Há cerca de três anos, iniciamos um movimento "Parque dos Sonhos". Esse grupo formado por munícipes, vizinhos do entorno, alunos, pais, professores das escolas vizinhas, além de médicos, enfermeiros e funcionários da UBS também vizinha.
Essa área hoje denominada Praça Helenna Marcos Aristídes, já de muitas décadas em situação de abandono, tendo sido inclusive ocupada e reintegrada a PMSP. Tem acesso por várias ruas e avenidas (Av. Pe Arlindo Vieira) e vizinha das escolas Olvado Fontoura, EMEI Inácio Marques e CEI Jardim Climax e também da UBS Richilian.
Através do Programa no Parlamento Jovem, nossos/esses alunos conseguiram propor na Câmara um PL. Projeto de lei em tramitação com objetivo de transformação desta praça em Parque Municipal.
Endereços sugeridos: R. Lafaiete de Souza Camargo, 80/ R.Francisco Pestana, 20 e Av. Padre Arlindo Vieira.
Junto à proposta, foram anexadas mais de 300 assinaturas de munícipes.
Responsável
A proposta de parque é feita para as áreas não ocupadas por equipamentos publicos em espaço livre. A área não está indicada como parque proposto no PDE ou Planpavel. Pela dimensão da área e engajamento social existente, sugerimos envio da proposta para a Secretaria Municipal da Educação para avaliação quanto ao desenvolvimento de projeto nos moldes da eco-praça da EMEF Philó. Segue link como referencia: https://www.capital.sp.gov.br/w/noticia/emef-philo-desenvolve-projeto-de-2018eco-praca2019-em-parceria-com-faculdade-de-arquitetura-da-usp
Análise de viabilidade após o recurso:
Trata-se de recurso, em que se solicita a instalação de grades e portão com controle de horário de funcionamento na Praça Helena Marcos Aristides. Houve inicialmente o pedido para a transformação da praça em parque, o que foi considerado não adequado, uma vez que a implantação de novos parques segue prioritariamente os parques previstos no Quadro 7 do PDE. Ainda, para o cercamento da área não é necessário que a praça se torne parque, pois a título de exemplo, citamos a Praça Professor Américo Portugal Gouveia localizada no distrito da Saúde, que tem partes de sua área com grades e parte aberta. A gestão de praças públicas é de atribuição das respectivas subprefeituras e, portanto, as preocupações levantadas no recurso devem ser direcionadas à Subprefeitura Ipiranga para que a mesma avalie a proposta de cercamento (total ou parcial) da praça que, devido seu acesso que é dificultado pela configuração de vias no bairro, fica, conforme mencionado na proposta, prejudicada em termos de segurança e também preservaria o investimento feito na requalificação da área.
Em relação à participação social na gestão da praça, ressaltamos a Lei nº 16.212, de 10 de junho de 2015, alterada pela LEI Nº 16.868, DE 15 DE FEVEREIRO DE 2018 que cria o Comitê de Usuários da Praça.
Prejudicada em razão da análise técnica.
Número SEI: 6017.2021/0022567-3
A cidade é feita pra humanos e os espaços verdes pra socialização, lazer que respeitem e contribuam pra o meio ambiente são mais que necessários, no tempos atuais são obrigatórios. Esse é o caso dessa proposta que vem de tempos. É desejo da população local, principalmente da nova geração. Apoio a realização dessa proposta. Obrigado
Essa proposta é muito importante para toda comunidade, é uma área subaproveitada pela prefeitura e que poderia servir para que toda a população do bairoo e principalmente os estudantes pudessem utilizar a área como lazer e recreação.
Sempre em busca de uma cidade acolhedora buscando a interação entre a comunidade e a natureza um microclima mais saudavel respirável com ar puro e limpo para nossa população, além de propor locais para uma melhor convivência passeios lazer e diversão ás crias jovens e adultos de todas as idades.
Através de solicitação e insistência dos alunos conseguimos o projeto de LEI 561/2023 que pretende transformar essa área em parque . Também A PMSP através da subprefeitura Ipiranga esta revitalizando o espaço e os escadões com iluminação e reforma..... esperamos agora um movimento da Câmara Municipal de São Paulo e dos Srs e Sras Vereadoras em especial os de nossa região para que se mobilizem para atendimento da solicitação de Parque