Implantação de um Programa de Educação Ambiental com vistas a melhorar os índices de reciclagem de resíduos sólidos na Vila Mariana através da distribuição de cartilhas educativas nas escolas, postos de saúde, Cras/Creas, espaços de cultura, etc Esta cartilha deve informar como os resíduos devem ser separados e acondicionados, identificar os tipos de coleta (lixo comum, reciclável, cata-bagulho, hospitalar), tipos de resíduos ( lixo comum, reciclável, contaminante, etc), os Ecopontos, como saber os dias de coleta, etc. Esse programa busca educar os munícipes a não jogar lixo na rua e sua destinação correta. A meta principal é transformar a Vila Mariana no bairro com o maior índice de resíduos reciclados na cidade de São Paulo.
Responsável
[análise do setor de educação ambiental] tanto a implementação do Plano de Educação Ambiental (PMEA-SP), quanto do Programa de Educação Ambiental e Comunicação Social em Resíduos Sólidos (PEACS), são preconizadas pela legislação e documentação administrativa municipal. Em relação ao PMEA-SP, que é um plano aprovado pela Resolução SVMA/Cades/ n.260/2023, ele traz objetivos, metas e estratégias ligadas à sensibilização e conscientização para a questão da gestão dos resíduos sólidos não só na Subprefeitura da Vila Mariana. O Programa de Educação Ambiental e Comunicação Social em Resíduos Sólidos (PEACS), Decreto Municipal n.55.747/2014, está em vigor e dura até 2033.
Especificamente a respeito da proposta, é preciso confirmar se a elaboração e distribuição de cartilhas educativas abordando tipos de coleta e tipos de resíduo em equipamentos públicos é a mais efetiva para atingir o objetivo visado ("melhor os índices de reciclagem de resíduos sólidos na Vila Mariana"). Imaginando que a sugestão visa o material impresso em mídia física de papel, seria desejável que a atividade de educação ambiental não se centrasse somente em sua distribuição, mas contasse com oficinas práticas e material digital (vídeos, fotos, esquemas) que fossem de fácil acesso.
[análise do setor de educação ambiental] a proposta visada tem custo operacional relativamente baixo, a depender da escala de distribuição do material impresso; se a estratégia de distribuir os material impresso for combinada às oficinas e aos documentos digitais, é factível lançar um piloto na Vila Mariana. O setor de educação ambiental dispõe de técnicos e profissionais, servidores de carreira, comissionados e contratados (formadores) capazes de elaborar e/ou colaborar na elavboração do material visado pela proposta, é preciso notar, no entanto, que a política de educação para a gestão de resíduos cabe colaborativamente a vários órgãos (SVMA, SMSUB, SELIMP, SECLIMA, SP Regula que gere os contratos de limpeza urbana). O orçamento para impressão em papel de material não cabe a este setor, mas à ASCOM. Se a ação consistir em hora-técnicas dos nossos profissionais, então o que seria onerado é a dotação relativa a pagamento de pessoal de SVMA.
Número SEI: 6017.2021/0022567-3
Monitoramento atualizado para
Não iniciada
Não iniciado: A gestão de resíduos sólidos é uma pauta prioritária da UMAPAZ em 2025. Nesse sentido, estamos planejando e desenvolvendo ações que abarcam essa proposta, em consonância com as metas 5.1 e 5.2, bem como com as estratégias 2.4, 2.15, 4.8 e 5.7 do PMEA-SP. Essas diretrizes ressaltam a importância de estabelecer parcerias formais para apoiar ações e projetos de EA em todos os territórios, além de enfatizarem a produção de materiais para a divulgação dessas iniciativas, a articulação de atores estratégicos na gestão de resíduos sólidos conforme o PGIRS e a promoção da alfabetização ecológica no município de São Paulo. Dessa forma, a proposta está alinhada com as ações já em andamento na Educação Ambiental e será implementada em 2025.