Traffic calming – intervenção em ruas da Vila Ida. Com o objetivo de melhorar a mobilidade e as condições de trânsito e de segurança para automóveis e pedestres, solicitamos a implantação de medidas de traffic calming ─ lombadas (eletrônicas ou não), faixas de pedestres elevadas, calçadas alargadas com canteiros, entre outras ─ nas ruas Caminha de Amorim e Rua Afonso José de Carvalho. A Rua Caminha de Amorim tem tráfego pesado de carros, ônibus e caminhões sendo que no sentido Cerro Corá bairro, por ser uma ladeira, os veículos acabam desenvolvendo velocidade alta. Já a Rua Afonso José de Carvalho, por ser paralela à rua Caminha de Amorim, acaba funcionando como desvio, fato que aumenta tráfego e velocidade nesta via secundária.
Responsável
Se faz necessário a abertura de processo seguindo os requisitos estabelecidos na Portaria SMT.GAB 86/2020, protocolando na CET – Companhia de Engenharia de Tráfego, além da solicitação, os documentos exigidos no artigo 3º da referida Portaria, como o item I que requer a aprovação de, no mínimo 70% (setenta por cento) dos proprietários dos imóveis da área em estudo, devidamente comprovados com a documentação necessária; o item II, que solicita o levantamento de informações da área, incluindo as vias que formam o perímetro da mesma; o item III, referente aos levantamentos junto à Subprefeitura; item IV, a apresentação da concepção da proposta; item V, a análise preliminar do Sistema Viário. Dessa forma a CET avaliará o pedido em 30 dias, e caso aprovado o interessado deverá atender o determinado pela mesma Portaria, seguindo para o desenvolvimento dos projetos funcionais e executivos e elaboração de EIV – Estudos de Impacto de Vizinhança e RIV – Relatório de Impacto de Vizinhança, bem como a realização de Audiência Pública para apresentação dos materiais resultantes do estudo.
Estimativa de valor: R$2,5milhões
Número SEI: 6017.2021/0022561-4
Monitoramento atualizado para
Pendente
Aguarda-se informações de monitoramento de SMT.
A rua Caminha de Amorim precisa de lombofaixas e rotatórias nos cruzamentos. A velocidade dos veículos na descida ali é uma calamidade. Em relação à rua Pereira Leite, sugiro ciclofaixa como forma de dar continuidade à estrutura que já existe na rua Nazaré Paulista.
Hoje em dia com motoqueiros desrespeitando as ruas entrando na contramão, esse recurso é muito necessário, também nas ruas estreitas que não há lei, radar ou polícia para garantir a proteção dos pedestres e moradores.
Sim, por favor, além do perigo da alta velocidade na descida, há o barulho infernal dos caminhões-caçamba, que sobem e descem no pau no meio da noite, que acordam todo mundo e que fazem a casa tremer.
O problema é só na descida da rua.
A medida mais efetiva para a Caminha de Amorim talvez seja voltar a permitir a conversão à esquerda, da Heitor Penteado para a Pereira Leite, que tem largura e inclinação mais adequados para este volume de tráfego.
E permitir a conversão da Heitor Penteado para a Pereira Leite aliviaria muito o trânsito pesado em toda a região:
os carros são obrigados a permanecer entupindo a Heitor Penteado e a depois a Cerro Corá, quando poderiam ter saído três semáforos antes da Caminha de Amorim.
Fora o que já foi comentado após a melhoria do asfalto que deveria ser benéfico fez com que a velocidade dos veículos aumentasse e o risco de acidentes aumentou muito. Além disso no final da Caminha de Amorim temos uma escola que mesmo com os avisos de velocidade e faixas com redutores sofre com o trânsito intenso e riscos graves de atropelamento.
Desde a implantação da faixa de ônibus na avenida Heitor Penteado, foi proibida a conversão desta avenida para a Rua Pereira Leite, uma rua larga que desemboca na Avenida Nazaré Paulista, num corredor que conecta a Heitor Penteado com a Avenida Fonseca Rodrigues e a Praca Pan-americana. Com isso, todo o fluxo que descia por essa rua em direção passou a utilizar a Rua Caminha de Amorim, uma rua local íngreme e estreita. O trânsito nela está claramente incompatível com o porte da via e com a topografia acentuada, e batidas de carro e atropelamentos ocorrem ali com frequência.
Concordo que a medida mais efetiva para a Csminha de Amorim seria permitir a conversão à esquerda, da Heitor Penteado para a Pereira Leite.
Importante implantar essas medidas, para prevenir acidentes e poupar pedestres e idosos de acidentes