Javascript não suportado Transformar Praça Helena Marcos Aristides em Parque Municipal
Início
Voltar

Transformar Praça Helena Marcos Aristides em Parque Municipal

Proposta Individual - Audiência Pública na Subprefeitura Proposta Individual - Audiência Pública na Subprefeitura  •  15/04/2024  •  Ipiranga  •  Código da proposta: 758

Há cerca de três anos, iniciamos um movimento "Parque dos Sonhos". Esse grupo formado por munícipes, vizinhos do entorno, alunos, pais, professores das escolas vizinhas, além de médicos, enfermeiros e funcionários da UBS também vizinha. 

Essa área hoje denominada Praça Helenna Marcos Aristídes, já de muitas décadas em situação de abandono, tendo sido inclusive ocupada e reintegrada a PMSP. Tem acesso por várias ruas e avenidas (Av. Pe Arlindo Vieira) e vizinha das escolas Olvado Fontoura, EMEI Inácio Marques e CEI Jardim Climax e também da UBS Richilian.

Através do Programa no Parlamento Jovem, nossos/esses alunos conseguiram propor na Câmara um PL. Projeto de lei em tramitação com objetivo de transformação desta praça em Parque Municipal.

 

Endereços sugeridos: R. Lafaiete de Souza Camargo, 80/ R.Francisco Pestana, 20 e Av. Padre Arlindo Vieira.

Junto à proposta, foram anexadas mais de 300 assinaturas de munícipes.

Proposta_Abaixo_assinado.jpg
Proposta_Abaixo_assinado.jpg

Justificativa

De acordo com a análise técnica, a proposta é considerada inviável.


Você precisa acessar sua acessar sua conta ou se registrar nova conta para fazer um comentário
  • Victor Zacharias

    A cidade é feita pra humanos e os espaços verdes pra socialização, lazer que respeitem e contribuam pra o meio ambiente são mais que necessários, no tempos atuais são obrigatórios. Esse é o caso dessa proposta que vem de tempos. É desejo da população local, principalmente da nova geração. Apoio a realização dessa proposta. Obrigado

    Nenhuma resposta
    • theoidrani

      Essa proposta é muito importante para toda comunidade, é uma área subaproveitada pela prefeitura e que poderia servir para que toda a população do bairoo e principalmente os estudantes pudessem utilizar a área como lazer e recreação.

      Nenhuma resposta
      • Jose Aparecido Paes

        Sempre em busca de uma cidade acolhedora buscando a interação entre a comunidade e a natureza um microclima mais saudavel respirável com ar puro e limpo para nossa população, além de propor locais para uma melhor convivência passeios lazer e diversão ás crias jovens e adultos de todas as idades.

        Nenhuma resposta
        • marcos augusto f marques

          Através de solicitação e insistência dos alunos conseguimos o projeto de LEI 561/2023 que pretende transformar essa área em parque . Também A PMSP através da subprefeitura Ipiranga esta revitalizando o espaço e os escadões com iluminação e reforma..... esperamos agora um movimento da Câmara Municipal de São Paulo e dos Srs e Sras Vereadoras em especial os de nossa região para que se mobilizem para atendimento da solicitação de Parque

          Nenhuma resposta

            Para visualizar a(s) análise(s) clique no nome da Secretaria!

            Responsável

            Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente

            • Análise de viabilidade técnica

              Inviável

              A proposta de parque é feita para as áreas não ocupadas por equipamentos publicos em espaço livre. A área não está indicada como parque proposto no PDE ou Planpavel. Pela dimensão da área e engajamento social existente, sugerimos envio da proposta para a Secretaria Municipal da Educação para avaliação quanto ao desenvolvimento de projeto nos moldes da eco-praça da EMEF Philó. Segue link como referencia: https://www.capital.sp.gov.br/w/noticia/emef-philo-desenvolve-projeto-de-2018eco-praca2019-em-parceria-com-faculdade-de-arquitetura-da-usp

              Análise de viabilidade após o recurso:

              Trata-se de recurso, em que se solicita a instalação de grades e portão com controle de horário de funcionamento na Praça Helena Marcos Aristides. Houve inicialmente o pedido para a transformação da praça em parque, o que foi considerado não adequado, uma vez que a implantação de novos parques segue prioritariamente os parques previstos no Quadro 7 do PDE. Ainda, para o cercamento da área não é necessário que a praça se torne parque, pois a título de exemplo, citamos a Praça Professor Américo Portugal Gouveia localizada no distrito da Saúde, que tem partes de sua área com grades e parte aberta. A gestão de praças públicas é de atribuição das respectivas subprefeituras e, portanto, as preocupações levantadas no recurso devem ser direcionadas à Subprefeitura Ipiranga para que a mesma avalie a proposta de cercamento (total ou parcial) da praça que, devido seu acesso que é dificultado pela configuração de vias no bairro, fica, conforme mencionado na proposta, prejudicada em termos de segurança e também preservaria o investimento feito na requalificação da área.

              Em relação à participação social na gestão da praça, ressaltamos a Lei nº 16.212, de 10 de junho de 2015, alterada pela LEI Nº 16.868, DE 15 DE FEVEREIRO DE 2018 que cria o Comitê de Usuários da Praça.

            • Análise de viabilidade orçamentária

              Inviável Inviável

              Prejudicada em razão da análise técnica.

            • Dados Complementares

            • Viabilidade final

              Inviável

            Códigos da proposta

            Número SEI: 6017.2021/0022567-3

          Não há etapas definidas
          Voltar para o Início