Javascript não suportado Implantar traffic calming em ruas da Vila Ida
Início
Voltar

Implantar traffic calming em ruas da Vila Ida

Usuário excluído  •  11/04/2024  •  Pinheiros  •  Código da proposta: 557

Traffic calming – intervenção em ruas da Vila Ida. Com o objetivo de melhorar a mobilidade e as condições de trânsito e de segurança para automóveis e pedestres, solicitamos a implantação de medidas de traffic calming ─ lombadas (eletrônicas ou não), faixas de pedestres elevadas, calçadas alargadas com canteiros, entre outras ─ nas ruas Caminha de Amorim e Rua Afonso José de Carvalho. A Rua Caminha de Amorim tem tráfego pesado de carros, ônibus e caminhões sendo que no sentido Cerro Corá bairro, por ser uma ladeira, os veículos acabam desenvolvendo velocidade alta. Já a Rua Afonso José de Carvalho, por ser paralela à rua Caminha de Amorim, acaba funcionando como desvio, fato que aumenta tráfego e velocidade nesta via secundária.

Proposta viável

Compromisso

Os projetos serão conduzidos pela CET, cabendo à Subprefeitura Pinheiros realizar a implementação do trabalho.

Justificativa

Ver análise técnica efetuada.


Você precisa acessar sua acessar sua conta ou se registrar nova conta para fazer um comentário
  • fernandoparaujo

    A rua Caminha de Amorim precisa de lombofaixas e rotatórias nos cruzamentos. A velocidade dos veículos na descida ali é uma calamidade. Em relação à rua Pereira Leite, sugiro ciclofaixa como forma de dar continuidade à estrutura que já existe na rua Nazaré Paulista.

    Nenhuma resposta
    • Rosanne Guiomar Brancatelli

      Hoje em dia com motoqueiros desrespeitando as ruas entrando na contramão, esse recurso é muito necessário, também nas ruas estreitas que não há lei, radar ou polícia para garantir a proteção dos pedestres e moradores.

      Nenhuma resposta
      • Maurizio

        Sim, por favor, além do perigo da alta velocidade na descida, há o barulho infernal dos caminhões-caçamba, que sobem e descem no pau no meio da noite, que acordam todo mundo e que fazem a casa tremer.

        Nenhuma resposta
        • Lillian

          O problema é só na descida da rua.
          A medida mais efetiva para a Caminha de Amorim talvez seja voltar a permitir a conversão à esquerda, da Heitor Penteado para a Pereira Leite, que tem largura e inclinação mais adequados para este volume de tráfego.

          • Lillian

            E permitir a conversão da Heitor Penteado para a Pereira Leite aliviaria muito o trânsito pesado em toda a região:
            os carros são obrigados a permanecer entupindo a Heitor Penteado e a depois a Cerro Corá, quando poderiam ter saído três semáforos antes da Caminha de Amorim.

            Nenhuma resposta
          • oswaldo oggiam junior

            Fora o que já foi comentado após a melhoria do asfalto que deveria ser benéfico fez com que a velocidade dos veículos aumentasse e o risco de acidentes aumentou muito. Além disso no final da Caminha de Amorim temos uma escola que mesmo com os avisos de velocidade e faixas com redutores sofre com o trânsito intenso e riscos graves de atropelamento.

            Nenhuma resposta
            • Alexandre Ribeiro Leichsenring

              Desde a implantação da faixa de ônibus na avenida Heitor Penteado, foi proibida a conversão desta avenida para a Rua Pereira Leite, uma rua larga que desemboca na Avenida Nazaré Paulista, num corredor que conecta a Heitor Penteado com a Avenida Fonseca Rodrigues e a Praca Pan-americana. Com isso, todo o fluxo que descia por essa rua em direção passou a utilizar a Rua Caminha de Amorim, uma rua local íngreme e estreita. O trânsito nela está claramente incompatível com o porte da via e com a topografia acentuada, e batidas de carro e atropelamentos ocorrem ali com frequência.

              • Lillian

                Concordo que a medida mais efetiva para a Csminha de Amorim seria permitir a conversão à esquerda, da Heitor Penteado para a Pereira Leite.

                Nenhuma resposta
              • Laurita Salles

                Importante implantar essas medidas, para prevenir acidentes e poupar pedestres e idosos de acidentes

                Nenhuma resposta

                  Responsável

                  Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes

                  • Análise de viabilidade técnica

                    Viável

                    Se faz necessário a abertura de processo seguindo os requisitos estabelecidos na Portaria SMT.GAB 86/2020, protocolando na CET – Companhia de Engenharia de Tráfego, além da solicitação, os documentos exigidos no artigo 3º da referida Portaria, como o item I que requer a aprovação de, no mínimo 70% (setenta por cento) dos proprietários dos imóveis da área em estudo, devidamente comprovados com a documentação necessária; o item II, que solicita o levantamento de informações da área, incluindo as vias que formam o perímetro da mesma; o item III, referente aos levantamentos junto à Subprefeitura; item IV, a apresentação da concepção da proposta; item V, a análise preliminar do Sistema Viário. Dessa forma a CET avaliará o pedido em 30 dias, e caso aprovado o interessado deverá atender o determinado pela mesma Portaria, seguindo para o desenvolvimento dos projetos funcionais e executivos e elaboração de EIV – Estudos de Impacto de Vizinhança e RIV – Relatório de Impacto de Vizinhança, bem como a realização de Audiência Pública para apresentação dos materiais resultantes do estudo.  

                  • Análise de viabilidade orçamentária

                    Viável

                    Estimativa de valor: R$2,5milhões

                  Códigos da proposta

                  Número SEI: 6017.2021/0022561-4

                • 20/03/2025

                  Monitoramento atualizado para
                  Pendente

                  Aguarda-se informações de monitoramento de SMT.

                Voltar para o Início