MUTIRÕES DE REGULARIZAÇÃO DOCUMENTAL PARA IMIGRANTES
Promover mutirões voltados à orientação para emissão de documentos essenciais para imigrantes, como CPF, CRNM, Carteira de Trabalho e atualização cadastral. A ausência de documentação impede o acesso de imigrantes a serviços públicos essenciais, como saúde, educação, trabalho formal e programas sociais. Muitos vivem em situação de vulnerabilidade e enfrentam barreiras no processo de regularização. Os mutirões contribuem para garantir informação adequada, facilitar a obtenção de documentos e fortalecer a inclusão social. A iniciativa promove o exercício da cidadania e a dignidade dos imigrantes, além de apoiar políticas públicas municipais inclusivas e alinhadas aos direitos humanos.
Responsável
A proposta se adequa às atribuições de SMDHC/CPMigTD, baseadas na Lei Municipal nº 16.478/2016 e às finalidades da Política Municipal para a População Imigrante, bem como à capacidade operacional da coordenação. Dessa forma, consideramos a proposta como viável tecnicamente.
A estimativa orçamentária para viabilizar a implementação da proposta é de R$ 4.105,64 por multirão realizado. Esse valor se baseia em eventos já apoiados pela CPMIGTD/SMDHC, com a contratação dos seguintes itens: gerador 450 KVA, tendas (diferentes tamanhos; com/sem piso); cadeira plásticas e etc. Outros itens podem ser necessários para facilitar o atendimento, tais como internet. Assim, consideração viável em nível orçamentário caso os recursos sejam provenientes do Orçamento Cidadão.
Promover pelo menos 01 multirão para emissão de documentos essenciais para imigrantes em localidade nos limites da Subprefeitura de Cidade Tiradentes.