Javascript não suportado Criação do Galpão Cultura no Jabaquara, atendendo a antiga demanda dos artesãos
Início
Voltar

Criação do Galpão Cultura no Jabaquara, atendendo a antiga demanda dos artesãos

Usuário excluído  •  11/04/2024  •  Jabaquara  •  Código da proposta: 521

GALPÃO CULTURA- Intervenção, Urbanização e Melhoria de Bairros - Plano de Obras. Medidas 7metros por 10,5metros, a construção desse galpão, atende a uma solicitação antiga dos artesãos do Bairro Jabaquara Horta comunitária no espaço do terreno, conversão de terrenos baldios por horta comunitária, proposta de proporcionando assim uma interação com a comunidade, produção de hortaliças, benefícios a saúde, possível renda monetária e promovendo a agricultara urbana e periurbana (AUP) em meio as cidades. Local: A área pública municipal localizada na Rua lingustros /Rua Francisco de Paula Quintanilha Ribeiro , s/nº, Área (m2): 12445.51, apresenta péssimo estado de conservação, necessitando assim de requalificação/reforma, para melhor atender a população dos locais.

Proposta viável

Compromisso

Efetuar prévia conferência de titularidade do imóvel citado a fim de buscar pessoas interessadas em gerir o possível local de agricultura.

Justificativa

De acordo com parecer técnico.


Você precisa acessar sua acessar sua conta ou se registrar nova conta para fazer um comentário

      Responsável

      Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho

      • Análise de viabilidade técnica

        Viável

        "A Coordenadoria de Agricultura/SMDET, responsável pelo Programa Sampa+Rural, promove a agricultura nas áreas urbanas e rurais do município de São Paulo através do atendimento a diversos tipos de agricultura, a partir de suas necessidades e com variação de intensidade e recursos disponibilizados conforme a tipologia (de finalidade comercial, comunitária, institucional, pedagógica e de base tradicional Guarani). A atuação da Coordenadoria de Agricultura/SMDET possui dois objetivos estratégicos: 1. fortalecer os locais de agricultura existentes; e 2. fomentar novas hortas na cidade.
        O fomento de novas hortas no Município depende da disposição de um(a) produtor(a) vinculado a uma unidade produtiva que receberá a Assistência Técnica e Extensão Rural – ATER desta Coordenadoria de Agricultura – CA. Neste ínterim, a implantação de uma ‘horta comunitária no espaço do terreno’ poderá ocorrer mediante uma prévia conferência de titularidade do imóvel citado a fim de buscar pessoas interessadas em gerir o possível local de agricultura. Caso na conferência de titularidade do imóvel seja encontrado um(a) produtor(a) disposto(a) a gerir uma horta comunitária, a Coordenaria de Agricultura – CA espera apoá-la através do Programa Sampa+Rural, que inclui atendimento de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), Programa Operação Trabalho-Agricultura (conforme disponibilidade de vagas), distribuição demonstrativa de bioinsumos e Patrulha Mecanizada Agroecológica a agricultoras e agricultores, por meio do atendimento realizado pelas Casas de Agricultura Ecológica.
        Referente ao Galpão Cultura, sugerimos a remessa da presente demanda à Secreraria Municipal de Cultura - SMC e Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras pelas atribuições e competências.
        "
         

      • Análise de viabilidade orçamentária

        Viável

        Os custos de implementação e apoio aos locais de agricultura serão onerados da dotação orçamentária prevista pelo Programa de Metas 2021-2024 Meta 61,  a saber: 30.10.20.606.3016.2.015.33503900.00.1.500.9001 e 30.10.20.606.3016.2.015.33903900.00.1.500.9001. Para além dessa, também há os custos da estrutura da Casa de Agricultura, do Programa Operação Trabalho - Agricultura e do salário de servidores que se relacionam a outras dotações.
         

      Códigos da proposta

      Ações orçamentárias: 30.10.20.606.3016.2.015.33503900.00.1.500.9001 e 30.10.20.606.3016.2.015.33903900.00.1.500.9001.

      Responsável

      Secretaria Municipal Cultura

      • Análise de viabilidade técnica

        Inviável A proposta é tecnicamente inviável. A Secretaria Municipal de Cultura (SMC) possui mais de 170 equipamentos distribuídos pela cidade, dos quais 42 estão em obras ou em fase de planejamento de reformas/readequações. O setor de engenharia e arquitetura da SMC conta com uma equipe de apenas 17 pessoas, tornando a demanda para a implantação de novos equipamentos excessivamente alta no momento. Ademais, a Subprefeitura de Jabaquara já está contemplada com 6 equipamentos culturais:
        - Teatro - Anfiteatro do Centro de Culturas Negras Jabaquara - CCN - Mãe Sylvia de Oxalá
        - Centro Cultural - Centro de Culturas Negras Jabaquara - CCN - Mãe Sylvia de Oxalá
        - Biblioteca - Paulo Duarte
        - Museu/Acervo - Sítio da Ressaca
        - Escola Municipal de Iniciação Artísticas - EMIA Jabaquara
        - Cinema - Salas Especiais SPcine - CEU Caminho do Mar.
      • Análise de viabilidade orçamentária

        Inviável A proposta é inviavel do ponto de vista orçamentário. Conforme parecer técnico, a SMC está com 42 equipamentos em obras ou em fase de planejamento de reformas/readequações que estão sendo onerados do FUNDURB. A inclusão de mais equipamentos na lista não só oneraria parte do orçamento da SMC voltado a outras atividades igualmente importantes, mas já consolidadas, como também aumentaria a demanda de recursos humanos.

      Códigos da proposta

      Número SEI: 6017.2021/0022551-7

    Não há etapas definidas
    Voltar para o Início