Javascript não suportado Recapear vias que possuam muitos buracos e tenham muita circulação de carros
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Recapear vias que possuam muitos buracos e tenham muita circulação de carros

Rodrigo Moraes Rodrigo Moraes  •  12/04/2024  •  Itaim Paulista  •  Código da proposta: 620

PROPOSTA DE RECAPEAMENTO DE ASFALTO EM VIAS IMPORTANTES NA VILA CURUÇA / ITAIM Proposta para recapeamento de vias que possui muitos buracos, chamados recorrentes de tapa buraco, muita circulação de carros e ônibus que danifica o asfalto constantemente Segue algumas vias com situação critica: Avenida Dr José Aristodemo Pinotti, Av coca, Rua Benjamim Capusso, Rua Espirito Santo do Dourado, Rua Cravari, Av dos Ipês, Rua Clodomiro Paschoal (da rua Cembira até rua Ida Vanussi Puntel) (via de acesso, pequeno trecho), Rua Faveira Pequena (de rua dos Igarapés até rua Melchíades Neres de campos), Av Fernando Figueiredo Lins (de av dos Ipês até Praça mãe preta), Rua Osório Franco Vilhena , Rua Georgina Diniz Braguirolli, Rua Professora Abigail Bolsanelli, Rua Joaquim Leal e rua avinhado

SUGESTÃO DE RECAPEAMENTO DE VIAS IMPORTANTES NA VILA CURUÇA / ITAIM
SUGESTÃO DE RECAPEAMENTO DE VIAS IMPORTANTES NA VILA CURUÇA / ITAIM

Compromisso

SMSUB - Conclusão do Projeto para implantação dos serviços


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      Para visualizar a(s) análise(s) clique no nome da Secretaria!

      Responsável

      Secretaria Municipal das Subprefeituras

      • Análise de viabilidade técnica

        Viável

        Tecnicamente viavel, necessario executar o projeto de pavimentação para posterior execução dos serviços necessarios referente a qualidade de suporte do pavimento.

      • Análise de viabilidade orçamentária

        Viável Viável

        R$ 1.5 milhões, para execução do projeto de pavimento.

      • Dados Complementares

      • Viabilidade final

        Viável

      Códigos da proposta

      Número SEI: 6017.2021/0022565-7

      Não há nenhum recurso
    • 10/04/2025

      Monitoramento atualizado para
      Em estudo/análise

      Em fase de projeto técnico de intervenção possível

    • 20/05/2025

      Monitoramento atualizado para
      Pendente

      Aguarda-se informações de SMSUB sobre o monitoramento do 2º bimestre.

    • 11/09/2025

      Monitoramento atualizado para
      Não realizada

      Considerando o compromisso deste CONSEMAVI com o cumprimento das metas estabelecidas no Orçamento Cidadão, especialmente no que se refere à conclusão de projetos voltados à melhoria da infraestrutura viária, indicamos, para avaliação e aprovação, a Rua Benjamin Capusso, localizada na circunscrição da Subprefeitura do Itaim Paulista. A escolha da via se justifica com base nos seguintes critérios: • Atende aos requisitos técnicos de elegibilidade previstos no Edital de Concorrência Presencial nº 01/SMSUB/COGEL/2024; • Apresenta elevado fluxo de veículos; • Concentra significativa deterioração do pavimento, conforme classificação gerada pelo sistema de monitoramento GAIA, que avalia as condições das vias como ótimo, bom, regular, ruim ou péssimo. O trecho proposto contempla uma área de 7.290,00 m², com custo estimado de R$ 5.183.345,37 (cinco milhões, cento e oitenta e três mil, trezentos e quarenta e cinco reais e trinta e sete centavos), valor que compreende tanto a elaboração do Projeto de Estudo de Avaliação do Pavimento quanto a execução dos serviços de Conservação e Manutenção da Malha Viária. Cabe salientar que a Proposta nº 620 possui caráter genérico, sem especificação prévia de quais vias deveriam ser contempladas. Dessa forma, a indicação da Rua Benjamin Capusso confere objetividade, viabilidade técnica e aderência aos critérios definidos pelo Programa, permitindo um planejamento mais assertivo e eficaz. A escolha da via se justifica com base nos critérios técnicos de elegibilidade estabelecidos no Edital de Concorrência Presencial nº 01/SMSUB/COGEL/2024, tais como classificação funcional (via arterial ou coletora), elevado fluxo de transporte coletivo e grande volume de tráfego. Além disso, utilizou-se como referência o Sistema GAIA, plataforma de inteligência da Prefeitura de São Paulo, o qual possibilitam avaliar e verificar o nível de conforto da camada de rolamento de cada trecho de via avaliado onde realiza o monitoramento das condições das vias públicas para identificar problemas como buracos. À vista disso, verificou-se que para ter maior que a obtenção de maior assertividade na indicação de soluções para a recuperação das camadas do pavimento asfáltico das vias avaliadas e, consequentemente, uma a redução elaboração de um orçamento dos custos da execução dos Serviços de Conservação e Manutenção da Malha Viária que venham a ser contratados, faz-se necessária a realização de estudos técnicos com detalhamento minucioso nos quais é possível verificar a da avaliação das condições da estrutura do pavimento asfáltico da via analisada, ou seja, o detalhamento da análise do Subleito da base, do Reforço do Subleito da base, da Sub-base, da Base e do Revestimento Asfáltico das vias, e além disso, bem como a com o detalhamento da avaliação da condição dos dispositivos de drenagem superficial, tais quais como guias, sarjetas e sarjetões, e, finalmente, assim como na com a indicação de adequadas soluções adequadas à para recuperação das patologias identificadas no pavimento asfáltico das vias analisadas e seus respectivos orçamentos. Entretanto, mesmo que a via indicada atenda aos critérios técnicos de elegibilidade previstos no edital, o valor disponibilizado pelo Orçamento Cidadão, de R$ 1.500.000,00 (um milhão e quinhentos mil reais), é insuficiente para viabilizar a execução integral dos serviços. Para que os trabalhos sejam realizados com a devida qualidade e observando os parâmetros técnicos, seria necessário um aporte adicional de R$ 3.683.345,37 (três milhões, seiscentos e oitenta e três mil, trezentos e quarenta e cinco reais e trinta e sete centavos), montante que teria que ser custeado com recursos próprios da SMSUB – Secretaria Municipal das Subprefeituras. Diante das limitações orçamentárias vigentes e da obrigatoriedade de aplicação dos recursos públicos de forma equilibrada e transparente, priorizando as vias com maior criticidade de acordo com o monitoramento realizado pelo Sistema GAIA, torna-se inviável para esta Secretaria assumir o complemento necessário para a execução da proposta. Adicionalmente, deve-se destacar que não é razoável do ponto de vista técnico, operacional e financeiro, realizar isoladamente a etapa de Estudo de Avaliação do Pavimento sem a efetiva previsão da execução posterior das obras. Tal medida contraria os princípios da economicidade e da eficiência administrativa, esvaziando a finalidade do projeto, que é a recuperação integral do pavimento da via. Dessa maneira, embora a proposta apresentada encontre respaldo técnico, sua execução, nos moldes propostos, é inviável, tendo em vista a insuficiência de recursos e a impossibilidade de aporte complementar por parte desta Secretaria. Reforçamos, assim, a necessidade de compatibilização entre os valores previstos no Orçamento Cidadão e os custos efetivos dos projetos para viabilizar intervenções que sejam técnica, financeira e administrativamente sustentáveis.

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