(Construção de) Jardins de Chuva, para proteger às residências e à população de enchentes na região de Santana/Tucuruvi.
Responsável
A proposta prevê a construção de Jardins de Chuva na região de Santana/Tucuruvi, como solução sustentável para reduzir enchentes e melhorar a drenagem urbana. A área enfrenta problemas recorrentes de alagamento, causados pela impermeabilização do solo e pela capacidade limitada do sistema de escoamento. A intervenção consiste na implantação de infraestruturas verdes – depressões ajardinadas com vegetação e solo permeável – que captam e infiltram a água da chuva, promovendo também benefícios ambientais, como melhoria da qualidade da água, recarga do lençol freático e embelezamento urbano. A proposta é tecnicamente viável e adequada às necessidades da região, aliando funcionalidade, sustentabilidade e impacto positivo na qualidade de vida dos moradores.
Os custos estimados (R$450.000,00) foram avaliados com base em valores de tabelas de referência pública, sendo considerados adequados ao escopo da intervenção. Portanto, os investimentos necessários estão dentro dos limites orçamentários possíveis para execução. A proposta é orçamentariamente viável, desde que haja destinação de recursos por meio do Conselho Participativo Municipal.
A Subprefeitura dispõe de capacidade técnica e operacional para atender à demanda, e a manifestação favorável da comunidade, reforça o compromisso social com a execução da construção de jardins de chuva, localizado em alguns locais avaliados na região da Subprefeitura Santana Tucuruvi. Diante desses fatores, conclui-se que há condições institucionais e técnicas para o cumprimento da proposta.