Javascript não suportado Implantar cozinhas solidárias nos locais indicados
Início
Voltar

Implantar cozinhas solidárias nos locais indicados

Proposta do CPM - Conselho Participativo Municipal Proposta do CPM - Conselho Participativo Municipal  •  11/04/2024  •  Cidade Tiradentes  •  Código da proposta: 483

Indicação de 02 cozinhas solidárias , sendo:- 01 na Rua Cristovão de Molina em frente ao número 3765(UBS); e 01 na Rua dos Têxteis, 1349.

Proposta viável

Compromisso

01 Unidade Bom Prato.

Justificativa

Proposta considerada inicialmente inviável, porém com uma solução alternativa de implantação de um Bom Prato.


Você precisa acessar sua acessar sua conta ou se registrar nova conta para fazer um comentário

      Responsável

      Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania

      • Análise de viabilidade técnica

        Viável

        Proposta inviável do ponto de vista técnico, porém com uma solução alternativa.

        É importante recapitular que a abrangência territorial das propostas do Orçamento Cidadão é em nível de subprefeitura. Caso exista a necessidade de implementar unidades de cozinha escola nas ruas indicadas na proposta, a consideramos como tecnicamente inviável. A seguir, justificaremos a viabilidade parcial se a proposta recair sobre a subprefeitura de Cidade Tiradentes.
         
        A Política de Segurança Alimentar e Nutricional do Município de São Paulo (Lei nº 61.564/2022) é composta por: Armazém Solidário, Banco de Alimentos, Cidade Solidária, Bom Prato Paulistano, Rede Cozinha Cidadã, Rede Cozinha Escola. Coordenado pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), cada programa está em um estágio de implantação. O termo "Restaurante Solidário" não integra a rede de serviços da prefeitura de São Paulo, podendo corresponder ao Bom Prato Paulistano (programa de restaurantes populares) ou à “Rede Cozinha Escola".

        A Rede Cozinha Escola tem como objetivo constituir cozinhas comunitárias, geridas por associações ou entidades da sociedade civil, e ao mesmo tempo fornecer capacitação na área de serviços de alimentação, bem como produzir refeições para distribuição à população vulnerável local. Cada entidade parcerizada deve fornecer pelo menos 400 refeições diárias, de segunda-feira a sábado, e também constituir um refeitório local, aberto ao público, com no mínimo 20 lugares. Para participarem, as interessadas realizam um credenciamento junto à SMDHC para depois serem celebrados Termos de Colaboração. A ordem de escolha das organizações para parcerização segue índice de vulnerabilidade, que congrega indicadores municipais territorializados e apontam as regiões que devem ser priorizadas para a implantação de equipamentos de segurança alimentar e nutricional. Esse índice é construído com base nos critérios previstos no item 14 do Edital de Credenciamento nº 001/SMDHC/2023. A partir do índice se organiza uma ordem de locais para o planejamento de parcerização. Por isso, a escolha pelo credenciamento; sem gerar obrigação de parcerização, a Prefeitura escolhe as organizações conforme a disponibilidade orçamentária e necessidades locais. 

        Conforme explicado acima, existe uma ordenação de territórios a serem contemplados com Cozinhas Escola em função de suas múltiplas vulnerabilidades. Ao priorizar uma localidade, ultrapassando a ordem pré estabelecida desenvolvida com base em critérios objetivos, a SMDHC estará agindo de forma injusta com as credenciadas, ferindo os ditames do edital de credenciamente supracitado e desviando a finalidade matriz do programa de combate à fome no Município da maneira mais equitativa possível.

        Além do apresentado, na subprefeitura da Cidade Tiradentes já há 05 Organizações da Sociedade Civil em funcionamento, localizadas nos seguintes endereços: Rua Inácio Monteiro, 9957 - Jd. Perola III - CEP 08474-480 - São Paulo, Rua Gregorio Bogossian, 16 - Conj. Hab. Sitio Conceição - CEP 08473-174 - São Paulo, Praça William Alexandro Dias Vaz 280, Conjunto Residencial Prestes Maia São Paulo 08490-004 - São Paulo, Rua Luis Bordese 93, Cidade Tiradentes - CEP 08471-790 - São Paulo e Avenida Souza Ramos, 430, Tiradentes - Cep: 08490-490 - São Paulo. 


        Dessa forma, considerando já haver uma ordenação para celebração das parcerias, torna-se inviável a aceitabilidade da proposta em questão com relação a novas unidades de cozinha escola. 

        Por outro, SMDHC se propõe a oferecer como proposta alternativa a implantação de 01 Bom Prato.
         

      • Análise de viabilidade orçamentária

        Viável

        Caso aceito a proposta alternativa de implantação de um Bom Prato, a abertura de uma nova unidade, o custo mensal, para a Prefeitura, de uma das duas unidades existentes é de aproximadamente R$ 100.000,00 (cem mil reais), sem considerar valor de aluguel do imóvel. Já o custo de implantação é estimado em R$1.200.000,00, variando conforme o local do imóvel.
         

      Códigos da proposta

      Número SEI: 6017.2021/0022553-3

    Não há etapas definidas
    Voltar para o Início