindo que o 1° Centro Municipal para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista recepcione e encaminhe a demanda de pessoas com TEA, garantindo um atendimento abrangente e integrado, contemplando diferentes necessidades dessa população.
        O de implantação do 1º Centro Municipal para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista localiza-se na Avenida Santos Dumont, 1318, Santana. Essa escolha é justificada pela sua localização em área próxima à região central da Cidade, facilitando o acesso para todas as regiões de São Paulo. A proximidade das estações de Metrô Santana e Tietê, além do acesso a várias linhas de ônibus, torna o local estratégico para a ampla abrangência do serviço.                                                                                                                                                          
        O projeto de criação do 1º Centro Municipal para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista tem o potencial de se tornar um modelo inspirador para outras regiões da cidade de São Paulo. Ao implementar esse Centro pioneiro, a Prefeitura de São Paulo criará uma referência de excelência no atendimento e acolhimento das pessoas com TEA, mostrando o comprometimento em garantir seus direitos e promover sua inclusão social.
        O sucesso e impacto positivo desse Centro poderão servir como uma base sólida para a expansão do modelo para outras localidades da cidade, permitindo a regionalização posterior do serviço, de modo a atender uma parcela ainda maior da população que vive com o Transtorno do Espectro Autista.
        A partir dos resultados alcançados e do aprendizado obtido ao longo do processo, será possível adaptar e regionalizar o modelo para outras áreas da cidade, considerando as particularidades e necessidades específicas de cada região. Dessa forma, o projeto inicial poderá evoluir para uma rede de Centros Municipais, garantindo o acesso a serviços especializados e contribuindo para uma cidade mais inclusiva, que valoriza a diversidade e respeita os direitos de todas as pessoas com Transtorno do Espectro Autista.

      • Análise de viabilidade orçamentária

        Viável

        Para 2025, prevemos investimento de aproximadamente R$ 12.000.000,00, considerando seu custeio e gestão.

      Códigos da proposta

      Número SEI: 6017.2021/0022547-9

      Ações orçamentárias: 36.10.14.242.3006.5.407.44903000.00.1.500.9001.0

    Não há etapas definidas
    Voltar para o Início