•
12/04/2024
•
Santana/Tucuruvi
•
Código da proposta: 632
Instalação de uma base fixa da Guarda Civil Metropolitana (GCM) nas proximidades da estação Tucuruvi, com o objetivo de coibir a criminalidade e garantir a segurança dos Moradores e usuários do transporte público.
Proposta:
Instalação de uma base fixa da GCM nas proximidades da estação Tucuruvi, em local estratégico e de fácil acesso aos usuários do metrô.
A base deve contar com infraestrutura adequada para os agentes, incluindo: Sala de descanso e refeitório; Banheiros; Equipamentos de comunicação e segurança; Veículos para patrulhamento.
Aumento do efetivo da GCM na região, com foco no patrulhamento da estação e seus arredores.
Benefícios esperados: Redução dos índices de criminalidade na região da estação Tucuruvi; Maior segurança para os usuários do metrô e moradores da região; Incentivo ao uso do transporte público; Melhoria da qualidade de vida na comunidade.
Responsável
A importância de um espaço adequado para uma base policial vai além do simples aspecto de comodidade ou conforto, um local apropriado é fundamental para o funcionamento eficiente de uma base policial. Sem instalações adequadas, tanto as operações de rua quanto as de suporte podem ser prejudicadas. Além disso, a ausência de uma área de estacionamento adequada pode impactar na mobilidade dos agentes e dificultar o acesso rápido em situações de emergência. Com base nessas considerações, a falta de espaço físico e de meios adequados torna inviável a implantação de uma base policial da GCM no local, porém, o local poderá ser atendido com rondas motorizadas e baseamento temporário a fim de coibir práticas delituosas, em horários mais críticos.
Não haverá ônus uma vez que o objeto da proposta está dentro do escopo de trabalho do órgão.
Número SEI: 6017.2021/0022564-9
Monitoramento atualizado para
Pendente
Aguarda-se informações de monitoramento de SMSU.
Monitoramento atualizado para
Em andamento
No período 01.03.25 a 30.04.25, foi contabilizado 166 rondas com parada obrigatória. Intervenção no trânsito, coibindo paradas irregulares dando fluidez a circulação de veículo evitando aglomerações no local – fiscalização no comércio irregular – bebidas alcoólicas.
Monitoramento atualizado para
Em andamento
No período de 01.05.25 a 30.06.25 foram contabilizadas 260 rondas com paradas de 30 minutos – cód. Posto 6620. Intervenção no trânsito coibindo paradas irregulares dando fluidez a circulação de veículos evitando aglomeração no local; Fiscalização no comercio irregular, bebidas alcóolicas.
Monitoramento atualizado para
Em andamento
No período de 30.06.25 a 30/08 foram contabilizadas 136 rondas com paradas de 30 minutos – cód. Posto 6620. Foram realizadas ações de zeladoria urbana, fiscalização ao comércio ambulante irregular, fiscalização de transporte clandestino, proteção ao transporte público, assim como o combate ao crime por intermédio do smartsampa.
Monitoramento atualizado para
Em andamento
No período 01.09.25 a 31.10.25, já contabilizamos 240 rondas com parada obrigatória (cód. do posto 6620). Intervenção no trânsito, coibindo paradas irregulares dando fluidez a circulação de veículo evitando aglomerações no local – fiscalização no comércio irregular – bebidas alcoólicas.
Monitoramento atualizado para
Em andamento
Conforme compromisso proposto, no mês de novembro foram contabilizadas um total de 123 rondas com paradas obrigatórias. Intervenção no trânsito coibindo paradas irregulares dando fluidez a circulação de veículos evitando aglomeração no local, além da fiscalização do comércio irregular e de bebidas alcóolicas.
Ainda bem que a proposta já foi contemplada no orçamento da pasta.
Sinceramente eu não entendo porque não constou meu voto na etapa de votação!