Javascript não suportado Implantar um Programa de Educação Ambiental
Início
Voltar

Implantar um Programa de Educação Ambiental

Proposta do CPM - Conselho Participativo Municipal Proposta do CPM - Conselho Participativo Municipal  •  11/04/2024  •  Vila Mariana  •  Código da proposta: 605

Implantação de um Programa de Educação Ambiental com vistas a melhorar os índices de reciclagem de resíduos sólidos na Vila Mariana através da distribuição de cartilhas educativas nas escolas, postos de saúde, Cras/Creas, espaços de cultura, etc Esta cartilha deve informar como os resíduos devem ser separados e acondicionados, identificar os tipos de coleta (lixo comum, reciclável, cata-bagulho, hospitalar), tipos de resíduos ( lixo comum, reciclável, contaminante, etc), os Ecopontos, como saber os dias de coleta, etc. Esse programa busca educar os munícipes a não jogar lixo na rua e sua destinação correta. A meta principal é transformar a Vila Mariana no bairro com o maior índice de resíduos reciclados na cidade de São Paulo.


Você precisa acessar sua acessar sua conta ou se registrar nova conta para fazer um comentário

      Responsável

      Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente

      • Análise de viabilidade técnica

        Viável

        [análise do setor de educação ambiental] tanto a implementação do Plano de Educação Ambiental (PMEA-SP), quanto do Programa de Educação Ambiental e Comunicação Social em Resíduos Sólidos (PEACS), são preconizadas pela legislação e documentação administrativa municipal. Em relação ao PMEA-SP, que é um plano aprovado pela Resolução SVMA/Cades/ n.260/2023, ele traz objetivos, metas e estratégias ligadas à sensibilização e conscientização para a questão da gestão dos resíduos sólidos não só na Subprefeitura da Vila Mariana. O Programa de Educação Ambiental e Comunicação Social em Resíduos Sólidos (PEACS), Decreto Municipal n.55.747/2014, está em vigor e dura até 2033.
        Especificamente a respeito da proposta, é preciso confirmar se a elaboração e distribuição de cartilhas educativas abordando tipos de coleta e tipos de resíduo em equipamentos públicos é a mais efetiva para atingir o objetivo visado ("melhor os índices de reciclagem de resíduos sólidos na Vila Mariana"). Imaginando que a sugestão visa o material impresso em mídia física de papel, seria desejável que a atividade de educação ambiental não se centrasse somente em sua distribuição, mas contasse com oficinas práticas e material digital (vídeos, fotos, esquemas) que fossem de fácil acesso.  

      • Análise de viabilidade orçamentária

        Viável

        [análise do setor de educação ambiental] a proposta visada tem custo operacional relativamente baixo, a depender da escala de distribuição do material impresso; se a estratégia de distribuir os material impresso for combinada às oficinas e aos documentos digitais, é factível lançar um piloto na Vila Mariana. O setor de educação ambiental dispõe de técnicos e profissionais, servidores de carreira, comissionados e contratados (formadores) capazes de elaborar e/ou colaborar na elavboração do material visado pela proposta, é preciso notar, no entanto, que a política de educação para a gestão de resíduos cabe colaborativamente a vários órgãos (SVMA, SMSUB, SELIMP, SECLIMA, SP Regula que gere os contratos de limpeza urbana). O orçamento para impressão em papel de material não cabe a este setor, mas à ASCOM. Se a ação consistir em hora-técnicas dos nossos profissionais, então o que seria onerado é a dotação relativa a pagamento de pessoal de SVMA.

      Códigos da proposta

      Número SEI: 6017.2021/0022567-3

    Não há etapas definidas
    Voltar para o Início